terça-feira, 23 de novembro de 2010

Uma análise sobre argumentos a favor do uso da internet na e para a Evangelização


 
1ª Parte

Introdução
Em tempos recentes têm surgido no meio religioso opiniões favoráveis sobre a utilização da internet para a evangelização. Neste artigo, citarei alguns  destes argumentos a favor do uso da internet. Quero ressaltar que  meu objetivo é colocar um contraponto ao que a maioria pensa, por isto me abstenho de citar nomes, para somente debater idéias. Após citar cada  argumento pró utilização da internet irei  classificá-los um a um em padrões, para assim, tecer críticas aos mesmos, usando os padrões críticos .


1- O custo de implantação e manutenção da evangelização via internet é mínimo, se comparado com outras mídias, como rádio, TV e jornal.
Evangelização  pela internet é mais viável, por ser menos impactante no orçamento das igrejas.

Realmente, os custos da evangelização tem si tornado cada vez mais abusivos, gastos com transporte, alimentação, material de suporte (panfletos, faixas, carros de som, pagamento para emissoras de televisão), etc... exigem uma soma exorbitante de dinheiro. Mas isto refere-se principalmente ao chamado evangelismo profissional, não a evangelização puramente bíblica, o qual é baseada na pregação ´´Kerigma`` e no testemunho ´´Martiria``, ingredientes estes da evangelização que não exigem grandes somas de dinheiro para que o Reino de Deus seja expandido. Os tempos mudaram! alguém pode dizer. Realmente, mudaram, infelizmente para pior, os princípios ensinados por Jesus e confirmados pelo Espírito Santo sobre a evangelização a partir da pregação e do testemunho, ainda continuam válidos, e em sendo assim, a evangelização da Igreja de Cristo deveria estar baseada principalmente na transmissão pessoal e oral do evangelho, com a vestimenta de um testemunho pleno do caráter de Cristo. É lógico que sempre existirá um valor monetário a se gastar na evangelização, não importa qual seja, porém a diferença de custos entre a modalidade de evangelização profissional, atrelada aos meios de comunicação e a evangelização cristocêntrica, sempre estarão a quilômetros de distância uma da outra A evangelização ensinada por Jesus, não está aberta a concessões com relação ao momento histórico e ao ambiente cultural onde ela está inserida, ela deverá continuar seguindo os princípios revelados nas Sagradas Escrituras, o qual pode ser caracterizada da seguinte forma,(Pregação + Testemunho = Evangelização Cristocêntrica), o que vier além disso, são elaborações humanas e passíveis de acertos e erros. Portanto, se a internet torna mais barata a evangelização, temos que tomar cuidado para não levarmos ao mundo uma evangelização barata. E menos impactante será com certeza no orçamento das igrejas a ´´Evangelização Cristocêntrica`, mas com um custo bem mais elevado para aqueles que assim a desejarem usar, será que isto é o que atemoriza a muitos , fazendo-os preferir uma evangelização virtual?


2- O recurso à internet, através de sites e blogs, reforça a mensagem transmitida por outras mídias. Possibilita a atualização de notícias, acesso à informação já veiculada e a interatividade com o público. Basta ver como os grandes jornais desenvolveram suas páginas na internet, que são muito visitadas. O mesmo se dá com determinados programas de televisão, que se prolongam num diálogo em “chats” ou outra forma de comunicação.
A internet expande assim a informação necessária para a pregação do evangelho.

Partindo do que já foi exposto, sobre o caráter plenamente relacional da evangelização e por conseguinte do Cristianismo, não se pode enfatizar que a continuidade do discipulado cristão esteje baseada na virtualidade das salas de bate papo e chats. A forma bíblica de comunicação entre os que pertencem a igreja com os que ainda não seguem a Cristo deve ser iniciada fisicamente e  após a conversão então a necessidade de um discipulado verdadeiramnete bíblico, exigirá a presença física daqueles que através de suas vidas comunicarão não somente informação, mas conhecimento da Pessoa de Cristo. Assim sendo,  a informação e a interação  realmente necessária para a pregação do evangelho e o discipulado dos fiéis, será aquela alicerçada no contato pessoal, concreto, olho no olho entre as pessoas que desejam viver o Evangelho bíblico e não aquele evangelho relativizado, e por isto mesmo adequado as contigências do mundo.

3- Através da internet, a Igreja pode mostrar sua face plural e diversificada. Ela não fala apenas com uma voz, mas a várias vozes. Para alguns, isso pode soar como ameaça à unidade. Na prática, se construída em espírito de diálogo e respeito mútuo, estimula a tolerância, a caridade e o debate enriquecedor. Em suma, favorece a construção da unidade na diversidade.
A internet é portadora de uma mensagem evangelística atualizada e politicamente correta.

A igreja de Cristo tem uma única mensagem concernente ao mundo pecador, ´´Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele, Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê JÁ está condenado; porquanto não crê no unigênito Filho de Deus``Jo.3:17-18. A mensagem da igreja não importando o meio que venha a utilizar, deve ser sempre esta, agrade ou não as pessoas. O verdadeiro Evangelho, ouve sem dúvida alguma as posições de todas as matrízes ideológicas e religiosas, mas ele nunca deixará de afirmar não importando o meio que utiliza, que somente existe um único caminho, um único Salvador, e este é Jesus. Está é a mensagem evangelistica politicamente correta da igreja de Cristo.

4- Comunidades sociais (como Orkut e Facebook) e sites ajudam a estreitar os laços da Igreja-comunidade com seus membros. Como é bom visitar a página de uma paróquia ´´igreja`` e ver fotos, textos e depoimentos de encontros e eventos. Os momentos comunitários se prolongam e ganham visibilidade.
A internet cria novos vínculos de relacionamento, o que expande a visibilidade das igrejas e proporciona maior espaço para evangelização.

A verdadeira igreja de Cristo, é aquela que diminui, para que Cristo possa aparecer (Jo.3:30), e mesmo quando ela, como luz  (Mt.5:14-16) atrai os olhos de todos para si, é a Jesus que ela deve apontar como a Fonte da Luz. A igreja, possui em seu meio, inúmeras pessoas dotadas de talentos e dons, que podem levar a mesma para lugares onde ela precisa atingir e assim desempenhar seu papel de agência de evangelização do Reino de Deus. Caso a igreja, queira realmente ampliar seu alcance concernente a evangelização, ela deverá  ir corporalmente, onde Cristo iria, caso estivesse aqui fisicamente. Mas existe a possibilidade de alcançar  vidas que estão mais ligadas a internet do que a vida real! Alguém pode questionar. Sim, existe. Mas se elas não conseguem mais relacionar-se da maneira tradicional, é justamente porque a igreja não desempenhou corretamente seu papel de lugar de conforto, refrigério, sustento para vidas feridas. A igreja por isto, deve se valer deste meio infelizmente, para a partir de um contato virtual inicial reconduzir novamente a ovelha perdida, ferida, para o aprisco concreto e verdadeiro. Quanto a conhecer a agenda da igreja local, saber o que ali acontece pela internet, é algo que deve levar as pessoas a buscarem o lugar físico de reunião dos fiéis e não a sala de bate papo da comunidade na internet.



5- A internet, nos seus múltiplos recursos, oportuniza comunicar e testemunhar a fé cristã de muitas formas: textos, fotos, aúdio e vídeo. As novas gerações se desenvolvem na cultura virtual, cercada destes recursos. Não somente consomem, mas também produzem conhecimento com estes meios. Evangelizar pela internet não é somente espalhar textos, arquivos com belas imagens ou apresentações de powerpoint. A grande novidade consiste e estimular e preparar as novas gerações para que sejam protagonistas da evangelização, agentes ativos e criativos.

A internet oportuniza a criatividade de seus usuários para a evangelização.

É importante deixar bem claro, qual a influência do computador e da internet sobre o seus usuários. Irei neste momento mencionar as formas como o computador pode ser ligado a arte uma das manifestações mais sublimes da criatividade humana. Segundo o Prof. Valdemar Setzer esta ligação se dá de três formas:
·         como máquina de armazenar dados;
·         como instrumento passivo na criação artística;
·         e como instrumento ativo na geração de imagens, sons, etc.

A essência do primeiro ponto é de que o computador não difere em nada dos outros meios de comunicação, como o livro por exemplo, como armazenador de dados, a não ser pelo computador ser virtual e  o livro um objeto concreto. Mas é justamente nesta aparente ´´igualdade`` é que vemos a primeira diferença, o fato do livro ser concreto, cria uma ligação intuitiva totalmente diferente daquela que existe entre o computador e a pessoa.

O segundo ponto coloca em destaque que a arte em seu lado concreto, trabalha com aspectos inconscientes do artista, o qual a partir do trabalho prático é que vai percebendo e conhecendo nuances de forma, cor, estilo, que não lhe eram permitido conhecer antes da construção de determinado objeto artístico, sendo que no computador tudo acontece de maneira formal, matemática, determinada. Assim sendo, o computador na verdade não incentivará a criatividade, ele na verdade paralisará a mesma, fazendo o ser humano, cada vez menos criativo. Qualquer verdadeiro artista, precisa trabalhar primeiro no concreto, para somente após,  ir para o virtual. Isto é um ponto básico até mesmo no mundo dos games e desenhos. A igreja como já apontei acima, tem pessoas em seu meio muito criativas, que ela portanto  abra espaços concretos para que elas possam cooperar no trabalho de evangelização da igreja

Por fim, o terceiro ponto ensina que o computador através de seus programas muito em breve poderá estar sendo usado, além da confecção de músicas e imagens, também servirá para a construção de objetos como escultura ou mesmo edifícios, e quem sabe termos programas que ocuparão o lugar dos pastores e padres, sendo que tudo isto, a partir de uma influência puramente sintática, matemática.Com isto, o computador pode ser usado não como gerador de Arte, mas como produtor de obras científicas, abstratas, áridas, obras até mesmo belas, mas destituídas de qualquer verdadeira emoção humana.

Assim sendo,  a partir destes apontamentos, podesse afirmar que o computador  ajudará somente no armazenamento das atividades religiosas em forma de dado e informação, mas que não fortalecerá a capacidade criativa de nossos jovens, a parcela da sociedade mas envolvida e receptiva ao acesso e uso das mídias virtuais.

É importante frisar que a utilização do computador e mesmo da intetnet como armazenadores de dados e por conseguinte de informações, pode afetar aos poucos a já combalida memória humana. O qual cada vez necessita e usa meios externos a ela, para lembrar-se de acontecimentos e coisas do passado. E isto é um prejuízo, tremendo para o ser humano, mas sobre isto tratarei em um próximo artigo, onde tratarei do  tema:  ´´Memória ? O que é Memória?Como podemos perder a memória com o uso das redes sociais e suas consequências.``

Por fim, as novas gerações de fiéis das igrejas que irão se seguir a esta, não devem ser ensinadas a levar um evangelho mais virtual, por mais atualizado que possa parecer, mas sim devem ser ensinados a levar um evangelho palpável e encarnado na realidade concreta e histórica das pessoas deste mundo.

Até a 2ª parte....

Abraço
Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário