sábado, 27 de novembro de 2010

Como nasceu o Blog Midiaeclesia


Introdução


A idéia para que fosse criado o  blog midiaeclesia, enfim para que ele viesse à luz, foi  para divulgar alguns conteúdos que são trabalhados em sala de aula, na Missão Semear em Foz do Iguaçu, na disciplina de Teoria dos Meios de Comunicação - TEMCO. O nascimento também recebeu a ajuda  de um amigo, Pastor do Rio de Janeiro, Pr. Fábio Rodrigues da Silva (Assembleia de Deus – Bom Jesus de Itabapoana), ele tomou conhecimento dos temas abordados na Semana Missio-Teológica deste ano (2010), e reforçou a idéia.

Abaixo, está uma carta que enviei a alguns intercessores no início de Novembro,   pois antes mesmo de iniciar este BLOG,  a semente daquilo que viria se tornar o midiaeclesia, estava sendo lançada em boa terra, para a glória de Deus.

A carta está dividida em duas partes. Uma relatando miha preocupação com relação a ´´Evangelização na Sociedade Pós-Moderna e Digitalizada`` e após um breve comentário de Mateus 10:05-07a. 

Carta
´´E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes(...)Mt.24:14

Deus, com seus olhos, que passam por toda a terra (II Cr.16:09) está sempre atento ao nosso viver, quer por ação ou pensamentos... Neste mês de outubro, aproveitando para refletir sobre nossa trajetória, principalmente aqui em Foz do Iguaçu, estive considerando questões sobre o modo, o quanto e as intenções sobre tudo o que estamos fazendo aqui. Estas reflexões surgiram após a ´´Semana Missio-Teológica`` ,o qual foi realizada de 26 à 29 de outubro, que tratou sobre a ´´Evangelização na Sociedade Pós-moderna e Digitalizada``.

Estamos em um momento de transição na História humana, um momento ímpar, onde mais do que nunca devemos considerar seriamente, questões sobre o modo, o quanto e as intenções  com as quais estamos realizando a tarefa de proclamar o Evangelho no mundo. 

Teremos muito mais do que decidir o modo como usaremos ,por exemplo, as mídias digitais para nos comunicarmos em assuntos seculares e pricipalmente evangelísticos. As mídias digitais, serão cada vez mais usadas para a propagação do Evangelho, mas o Verdadeiro Evangelho, biblicamente falando,  em todos os tempos e em todos os lugares, somente será levado através de plena conjunção da pregação  (comunicação oral) e pelo Testemunho (comunicação através da vida) Mt. 24:14; Atos 1:08. Isto parece ser algo distante e sem maiores implicações, porém não podemos esquecer que quem decide o modo, nunca é o homem, sempre é Jesus (Mt.10:05-42). Temos até o dia de hoje, aqui na Semear , priorizado a pregação e o testemunho, mas até quando teremos forças suficiente para resistirmos as facilidades e comodidades de uma Evangelização digital?

Nossa Evangelização aqui ,sempre priorizou uma quantidade com muita qualidade, ou seja ,semear e discipular efetivamente uma vida que persevere no caminho da Salvação. Porem, isto está ficando supérfluo, em  alguns anos o que acontece no site http://conhecerdeus.jesus.net/ será muito, muito mais comum do que pensamos agora. Que reflexo isto trará para as estratégias de missões ,baseadas em uma Evangelização verdadeiramente Plena ( Pregação e Testemunho) ?

Tambem sempre priorizamos  uma Evangelização que proceda de um coração limpo, sincero para com Deus. Sabemos que não existe perfeição absoluta, mas entendemos que nossos alunos e principalmente nós ,como líderes, devemos realizar a obra de Deus com um coração e uma vida plenamente santificada. Não temos o porque alterar, principalmente  porque existem feitos no Reino de Deus que não devem e nem precisam ser  propagados agora.  Pois, um coração bem intencionado, sempre procurará fazer com que Cristo apareça, cresça e que o servo diminua. Contudo,  o modelo de sociedade que está se instalando ao nosso redor, tem tornado esta questão, como algo de cristãos sem objetivos, metas, realizações. Então que seja assim, preferiremos sempre anunciar  Jesus para aqueles que dEle precisam e não ficar anunciando de maneira midiática o que temos ´´realizado``. Esperamos continuar relatando somente aquilo que for para a Gloria de Deus e para a sua oração intercessória por nós. 

