Caracterizando a Alma
A Alma refere-se a parte invisível, imaterial do ser humano que dá movimento ao mesmo. (psique é palavra grega para alma e refere-se ao ser interior, imaterial do ser humano e nephesh é a palavra hebraica para alma e refere-se ao ser interior do ser humano como também ao seu ser exterior, é uma palavra que fala da Alma de uma forma mais totalizante).
Minha hipótese de trabalho é que esta abrangência maior da palavra hebraica é providencial, pois nos mostra que para os judeus a alma afetada interiormente produz resultados exteriores e aquilo que é realizado exteriormente também tem influência no interior do ser humano. Os judeus por revelação Divina foram os primeiros a conhecerem o que a ciência moderna deu o nome de psicosomatismo.
A ALMA humana é composta de 3 faculdades.
· Pensar
· Sentir
· Querer(Vontade)
Eu vou caracterizar as faculdades da alma, através de características inerentes a cada uma delas.
- O Pensar é a faculdade da alma humana que possibilita ao ser humano atividades cognitivas com as seguintes caracteristicas:
- · Objetividade e universalidade quando por exemplo se foca em um conceito universal ( Ex. circunferência, sinal de interrogação, números 7,8,...) , Esta atividade cognitiva que nós comumente chamamos pensamento ainda permite ao ser humano;
Refletir conscientemente sobre algo. Como?
- · (Comparando, Perguntando, Respondendo, Recordando, Analisando de forma indutiva ou dedutiva, Avaliando, etc...) inclusive etmologicamente Pensar é pôr na balança para avaliar o peso de alguma coisa, ponderar. O Pensar portanto nos possibilita a criticidade e a consciência da nossa própria existência e daquilo que está ao nosso redor.
- Associar percepções sensórias entre imagens e conceitos.Existe um exercício prático e objetivo que nos ajuda a entender esta questão. Pergunte a você mesmo ou a alguém perto. Qual a percepção sensório visual que ´´você`` está tendo ao olhar para ´´os lados``? Ninguém estará percebendo visualmente janelas,portas, armários, mesas, o que cada um perceberá visualmente são impulsos luminosos, provenientes de cores e diferenças de cores, ondas eletromagnéticas e talvez ainda a percepção de diferença de profundidade, devido à visão estereoscópica. "Janelas, portas, armários, mesas" são conceitos. Conceitos não podem ser vistos com órgãos sensoriais, porque eles não existem no mundo físico. Eles são percebidos e discernidos com o pensamento. Ou seja, quando as imagens são conduzidas ao pensamento ou cérebro se preferir, elas somente serão reconhecidas, quando o pensamento ou cérebro reunir os dados contidos nas ondas eletromagnéticas e associa-las aos conceitos que já se encontram no pensamento. Colocando tudo isto segundo a tradição ´´científica`` de nossos dias, podesse afirmar que ´´o nervo óptico transmite sinais elétricos a alguma região do cérebro; neurônios do cérebro interagem também por meio de impulsos elétricos, onde por fim esta nossa percepção do objeto visto manifestará a representação mental e as sensações que ele nos suscita``, chegando assim a tornar possível a compreensão daquilo que se está vendo.É importante frisar que toda esta sequencia desde a percepção destes ´´dados`` até o encontro com o pensamento, ocorre em milésimos, centésimos de segundos, o qual nos da a sensação, a impressão de que tudo ocorre instantâneamente. Como é maravilhoso tudo aquilo que Deus criou.
- · Imaginar ( através de fantasia e Imaginação). O ser humano foi criado para imaginar, criar mentalmente, porém o pecado deturpou esta capacidade humana. Em nossos dias, os meios de comunicação, principalmente aqueles que se utilizam de telas, tem sem dúvida alguma interferido ainda mais nesta área, a prejudicando mais ainda, como esclarece Heinz Buddemeier, em seu livro ´´Mídia e Violência``, ao citar que ´´ A tela leva à fixação do olhar e, com isso, a um amortecimento da consciência, que é conduzida a um tipo de transe``, e convenhamos, algo que não combina com imaginação é amortecimento da consciência.
2.O Sentir é a faculdade da alma humana que gera estados afetivos ( que podem ser o estado afetivo de simpatia ou de antipatia) produzidos por diversos fenômenos da vida. Podem resultar de percepções sensoriais ou representações mentais. Suas características mais destacáveis, não as únicas são:
- · Subjetividade e particularidade; Ninguém pode sentir o que o outro está sentindo. Ele o ´´sentimento`` fala mais sobre nós mesmos, do que sobre o que estamos sentindo;
- · Interfere na nossa interpretação ( os sentimentos são carregados de valores):
· Faz as pessoas sentirem-se não-indiferente diante do mundo. ( O pensamento pode nos dar a capacidade de nos distanciar dos objetos e pessoas e fazer-nos indiferente, o sentimento não permite ao ser humano ficar neutro, indiferente)
· Não da segurança, pode enganar-nos. Quando dizemos eu estou sentindo, precisamos tomar muito cuidado. Assim ensinava o saudoso Pr.Valdir N. Bícego.
3. Querer (Vontade) é a faculdade humana através da qual tomamos posição, agimos, frente ao que nos aparece. Ela nos impulsiona, através:
- De nossos instintos básicos e músculos.
Suas características mais particulares, são:
- · Ser Puramente subjetiva (ninguém pode ter a vontade do outro se esta permanecer internalizada)
- · Não trazer segurança ( Pode ser fruto de condicionamento inconsciente)
Segundo Setzer, é importante reconhecer que sentimentos, pensamentos e vontades são atividades interiores que se complementam, porém são distintas em suas possibilidades de serem estudadas e influenciadas exteriormente( veremos isto quando estivermos estudando alguns meios de comunicação).Quando por exemplo pensamos de forma consciente podemos ter clareza e total consciência, como quando estamos acordados, e podemos ter absoluto controle sobre ele (pelo menos por alguns instantes – e quando perdemos esse controle por algum motivo, podemos tornar conscientes do fato novamente);
Já os sentimentos não são tão claros, pelo contrário, são meio nebulosos; indicam-nos algo mas não podemos confiar muito neles. Por exemplo, podemos detestar algum alimento porém, reconhecendo que muitas pessoas gostam dele, concluímos que nossa opinião de que ele é desagradável por natureza ou não é saudável deve estar errada. Desta forma, os sentimentos típicos de simpatia e antipatia não deveriam ser uma base para nossa cognição, pois dizem muito mais algo sobre nós mesmos – do que sobre o objeto ou pessoa observados. Isso significa que, no caso de antipatizarmos com alguém, não deveríamos concluir algo sobre sua personalidade, pois trata-se de um sentimento que pode mudar radicalmente com um conhecimento mais profundo daquela pessoa. Já a vontade vem do profundo de nosso inconsciente, e que somente deve ser manifestar-se de forma concreta, exterior, se passar pelo crivo do pensamento objetivo, claro e consciente.
Assim sendo, quero ressaltar que a alma humana se trabalhada e controlada pelo Espírito Santo, através das diretrizes da Bíblia Sagrada é um veículo que pode permitir ao ser humano o exercício da sua plena consciência, tão rara em nossoas dias. Afinal de contas Jesus nos chamou para sairmos da inconsciência (trevas) para a consciência (luz) e assim sermos seus imitadores.
Para encerrar, preocupado com a manipulação sutil das tecnologias sobre a alma humana, digo que o maior prejuízo que as tecnologias principalmente aquelas ligadas a comunicação, estão trazendo a humanidade, não são somente aquelas aberrações onde pessoas estão 100% do seu tempo ligados aos celulares, notebooks, computadores, nos lugares mais esquisitos, mas o maior prejuizo que realmente as tecnologias de comunicação tem trazido , é o fato delas desconcientizarem as pessoas da suas próprias existências, desconcientizarem as pessoas da realidade manipulativa por detrás de quase toda programação exibida através de telas e desconcientizar as pessoas da maneira como elas deveriam estar exercendo a sua verdadeira humanidade, que é a imagem e semelhança de Deus, e não a imagem e semelhança de um robô ou um animal irracional.
Abraço
Elias
BIBLIOGRAFIA
• Buddemeier, Heinz. Mídia e violência. São Paulo. Ed. Antroposófica. 2007
• Setzer, Valdemar W. .Meios eletrônicos e educação (uma visão alternativa).São Paulo. Escrituras.2001.
• Vasconcelos, Elias. Apostila Disciplina Temco (Teoria dos Meios de Comunicação) e outros textos - Semear
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