terça-feira, 23 de novembro de 2010

Uma análise sobre argumentos a favor do uso da internet na e para a Evangelização

Parte II

Nesta segunda parte, trabalharei assuntos relacionados com a ´´estrelização virtual``, a postura e influência pós moderna da internet, a busca dela como oráculo  e a visibilidade que a mesma promove.Seguindo os mesmos passos da primeira parte do artigo. Primeiro os argumentos a favor do uso da internet na evangelização( em itálico); segundo, a padronização da cada argumento (negrito); seguindo por fim a minha análise crítica a partir de cada padrão(normal).

6- Algumas pessoas, devido às suas aptidões, ganham notoriedade na rede. Recordemos aqui, entre tantos casos de sucesso, o de Mallu Magalhães, que tornou conhecido seu talento musical no meio dos jovens pela internet. Imaginemos como isso pode se dar no âmbito da evangelização de crianças, adolescentes e jovens.
A internet possibilita o surgimento de talentos que podem atrair pessoas das mais variadas faixas etárias e tribos.

É fato, novos ícones surgem a cada semana no mundo da internet. E geralmente o que se é valorizado é o talento, o dom de determinado ´´Pop Star``. Para não ser anti-ético, não citarei nomes de pessoas, que talvez nem queriam ou querem a notoriedade que receberam através da Rede (penso, principalmente nos pregadores do evangelho elevados a ícones da geração Net), por isto, fica o alerta.  E assim sendo,  será, que na verdade, não estamos valorizando mais a busca dos astros super acessados do ´´YOU TUBE`` do que a pessoa de Jesus ? É importante lembrar que a virtualidade acaba por criar um verdadeiro mundo de ´´seguidores``, o problema é termos seguidores virtuais como na igreja de Corinto, onde cada grupo, comunidade, seguidores,  preferiam mais a Pedro, ou Paulo, ou a Apolo.

7- A internet oferece um espaço de interlocução com homens e mulheres de outras crenças, que buscam a Deus, cultivam a espiritualidade e pautam sua existência pela ética. Alguns desses interlocutores manterão suas crenças, reconhecendo-se em sintonia com os cristão na grande causa do BEM, e reforçarão sua fé e sua esperança. Para outros, será a oportunidade de descobrir uma face nova do evangelho e da Igreja, despertando o interesse de participar dela.
A internet conduz a um ´´ecumenismo`` e ao discipulado light.

O Jesus da Bíblia Sagrada, embora cheio de compaixão pelos pecadores,  que respeitava as pessoas não importando quem fossem,  e sempre aberto a todos que lhe procuravam para o conhecer mais de perto, não compactuava com a hipocrisia de determinadas pessoas de  grupos religiosos(Fariseus, Saduceus) e políticos (Herodes). Jesus, com certeza também conversaria caso fosse o caso, com qualquer pessoa de qualquer religião, mas com certeza, deixaria bem claro para tais pessoas, que elas DEVERIAM ´´Nascer de Novo`` e que Ele é o único ´´Caminho, Verdade e a Vida`` e que ninguém ´´VEM ao Pai se não por Ele``. A igreja deve usar, se for o caso a internet, para consolidar os fundamentos do Evangelho e deixar bem claro, que estamos dispostos a conversar, mas não a desobedecer ao nosso Deus e Senhor Jesus Cristo, o qual é o mesmo, ontem, hoje e eternamente. Por fim é importante dizer que  as pessoas devem entrar  e permanecer nela (igreja) caso assim aceitarem, não meramente por suas propostas de ação e assistência social, nem por ser um lugar arquitetonicamente confortável, mas sim porque nela encontraram a Jesus. A igreja tem uma só face, e ela é de Jesus Cristo.



8- A internet é hoje a fonte de informação mais acessível, fácil, rápida e econômica. Neste sentido, não somente é um espaço para evangelizar, mas também uma fonte de subsídios. Auxilia o agente de pastoral, fornecendo-lhe dados preciosos sobre a cultura contemporânea, tendências, opiniões e percepções de mundo. Por isso mesmo, também exige discernimento e critérios para a seleção das informações.
A internet  é oráculo, a enciclopédia que nos ajuda a conhecer o mundo que nos cerca.

A igreja com certeza deve estar atenta ao mundo que a cerca, Deus separou uma tribo entre os filhos de Israel, a tribo de ISSACAR (I Cr.12:32),  afim de que os filhoss de Israel pudessem estar atentos ao curso e aos acontecimentos da época para poder saber agir segundo os propósitos de Deus. Mas do que ter acesso a quantidade enormes de informações e ver e ouvir sobre tudo o que está acontecendo neste mundo, a igreja de Cristo, deve através da sabedoria Divina, saber filtrar tudo o que lhe chega por todos os meios de comunicação e entender qual o curso deste mundo, para que possa esclarecer aos seguidores de Cristo, quais são as armadilhas deste mundo e do Diabo que estão por ai, para desta forma conscientizá-los a respeito. Excesso de informação nunca levará a lugar nenhum, conhecimento com responsabilidade acerca do que acontece ao nosso redor, com certeza levará a igreja de Cristo a usar as ferramentas necessárias nesta batalha onde estamos inseridos.

9- A Igreja promove várias iniciativas em vista do bem da sociedade. Sustenta ou apóia grupos de socioeconomia solidária, movimentos populares, grupos de mulheres, obras sociais com crianças e jovens em situação de risco pessoal e social. Forma cidadãos com consciência social e ambiental. Mas a visibilidade destas iniciativas deixa a desejar. A internet oferece possibilidade de divulgação das práticas solidárias que nascem da fé e expressam uma crença que transforma a sociedade.
A internet promove a face visível da Igreja invisível.

Ao prestar atenção em todos estes argumentos, parece que eles acabam por levar a um corolário, que é, ´´ A  igreja precisa ser VISTA``.  A igreja não precisa da realidade virtual  para aparecer, na verdade ela deveria apontar somente a Cristo, como aquele que faz tudo por meio dela. Mas pelo que estamos vendo, a mídia atrelada a internet, não está tão disposta a divulgar as boas ações das igrejas, mas sim em difamá-las, haja visto a  ênfase na  prática da Pedofilia por Padres, a ênfase dada ao dinheiro nas igrejas Neo-Pentecostais, e etc...E infelizmente os portais e blogs destas instituições não conseguem diminuir o impacto dessas informações dentro da sociedade.  Por quê? Porque as  igrejas através da  internet tem feito propaganda, publicidade positiva para o seu público interno, alcançando  poucas pessoas fora do seus arraias.

Ao encerrar este artigo, somente digo. Que Deus, nos ajude como Igreja de Cristo, a entendermos realmente o curso deste mundo ( que cada dia mais se virtualizará), e nos ajude à despertar para que realmente possamos renovar o nosso entendimento, e assim,  possamos experimentar qual seja a Boa, Agradável e Perfeita vontade de Deus, nesta sociedade dominada pelas tecnologias, sem citar as influências diretas e indiretas, pessoal e impessoais que manipulam a maior parte das tecnologias neste mundo, como o Pecado, o Inimigo e o Mundo, onde a maioria das pessoas estão inconscientes a respeito das influências das mesmas.

Kyrie Eleison remas. (Senhor tem misericórdia nós)

Abraço
Elias

Um comentário:

  1. Meu caro Elias, quanto tempo, como você está? que Deus continue abençoando você e sua família. Excelente observação postulado no teu texto, concordo plenamente, em resumo, o que mais precisamos hoje é de:
    Uma Teologia Hermenêutica,
    Isto é, uma reflexão teológica que esteja embasada no conhecimento das estruturas e conceitos que permeiam o testemunho da Revelação (As Escrituras Sagradas) e, ainda, no entendimento das intrincadas estruturas que formam o arcabouço da nossa cultura ocidental.
    A Teologia deve se adaptada, cuidadosamente editada, tendo em vista o seu público-alvo.
    Ex: Os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João)

    “Eles fizeram uma recriação dramática da história e analisaram os fatos sob determinado ângulo que os favorecia”

    Mais do que biografias, são plataformas de ataques e defesas em torno de Jesus para consolidar as fronteiras entre nós (Cristãos) e eles (de outras religiões).

    Creio que todos os meios possiveis devem ser analizados e adaptados para o promover do evangelho de Jesus Cristo, a fim de alcançarmos todos os níveis e estilos de pessoas e suas condutas.

    Um grande abraço para ti querido e para a tua família
    Fábio Mauicio

    ResponderExcluir