Estas foram algumas questões, que de forma introdutória, compartilhei contigo a respeito de nossa preocupação com relação a Propagação do Evangelho. Por isto, ore por nós, por nossos filhos  e por todos envolvidos nesta obra, aqui em Foz do Iguaçu, pois há muito o que fazer na Seara do Mestre(Mt.9:37).

BREVE COMENTÁRIO
Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou dizendo ;(...); e indo pregai ...(Mt.10:05,07a)

Esta passagem começa com o que se parece uma questão muito difícil. Inicia com Jesus ordenando e proibindo  aos Doze de irem aos gentios ou aos samaritanos. Muitos acham difícil acreditar que Jesus afirmou isto, desta forma. Esta exclusividade aparente não soa como  algo proferido por Jesus, tendo mesmo sido sugerido que este relato foi colocado em sua boca nos dias subseqüentes, pois alguns  queriam reservar o Evangelho aos judeus, eles se opuseram vigorosamente a  Paulo quando ele queria levar o Evangelho a gentios. Mas isto em verdade, não existiu, aqui o que podemos destacar e extrair do texto original é que Cristo estava se revelando como o único Rei que sabe e pode dirigir os passos de seus ´´súditos`` no anúncio do seu Reino.

E quais foram as palavras e atos que os mensageiros do rei tinha a dizer e fazer?

(I) Anunciar a chegada iminente do Reino.O Reino de Deus olhando o seu momento relacionado com o Hoje, o aqui e agora do Reino, é o momento onde a vontade de Deus é cumprida, assim como no céu. De todas as pessoas que viveram no mundo, Jesus foi e é a única pessoa que sempre fez bem, e obedeceu plenamente a vontade de Deus. Portanto, Nele  ( em Jesus) tinha chegado o Reino. E assim os mensageiros do rei tinham a dizer: "Olha! Você sonhou com o reino, e ansiava pelo reino. Aqui está o Reino, na vida de Jesus. Vê-lo a ele (Jesus) é ver, é participar, é estar unido a Jesus e ao seu Reino.

(II) Eles tinham de curar os enfermos, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos e expulsar os demônios.

(A) tinham que  curar os enfermos. A palavra usada para enfermos é muito sugestiva. É uma parte do  verbo asthenein, cujo principal sentido é ser ou estar fraco. Asthenes é o adjetivo para débil, fraco. Cristo veio para fortalecer os fracos, fortalecer a fraca resistência das pessoas, dá força para o braço fraco. Jesus enche a nossa fraqueza, debilidade humana, com seu poder divino.

(B) tinham que  ressuscitar os mortos. Uma pessoa pode ser morta em seus delitos e pecados e a pregação do evangelho irá ressuscitá-la, mas também o súdito do rei tinham recebido autoridade para ressuscitar aqueles que literamente haviam morrido.

(C) tinham que  limpar os leprosos. Os leprosos eram considerados ritualmente impuros. Levítico diz: Todo o tempo que você tem as feridas, será imundo. Será impuro e viverá sozinho, viverá fora do acampamento "(Levítico 13:46) . Jesus e seus seguidores tinham que mostrar que no seu Reino não haveria mais oportunidade para o preconceito e que a cura dos leprosos era um sinal da restauração necessária para ser participante deste reino.

(D) tinham que expulsar os demônios. Uma pessoa possuída era uma pessoa nas garras do poder maligno, no poder de Satanás. Agora, Jesus ensina que os portadores da mensagem do seu Reino, teriam autoridade através do seu nome para libertar as pessoas das garras do Inimigo. Seriam agora pessoas livres, conscientes,  pessoas controladas não mais pelo Inimigo, mas pelo verdadeiro amigo. O Rei Jesus.

Naqueles dias Jesus, deixou a Base bem colocada e firmada, a respeito de como deveriamos anunciar o Evangelho, esta passagem nos ensina  algumas características ligadas a esta Base. Hoje cabe a nós, deixarmo-nos ser orientados pelo Espírito Santo, o qual nunca nos irá tirar, demover deste único e verdadeiro fundamento, para assim cumprirmos em verdade esta tarefa sublime, sabendo como aplicar em nosso tempo atual as verdades eternas reveladas nas ESCRITURAS SAGRADAS no que diz respeito a evangelização e ao ensino..

ABRAÇO
ELIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário