quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O que vemos nos preocupa, e não o que não vemos.


Durante o seu ministério terreno, Jesus se defrontou com pessoas que davam mais atenção para aquilo que contemplavam, viam, apalpavam, do que para as realidades ´´invisiveis``,  Tomé (Jo.20:24-29)  foi um exemplo com certeza inconsciente desta postura ´´materialista``, nos primórdios do cristianismo.

O materialismo para alcançar status de moderna  teoria filosófica-científica demorou muitos séculos, segundo Setzer ela em nossos dias pode ser ´´caracterizada``, como a teoria filosófica – científica que considera que tudo no universo, em particular o ser humano, é um sistema puramente físico, sujeito exclusivamente ao comportamento físico da matéria ou da energia. Em outras palavras, na cosmovisão que alimentasse desta teoria, podemos ver o ser humano como um ser voltado somente para aquilo que pode ser mensurado, apalpado e por isto mesmo visto.

Ao olharmos, portanto para a sociedade atual, não nos estranha o fato das pessoas  darem tanto valor a aparência, as coisas materiais, pois supostamente elas acham-se amparadas científicamente, e assim em todas áreas de suas vidas o que vale a pena ser cuidado, administrado é aquilo que tem caráter táctil,visual.

As clínicas de cirurgia plástica estão sendo cada dia mais procuradas, e o que preocupa segundo dizem, é a saúde e não à estética, como este é um assunto que está muito na moda, é necessário procurar ´´preocupações`` menos vaidosas. O que dizer então da preocupação com os acidentes de carro, que aumentam a cada ano, a preocupação com a AIDS e outras doenças infecto contagiosas, ainda existem as preocupações com o estado dos aeroportos nacionais e com as aeronaves, a preocupação com a poluição ambiental, o desmatamento da Amazônia, todas reconhecidamente preocupações CORRETAS,  e sobre as quais devem ser tomadas medidas para a solução das mesmas. E a lista pode ser facilmente aumentada, porém o que desejo destacar é o fato de que todas estas preocupações embora lícitas, são de caráter visível e por isto mesmo de mais fácil identificação, o que permite afirmar que é realmente mais fácil não somente identificar tais preocupações, como se  houver  boa vontade política minimizar seus danos tão prejudiciais a sociedade. Aqui, cabe lembrar aquele velho ditado popular ´´O que o olho não vê o coração não sente``, que por sua vez pode ser parafraseado assim´´ Aquilo que o olho vê é o que o coração sente``.

Mas e quando não é possível enxergar os problemas? Principalmente aqueles que são invisíveis e muitas vezes demoram até serem reconhecidos na fila das preocupações humanas. Por exemplo, vejamos um relato do Cel. David Grossmam em seu artigo ´´A Psicologia do matar e o condicionamento das crianças``.( Para ver o artigo completo acessar http://humanizar.com.br/paginas/psicologia.htm )
         O jornal da associação médica americana publicou o estudo definitivo do impacto da violência na TV. A pesquisa demonstra o que aconteceu em inúmeras nações após o surgimento da TV, comparando as nações e regiões sem TV. As duas nações ou regiões comparadas são étnica e demograficamente idênticas: somente uma variável é diferente: a presença da televisão. Em cada nação, região ou cidade com televisão ocorre uma imediata explosãode violência nos parquinhos nos pátios, e dentro de 15 anos o número de assassinatos dobra. Por que 15 anos? Este é otempo que leva para abritalização de uma criança de 3 a 5 anos de idade alcançar a idade do crime primário. Este é o tempo que leva para amadurecer aquilo que você semeou quando brutalizou e dessensibilizou uma criança de 3 a 5 anos de idade`` (GROSSMAN, 2007)

´´Mas isto é muito exagero, é uma postura muito radical``, alguém pode estar pensando ao ler estas palavras. Concordo com a palavra radical. Pois tudo o que de fato é importante nesta vida e tem realmente valor inestimável, é de carater  radical. Ou quando se fala em educar verdadeiramente alguém, não estamos sendo radicais, ninguém aceita que se venda cigarros na cantina de uma escola do ensino fundamental, ninguém em sua sã consciência entregará as chaves de seu automóvel para o filho de 4 anos dar uma volta em uma cidade como São Paulo, ou em qualquer outra por menor que seja. E a encarnação a vida e a morte de Jesus na cruz   não foram todas demonstrações da mais profunda  radicalidade praticados sobre a face da terra? E viver o verdadeiro cristianismo, não será viver de forma radical? Assim sendo, se queremos que as pessoas abram os olhos e enxerguem ao que está acontecendo, o que é muito difícil, pois tudo está acontecendo de maneiro subliminar, invisível é necessário sim, agir com uma radicalidade santa e preocupada com as pessoas.

Em postagens futuras retornarei ao assunto sobre quais são alguns dos efeitos nocivos que a  utilização inconsciente da mídia traz sobre as pessoas.
Abraço
Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário