sábado, 27 de novembro de 2010

Os efeitos da tecnologia na alma humana


Os meios de comunicação,  como temos aprendido não são simplesmente meios de condução ou formas de transporte, ou seja,  não apenas conduzem, mas traduzem  e transformam o transmissor, o receptor e a mensagem. O uso de qualquer meio ou extensão do homem altera as estruturas de interdependência entre os homens.

No último texto postado, foi trabalhado quais são as faculdades da alma humana. Agora,  iniciaremos  o estudo de como estes meios de comunicação influenciam as faculdades da alma. Quero agradecer ao Professor Valdemar Setzer, professor da USP, aposentado mas não encostado, estudioso brasileiro do assunto, o qual através de seu livro  ´´Meios Eletrônicos e a Educação: uma Visão Alternativa`` , iniciei meus estudos, no assunto em questão.


1.  OS EFEITOS DA LEITURA NO:
A.   Pensar
Ele está  Ativado.
Como?
 Romance: imaginar pessoas, ambiente
 Filosofia, ciência: associar conceitos
 Impossível ler sem pensar conscientemente

B.   Sentir
 Ativado
 A partir de imagens interiores

C.   Querer
 Esforço de concentração mental
 Contra-ex.: ler sem prestar atenção
Na leitura, é preciso produzir uma intensa atividade interior: num romance, imaginar o ambiente e os personagens; num texto filosófico ou científico, associar constantemente os conceitos descritos.
Se alguém quer treinar e desenvolver seu  pensamento, deve:
Ler
Ler
Ler
Ler
Ler
Ler...
E para desenvolver cada vez mais sua humanidade ele deve Socializar as informações e o conhecimento advindos da Leitura.

2. O EFEITO DO RÁDIO QUANDO ESTAMOS OUVINDO UM POGRAMA DE NOTÍCIAS:
A.Pensar
 Ativado
 Imaginar pessoas, situações, associar conceitos
 Velocidade imposta pelo locutor

B.   Sentimentos
 Ativados
 A partir de imagens interiores
 e da emoção da voz do locutor

C.Vontade
 Esforço de concentração mental
 Maior tendência de se “desligar” a atenção do  que na leitura pois se faz mais esforço para acompanhar


3. OS EFEITOS DA TV:

Neil Postman escreveu um livro que em uma tradução literal poderiamos chamar em português ´´ Divertindo-nos até a morte``, onde na capa do livro da edição norte americana, aparece uma família sem cabeças em frente ao aparelho televisor. É isto que a televisão faz, se não a soubermos usar.

Não discorrerei sobre as características do aparelho pois o mesmo está passando por uma grande transformação, principalmente no que diz respeito ao seu tamanho, som e  imagem. Porém, apesar das transformações físicas do aparelho as influências físicas e anímicas negativas dos telespectadores continuam as mesmas.

Cacterísticas físicas do telespectador
          Estático, confortavelmente instalado.
          Dos sentidos, apenas visão e audição
 ativos, mas extremamente parciais
 Anti-educação da visão: não adianta chegar mais perto que a imagem não melhora, pelo contrário piora.

A.Pensamento
 Abafado
 Não é possível acompanhar conscientemente
 Exercício: tentar assistir a qualquer programa e pensar em  cada imagem e no que se está dizendo.Sobrevém exaustão mental após ½ - 1 minuto

B. Sentimentos
 Ativados
 A partir de imagens e voz exteriores
 Em situação irreal
 Sentimentos exagerados, fortes

C.Vontade (ações)
 Totalmente inoperante
 Nem mais se levanta para mudar de canal!
 É preciso fazer um esforço enorme de  vontade para desligar!

É bom frisar que A TV. LEVA O Telespectador A UM estado reduzido de  sonolência, semi-hipnótico. Já demonstrado por estudos neurofisiológicos.
Devido ao piscar da tela.
Então, Como fazer para o telespectador não dormir!
Velocidade de mudança de imagens , inserções de escritos na tela, música de fundo, apelo emocional, violência, apelo a sensualidade,  etc....
Caso contrário, o telespectador passaria do estado de sonolência para o sono profundo.
Exercício: Fazer um levantamento.
Observe quantas mudanças há em um  Vídeo-clip: 1 mudança/2s; normal: 20 /s
Campo de visão restrito
A TV ao contrário da leitura, não exige nenhuma atividade mental: as imagens chegam prontas, não há nada para associar. Não há possibilidade de pensar sobre o que está sendo transmitido, porque as velocidades das mudanças de imagem, de som e de assunto impedem que o telespectador se concentre e acompanhe a transmissão conscientemente.

A TV é um Meio usado para incentivar o  consumismo
Daí o casamento perfeito entre TV e propaganda!
Devido à gravação no subconsciente
O ser humano incorpora todas as suas vivências
O  MacDonald’s usou em propaganda nos EUA em 2002, US$ 510,5 milhões só em TV!
Pergunta – Você saberia dizer, o que a Televisão vende!
 (ELA VENDE PESSOAS PARA OS SEUS PATROCINADORES).

E  a última coisa que as agências de publicidade e os canais de TV querem,  é que as pessoas entendam que estão sendo manipuladas, levadas, condicionadas através das propagandas. Até mesmo as propagandas institucionais das agências procuram tratar deste assunto, procure por exemplo em sites de busca de vídeos os vídeos institucionais das associações que representam as agências de publicidade.e veja a preocupação delas em passar a informação de que as propagandas não manipulam ninguém. Porém, existem outros vídeos,  que mostram por exemplo como as crianças são influenciadas, e todos sabem como elas se tornaram em ´´grandes consumidoras`` que acabam por influenciar seus pais. O Instituto Alana tem lutado contra o consumismo infantil e toda forma de manipulação das mesmas, que a Igreja de Cristo possa também levantar esta bandeira.
A atitude estática e o estado de sonolência são tais que
            UM TELESPECTADOR GASTA MENOS ENERGIA DO QUE UMA PESSOA DEITADA SEM DORMIR (Patzlaff, 2000)
Círculo vicioso:
            falta de exercício + docinhos e salgadinhos da propaganda = excesso de peso

Por que a TV é um Meio de Condicionamento, e não informação ou educação?
 Falta de contexto (educação sempre foi altamente  contextual)
 Aceleração indevida do desenvolvimento
 (“desaparecimento da infância”, cf. N. Postman)
 Hiperatividade em crianças
 Prejudica a fantasia e a criatividade
 Para prenderem a atenção, programas são agitados, tipo show  têm imagens    rápidas (exerc.:  contar mudanças de imagem) atingem por isto mais os sentimentos, por isto:
É dominadora:Telespectador é “agarrado” pelo aparelho.

4. OS EFEITOS DO COMPUTADOR:
A.   Pensar
 Força, mas o pensamento computacional ou maquinal.
O pensamento computacional ou maquinal não é propriedade exclusiva de programadores, onde ele está claramente presente. Qualquer usuário de um computador é obrigado a sofrê-lo. De fato, toda a vez que um usuário aciona um ícone, escolhe uma alternativa em um menu, ou dá um comando em forma de texto ou combinação de teclas, ele está tendo que pensar computacionalmente e está usando uma linguagem estritamente formal, extremamente restrita. Isso é devido ao fato de que, ao dar-se ao computador qualquer comando, o programa executa uma ou mais funções estritamente matemáticas de manipulação de símbolos. Portanto, o usuário não percebe, mas está tendo que exercer um pensamento matemático, lógico-simbólico, algorítmico, como o programador. O fato de esse pensamento ser muito restrito, "quadrado", é devido à necessidade de se escolher em cada instante um dos comandos disponíveis na linguagem de comandos do software sendo executado; qualquer comando que não seja um desses disponíveis, ou escrito fora das regras de formação de comandos imposta pela linguagem do software, não será reconhecido e dará um erro. Por exemplo, se alguém resolve escrever um poema concreto em forma de texto triangular, não poderá utilizar um dos comandos icônicos de alinhamento disponíveis no editor de texto (alinhamentos à esquerda, direita, centrado ou nas duas margens): terá que forçar mudanças de linha tais que as linhas formem um triângulo. O resultado é que as pessoas enquadram seu pensamento e acabam usando somente os alinhamentos disponíveis nos citados ícones. Além disso, a seqüência de uso dos comandos deve ser matematicamente planejada.

B.   Sentimentos
Afeta em geral, o sentimento nas seguintes áreas:
 Poder: a máquina sempre faz o que se lhe comanda a
 fazer. Trazendo assim para a alma humana inconscientemente um sentimento   de poder.
 Frustração: quando há incapacidade de executar
 algo (achar um comando, achar um site, achar a solução para  um
 erro em um programa)
 Ansiedade: pode-se perder todo o trabalho

C.    Vontade (Fazer)
 Movimentos restritos
 Concentração mental
 Exige esforço para desligar

Esta apresentação esquemática das influências dos meios na alma humana, é somente introdutória,  a cada postagem as informações irão aumentando,  e assim você poderá ter mais argumentos para construir sua própria opinião a respeito deste tema tão  atual e importante, este é meu desejo e oração, prover informações afim  de que  cada dia mais todas as pessoas e em especial o povo de Deus, tenham verdadeira consciência sobre como outras pessoas tentam manipular as pessoas, sem elas perceberem. 

Abraço
Elias

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