domingo, 21 de novembro de 2010

O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E O ´´APRENDER PARA USAR E O APRENDER PARA FAZER``


 (TEXTOS PEDAGÓGICOS)

Através dos séculos o processo ensino aprendizagem ,  o qual caracterizo como a ação mediadora realizada em um dado ambiente educativo,  para que  os ´´alunos`` a partir de seu conhecimento prévio tenham acesso a um conhecimento mais elaborado, tem sido moldado a partir principalmente do contexto econômico-social no qual está inserido. Estas modificações acentuaram-se principalmente a partir da Revolução Indústrial(Séc. XVIII).

Porém, antes  de tecer meus comentários, quero explicar o motivo de usar o termo pedagógico ´´processo ensino-aprendizagem`` no singular. Bem sei, que não existe na realidade concreta e histórica da prática educativa, somente um ´´processo ensino-aprendizagem``, antes são inúmeras as teorias e práticas nestá área, mas ao usar os padrões castellinos de ´´aprender fazendo`` e ´´aprender usando``, acredito que se analisarmos todos os processos ensino-aprendizagem atrelados as mais variadas escolas pedagógicas ao final iremos dividi-las em dois blocos ,aquelas relacionadas ao ´´aprender fazendo`` e as outras relacionadas ao ´´aprender usando``, por isto me proponho a usar o termo técnico macro da Pedagogia que abrange todos os processos usados na prática educativa.

Quanto aos termos ´´aprender fazendo`` e ´´aprender usando``, os caracterizo da seguinte maneira. O ´´aprender fazendo`` é processo educativo onde o aluno, se envolve de forma plena na aprendizagem, a teoria sempre conduz a uma prática e a prática sempre está atrelada a uma competência  desenvolvida pelo aprendiz, é um aprender que prioriza a criatividade, que segundo Domenico de Masi, sociólogo italiano é a soma da fantasia e da concretividade, e  que sempre terá como resultado algo novo e prático. É importante esclarecer, que não entendo o ´´aprender fazendo``, como uma ferramenta educativa em benefício de nenhuma estrutura político-ideológica, antes a compreendo como a possibilidade, não importando qual ideologia política que lhe esteja dando suporte, de um processo educativo preocupado com o  desenvolvimento omnilateral do ser humano.   O ´´aprender usando`` é o processo educativo atrelado a mera repetição, onde o aluno irá sempre repetir o que lhe foi ensinado, não há abertura para o novo, para a verdadeira criatividade, não, o que aqui vale é o aprender para decorar nomes, conceitos, passos rígidos e nunca partir para descobertas.

Assim sendo, desejo dar um salto histórico e relacionar o processo ensino-aprendizagem com o atual momento histórico, e assim tecer um comentário a respeito sobre qual a validade de enfatizarmos um processo ensino aprendizagem alicerçado no uso das novas tecnologias, quando a ênfase deste processo visa mais o aprender para usar do que o aprender para fazer.Para tanto,  irei usar  as colocações de Manuel Castells que estão em seu livro ´´ A Sociedade em Rede``.

Segundo Manuel Castells, a revolução tecnológica alcançada por alguns países deu-se a partir de uma base sinergética ampla, como por exemplo;
                               ´´Um ambiente institucional e industrial especifico, uma certa disponibilidade de   ta
                                    Lentos para definir um problema técnico e resolvê-lo; uma mentalidade econômica para dar uma boa relação custo-benefício; e uma rede de fabricante e usuários capazes de comunicar suas experi~encias de modo cumulativo e aprender usando e fazendo``(CASTELLS,2005,p.73)

Porém, tirando do aspecto macro as considerações de Castells e colocando ele dentro de um prisma educativo formal, é interessante notar que o autor deixa bem explícito, quem está ligado com o aprender fazendo e quem está ligado com o aprender usando.´´As elites(grifo meu) aprendem fazendo e com isso modificam as aplicações da tecnologia, enquanto a maior parte das pessoas aprende usando e , assim, permanecem dentro dos limites do pacote da tecnologia``(CASTELLS,p.73,2005), nesta frase pode ser distinguida uma profunda diferenciação para onde cada ´´aprender`` projeta aqueles que deles tomam parte, proporcionando aos estudantes da elite econômica e social a manutenção do seu status hegemônico na sociedade, e aos outros (não elite) o destino de serem guiados, dirigidos, dependentes. Cabe lembrar aqui a divisa da cidade de São Paulo em latim que diz ´´non, ducor duco`` que traduzida significa´´Não sou conduzido, conduzo``, fica a pergunta.Qual destes dois grupos de ´´aprendizado`` está mais ligado a esta divisa paulistana?

Deste modo, uma educação formal baseada no aprender fazendo, prepara crianças, adolescentes e jovens para levarem seus países e a classe social a qual pertencem a vanguarda da revolução tecnológica. É por isto que no processo ensino-aprendizagem de suas escolas, tais alunos entre outros conteúdos diferenciados e metodologias, possuem noções teóricas e práticas do funcionamento de máquinas, motores e outras tecnologias mais atuais, já no ensino fundamental. Isto por sua vez,  acaba por resultar na contínua reconfiguração de máquinas, tecnologias atuais e principalmente na descoberta de novas aplicações a tais produtos tecnológicos. 

Enquanto isto nos países em desenvolvimento, existe uma preocupação de inserir cada vez mais um número maior de computadores, televisores com entrada de pen-drive e outras tecnologias em sala de aula, algo que não resultará em proveito algúm, tanto como para o aluno, como para o país, pois segue o processo ensino aprendizagem baseado no ´´aprender usando``, onde o aluno (não elite) segue o que o professor indica, passo a passo e com isto o máximo que ele realmente aprenderá e as vezes será até louvado por isto, será conhecer como funciona os programas, os softwares das novas tecnologias digitais, mas isto na verdade não representará produtivamente nada, tanto  para o aluno, como para sua Nação, o qual continuará pagando direitos de propriedade intelectual, sobre equipamentos sofisticados e softwares que podem ter sido desenvolvidos por ex- alunos  do ´´aprender usando``, os quais por esforço e dedicação própria, revelaram uma capacidade intelectual e prática permeada de criatividade, que os fizeram despontar em seu meio, e como por milagre e um caloro$o convite foram continuar seus estudos dentro do ensino médio e superior em escolas que priorizam o ´´aprender fazendo``. É bom lembrar que existem escolas nos países em desenvolvimento, que por atenderem as elites, priorizam o aprender fazendo.

Portanto, que a sociedade civil organizada e as autoridades públicas eleitas constitucionalmente, possam realmente buscar o salto de qualidade dentro da educação, através das práticas educativas voltadas para o desenvolvimento integral de nossas crianças e jovens, e não busquem usar as tecnologias como cabo eleitoral em época de eleições, pois em assim fazendo, o salto educacional se expandirá e por sua vez será refletido no salto de qualidade  na estrutura geral de toda nossa nação.

Bibliografia:
CASTELLS, Manuel.  A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura - A sociedade em Rede . São Paulo. Paz e Terra,2005.

Abraço
Elias


Nenhum comentário:

Postar um comentário