segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cada meio, um padrão.Didática e o uso de alguns meios de comunicação no processo ensino-aprendizagem


 (TEXTOS PEDAGÓGICOS)

Todos aqueles que amam ensinar e procuram se esmerar nesta tão bela arte e ciência, devem procurar sempre aperfeiçoar seus métodos didáticos, para assim levar da melhor maneira possível os conteùdos a serem transmitidos para seus alunos.

Duas questões direta e indiretamente citadas no parágrafo anterior, devem ser melhor esclarecidas, para podermos seguir adiante.

Primeiro, o conteúdo é parte fundamental dentro do processo ensino-aprendizagem, é algo que o Professor deve dominar para transmitir convicção na sua transmissão e também o respeito daqueles que o acompanham.

Segundo, a forma (métodos didáticos) embora não muito respeitada, é com certeza  fator impreenscindível para a transmissão, assim  como para a apreensão do conteúdo ensinado.

Assim sendo, embora o conteúdo seja o principal e a forma tenha um aspecto aparentemente secundário, não há como negar, que se a forma for defeituosa, manchada, com certeza o conteúdo  não será bem assimilado, compreendido pelos alunos.

Como alguém já disse;´´ Procure dar leite em  um copo todo sujo para alguém, com certeza  a reação  daquele que irá beber o leite, não será das melhores``, da mesma  maneira  é o conteúdo saúdavel,  sendo apresentado em uma forma toda atrapalhada, desagradável.

O Prof. José Carlos A. Cintra (USP – SÃO CARLOS), nos aponta em seu pequeno livro ´´Didática e oratória com data-show``, como um conteúdo atrelado a uma forma adequada, pode trazer melhores resultados tanto para o ensino como para a aprendizagem.

Ele enfatiza que cada meio possui um padrão ´´ O que funciona bem na mídia livro não serve para a mídia TV, pois cada mídia tem seu padrão próprio,(...) O padrão de uma não serve como padrão de outra.``(CINTRA,p.21.2008)

Desta forma, quero apresentar alguns meios e as formas  adequadas e não adequadas a eles, e assim deixar o  mais nítido possível,   qual é  a melhor maneira de apresentar os conteúdos  através destes meios. 

LOUSA
Através deste meio, um dos mais antigos, mas talvez o mais didático de todos no mundo pedagógico,  o conteúdo deve ser apresentado  passo a passo. Nada deve ser apresentado de uma única vez,  o professor não deve encher  toda a lousa, com quantidade enorme de dados e  informações,  antes   cada informação deve ser apresentada através  de definições, caracterizações, desenhos, gráficos, fórmulas, etc...  Através deste meio e seguindo o padrão correto ,  o professor  prova  dominar o conteúdo a ser ministrado, ele é portanto a  figura principal e não coadjuvante dentro do processo ensino-apendizagem.

RETROPROJETOR
Antes do retroprojetor poderia ser mencionado o Projetor de Slides, mas este é um meio que a muito já caiu em desuso, e principalmente aqueles que tem menos de 20 anos, não sabem o que é o tal ´´Projetor de Slides``.

O Retroprojetor por sua vez, aqui e ali ainda continua sendo usado em algumas aulas e palestras. Ele para ser usado de forma correta  não pode conter uma enorme quantidade de informações. Antes,  ele deve ser usado  através  da apresentação de tópicos e a cada assunto trabalhado, deveria ser desligado, para o aprofundamento do tópico em questão, caso não se desligue o aparelho, seria interessante colocar uma folha cobrindo o tópico já  trabalhado. Algo importante a ser ressaltado na utilização do retroprojetor,  é que o apresentador não deve ficar voltado para a tela, onde está projetado o conteúdo, pois assim ele nem verá o público  e assim perderá o contato com o mesmo, algo inadimisspivel para um educador.

Por fim o  Retroprojetor pode ser usado ainda  de forma correta, utilizando-o  com fotos, quadros de pintura a fim de enriquecer o conteúdo transmitido.

DATA-SHOW
É importante frisar que a maioria daqueles que utilizam o DATA-SHOW como instrumento de ensino, o fazem de tal forma que ´´ele`` o aparelho se torne o ator principal da apresentação dos conteúdos, como isto se dá?

Primeiramente, alguns  ainda teimam em escurecer tudo na hora da apresentação, em sala de aula isto é muito comum,  e podesse dizer ainda , que  a muitos que enchem o projeção do DATA-SHOW  de conteúdos escritos,  até mesmo parece  que uma página de um livro foi todo copiado para ser projetado.

O Prof. Cintra coloca que existem ainda aqueles que constroem tais Slides poluídos, com informação em excesso, congestinamento de texto, e fontes e imagens miúdas, acabam por se tornar:

  • Reféns da projeção, pois parece que ele (apresentador) só domina o que está na tela e não o conteúdo que ele  deveria  dominar dentro de si;
  • Leitores inconvinientes, pois se a maior parte do conteúdo está projetado na tela e você somente está lendo, na verdade o apresentador está dando uma de papagaio, e pior desrespeitando a inteligência dos ouvintes que sabem ler muito bem o que está projetado.
  • Apresentadores que não  revelam se dominam ou não o assunto  da aula ou palestra, pois se ele mais leu do que explicou, aprofundou,  os ouvintes  sairão da aula ou palestra perguntando se ele realmente sabia do que estava falando ou se somente leu o que estava escrito.
Esta forma de apresentação com a utilização do DATA-SHOW, predomina por ser a forma mais fácil de se trabalhar , pois praticamente smente  se trabalha com  o famoso ctrl+c – ctrl+v.

Para se ter a forma correta de utilizar o DATA-SHOW, é necessário encontar o padrão correta de utilização do mesmo. Até agora foi visto que tecnicamente o padrão que a maioria das pessoas utilizam para apresentação com DATA-SHOW é o padrão livro, agora será colocado justamente a negação deste padrão.

O DATA-SHOW  segundo o Prof. Cintra  deve ser utilizado com: 
  •    Palavras Chaves, para que através delas ele possa  dIscorrer sobre o assunto atrelado a elas passo a passo;
  •  ´´Strip Tease``, através desta técnica as palavras chaves são apresentadas paulatinamente. Ainda segundo o Prof. Cintra, este ´´recurso é importante para que o público tenha o foco de atenção no mesmo tópico, além de causar suspense(...),  ´´ele também deve ser utilizado em slides constituidos por vários imagens(fotos, imagens, ilustrações, gráficos, etc... projetando uma parte da imagem de cada vez;
  • Animação,  o Power Point possui uma gama enorme de efeitos de animação, é no entanto sugerido que não se exagere nestes efeitos importantes mas que não devem ser utilizados para criar um mero ambiente de entretenimento para os participantes da aula ou apresentação.Portanto as animações devem ser usadas  na apresentação das Palavras Chaves, em ilustrações, em pequenas inserções de filmes, desenhos animados, mas sempre com toda sutileza possível;
Estes passos na utilização do DATA-SHOW  possibilitam  ao apresentador  a oportunidade        de demonstrar o seu conhecimento e mais do que isto ele se tornará  figura necessária a apresentação, pois como já foi mencionado anteriormente ele precisará dominar o conteúdo que precisa transmitir.

TELEVISÃO
A Televisão como meio didático é algo que não me entusiama, em outro momento mais apropriado, colocarei o porquê desta resistência quanto ao uso da televisão como meio de ensino e apredizagem,  porém existem modos de utilizá-la sem maiores danos tanto para o Professor como para o aluno. Desta maneira a televisão pode ser utilizada :
  •  A partir de pequenos trechos de filmes e documetários, para enfatizar e ou ilustrar determinado conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Com o acompanhamento por parte dos alunos de um esboço, para eles prestarem atenção nos pontos principais do que será mostrado;
  • Através  de um questionário, onde os alunos terão que prestar atenção ao filme ou documentário, para poder  no final responder ao mesmo.

Espero que esta pequena contribuição possa ajudar àqueles que como Mestres, Professores, estão sempre  abertos a aprenderem, para desta forma  enriquecerem  tanto a si mesmos, como aos seus alunos. 

PENSAMENTO: A forma é secundária; o importante é o conteúdo. Mas uma forma defeituosa distrai a atenção que deveria estar concentrada no conteúdo.
 


ABRAÇO
ELIAS

BIBLIOGRAFIA

CINTRA, José Carlos A. Didática e Oratória com Data-Show. São Carlos, Ed. Compacta,2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário