quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Afinal, qual é o propósito daTecnologia?


Tudo o que existe, quer seja humano ou não, tem um propósito . Não há nada no universo, que não possua uma missão a cumprir, e não importa se isto é consciente ou não, o que quero destacar, é que a mais pequena molécula existente ou a maior estrela do espaço, todas elas, seguem um curso, obedecendo um propósito.Nada é aleatório. Até mesmo, quando olhamos para um pequenino feto  ainda no ventre materno, onde alguns de seus orgãos estão, aparentemente, sem utilização imediata, mas estão ali, porque há uma missão para eles cumprirem, em um determinado tempo.

O que pretendo ressaltar, ao perguntar sobre qual é a missão da tecnologia, não é se o propósito está, ou é inerente ao objeto físico, ao aparelho tecnológico em si ( não pretendo, entrar por enquanto, em um debate filosófico), o que quero ressaltar é que nós, seres humanos,  fomos criados e  somos  pedagogicamente trabalhados, desde o nascimento até a morte, como seres teleológicos. Não conseguimos, olhar para algo e não enxergar um propósito nele, assim sendo, está intrínseco ao ser humano, que tudo o que ele faz, transmite, tem uma carga teleológica.

Se existe uma missão a ser cumprida pelas tecnologias, cabe deixar claro qual seja... A missão da tecnologia é de tornar realmente o ser humano livre de tudo o que lhe restrinja em suas capacidades internas ou externas.

Por exemplo, o ser humano em hipótese alguma, poderia chegar a lua se isto não fosse permitido por uma espaçonave, que lhe concedeu liberdade para transpor os limites de distância e da gravidade. Um avião é outro exemplo de tecnologia, que traz liberdade ao ser humano, ajudando-o a superar suas restrições, principalmente de carater físico. O telefone ou celular, traz liberdade para o ser humano comunicar-se, um automóvel ajuda o ser humano a transpor distâncias consideráveis, dentro de um tempo mais limitado, os sofisticados aparelhos hospitalares, que podem diagnosticar com maior e melhor precisão doenças, o qual de modo tradicional seria muito demorado ou praticamente impossível. Enfim, a missão da tecnologia é permitir ao ser humano avançar em sua humanidade total, possibilitar que ele melhore em seus atributos físicos,intelectuais,  sociais, emocionais, volitivos e espirituais.Porém, será que é realmente isto que está acontecendo?

Ao meu entender não. Comecemos pela utilização do carro. Existem pessoas que justificam, por exemplo, o  uso intermitente do automóvel, devido ao aumento da criminalidade, algo plenamente compreensível. Mas, e quanto ao aumento da poluição atmosférica, o aumento dos congestionamentos, o aumento do stress ao volante. Será que isto não revela um abuso e uma descaracterização da missão do automóvel?

E, quanto a televisão, o difícil é achar um propósito digno  para ela, porém se por acaso, alguém entender que ela é um meio de entretenimento, diversão,(Eu particularmente não acho), podesse perguntar. Será que realmente as pessoas estão desenvolvendo sua humanidade através da televisão?  Penso que não, a televisão é um dos meios de comunicação de alcance mundial que mais brutaliza,  desensibiliza o ser humano, que mais desconscientiza a população, que mais imoraliza as pessoas, entre outros malefícios, sem esquecer da formação de seres humanos preguiçosos, através da utilização do controle remoto.

E, se for mencionado o computador, que tantos benefícios trouxe à humanidade, será necessário escrever muito para dizer que ele, também tem trazido muitos malefícios e prejuízos para a sociedade de forma geral.É só mencionar os roubos virtuais de senha e numeros de cartão de crédito, a rede internacional de pedofilia que se epalha pela Rede todos os dias e daí por diante.

Contudo, alguém pode clamar:´´ Existem muitos propósitos dignos com relação as tecnologias``. Concordo, mas meu objetivo, não é trabalhar com aquilo que todo mundo pode ver e perceber, mas justamente com aquilo que está inconsciente, sutil a maioria das pessoas.

Após este esclarecimento, é importante ressaltar que o  ser humano, está adentrando em um momento histórico, totalmente novo da sua existência, e a relação entre ele e as máquinas precisa ser repensada. Cada dia mais, a sociedade irá utilizar meios, principalmente de comunicação, que afetarão grandemente as pessoas em seus aspectos externos e internos, e a inconsciência sobre a missão da tecnologia poderá, gerar seres humanos enrijecidos, limitados, atrofiados, que em vez de realmente aproveitar plenamente  todos seus atributos, estarão  a mercê dos profissionais que serão mais procurados dentro de algumas décadas, tais como: psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas, neurologistas e outros....

A missão da tecnologia deve ser, portanto,  ajudar o ser humano. Entretanto, para isto é necessário ele estar consciente sobre o que se deve esperar das tecnologias e como usá-las e principalmente estar ciente de como ele deve exercitar toda a sua humanidade, não somente o físico, mas inclusive o social, o psiquico e o espiritual.

Abraço
Elias


Nenhum comentário:

Postar um comentário