sábado, 18 de dezembro de 2010

Máquinas fabricam máquinas!

Máquinas fabricam máquinas! Nunca será possível, uma máquina construir um ser humano,  isso jamais. O que as pessoas assistiram em A.I.(Inteligência Artificial) e O Homem Bi-Centenário, é ficção científica, não existe e  é impossível algo semelhante ao visto nestes dois filmes. Tudo o que, por exemplo, um robô de aparência idêntica a humana  pode fazer,  é algo determinado previamente, por meio de dados programados e inseridos nele por uma mente humana, algo diferente do que acontece com o ser humano.

 O ser humano tem características que o tornam totalmente diferente de uma máquina. Preste atenção: o ser humano não é oposto a uma máquina, é completamente  diferente.  Ele possui sentimentos livres (o que o torna imprevisível), que nascem de uma subjetividade não corpórea, imaterial. Isto é totalmente impossível às máquinas, mesmo  digitais, pois são criadas a partir de materiais frios, sem subjetividade alguma. E mais, elas são totalmente desenvolvidas a partir de dados abstratos, puramente matemáticos, sendo assim,  apenas máquinas determinadas para um propósito.
  
Contudo, o ser humano em sua ligação com aquilo que o cerca acaba sendo  modificado em suas características subjetivas ( memória, sentimento, pensamento), comportamentais e sociais. Isto não significa que o ser humano é, obrigatoriamente, moldado a partir de sua ligação com todas as influências materiais externas, mas o que acontece é que ele pode ser condicionado por instrumentos teleológicos, que devido a maneira inconsciente como  muitas  pessoas lidam com as máquinas, quer sejam elas mecânicas ou digitais, acabam sendo levadas a agirem de determinada forma,  para o bem ou para o mal.

Li recentemente,  que os alemães gastam em média 8 horas por dia na utilização dos meios de comunicação de massa e digital. Sendo 3 horas e 40 minutos gastos  com televisão, 3 horas com rádio, 50 minutos para outros dispositivos de som e 70 minutos na internet. Entretanto, como a pesquisa concentrou-se na média, é possível dizer que exista um   número de pessoas que gastem menos ou até mais tempo na utilização destas máquinas (Buddemeir,p.11-12,2010). Nós brasileiros, não devemos estar muito distantes das estatísticas germânicas, por isto não devemos negligenciar a influência destes meios sobre  nossas vidas.

A seguir,  colocarei algumas influências negativas, que ajudarão o leitor prestar mais atenção em sua ligação com as máquinas, principalmente as digitais. Pois, elas estão sendo mães e pais do novo ser humano, o qual chamo  de Homem Máquina.

Características do Homem Máquina:
É embrutecido na sua sensibilidade tátil, coordenação motora fina e artística: O ser humano tem sido transformado em ´´ Homem máquina`` desde  a mais tenra idade, inclusive  na escola e  pelo acesso  aos computadores e jogos eletrônicos. Em vez, das crianças, por exemplo,  terem contato com o giz de cera, pincel, lápis de cor, o qual lhes permitem a percepção sensorial tátil com produtos de diferentes origens e  que     exercitam a  cordenação motora fina sobre o papel,  elas estão sendo educadas de forma grosseira pela movimentação do ´´mouse`` o qual, como colocado anteriormente, produz um  embrutecimento da sensibilidade tátil (e visual) e da coordenação motora. Ainda, canaliza as crianças para uma falta da possibilidade de criar algo novo, verdadeiramente artístico, através da mistura das cores, quer sejam as básicas ou não, e pela aventura de direcionar os instrumentos de desenho e pintura... Que por mais evoluido que seja, o computador é programado até um determinado limite, algo diferente quando utiliza-se  um instrumento concreto. Quanto aos jogos eletrônicos, é bom frisar que as próprias indústrias tem se preocupado com a restrição de movimentos que os jogos de vídeo games mais ´´antigos``  impoem às ´´crianças``, por isto mesmo estão desenvolvendo tecnologias para ampliar a movimentação dos jogadores. Mas eu não sei, se isto é realmente para o bem dos jogadores ou para um maior poder de condicionamento dos mesmos, porém o fato é ,que até mesmo as indústrias tem conhecimento de questões básicas, como esta que citamos. Isto é deveras preocupante!

Pensa de forma cada vez mais restrita, ou mesmo não pensa: Segundo o professor Valdemar Setzer (USP),´´ jamais  deveria ser  dito que um computador pensa: o que ele faz é simular pensamentos restritos, colocados dentro dele. O computador possui facilidades que para os mais experts em trabalhar com ele, acaba por simplificar em muito, algumas das atividades realizadas nele. Como o ser humano incorpora todas as situações de aprendizagens pelas quais passa, ele acredita que tudo pode ser  feito de maneira resumida, restrita...  Inclusive  pode  afetar o pensamento das pessoas, que passam a  se cansar  por terem que prestar atenção em discursos mais longos, ao terem que pensar de maneira mais detalhada em conversas, reuniões, debates e outros. Ainda existem as influências perniciosas das salas de bate-papo virtuais, quando as pessoas passam a se comunicar com ´´desenhos`` emoticons, etc, além de desenvolverem diálogos mais curtos, sem nenhuma profundidade  e isto é, infelizmente uma forma de restringir o pensamento das pessoas, sem elas perceberem.

Enfim, uma das atividades interiores mais nobres do ser humano é o pensar  e como apontei no enunciado deste tópico, uma outra característica que advêm da ligação do ser humano com as máquinas, em especial o computador, é que as pessoas estão deixando de pensar, acesse em http://midiaeclesia.blogspot.com/2010/11/onde-as-tecnologias-alcancam-alma.html  e veja como caracterizo o pensar. O  computador é uma máquina que não pensa, pois é  sintática, que combina símbolos seguindo regras predeterminadas, ou seja,  ele não  associa significado aos dados, simplesmente segue cegamente o que é para ser feito, diferentemente do ser humano que associa significado, semântica ao que observa e pensa. É importante lembrar, segundo Setzer que ´´Programas não são suficientes para atribuir mentes a computadores``.

O computador não recorda, não analisa de forma indutiva ou dedutiva, não imagina de forma fantasiosa, não avalia, não critica entre outras atividades do pensar genuinamente humano,  portanto não exerce todas as atividades contidas nele.  Porém, infelizmente muitos seres humanos estão preferindo não pensar, ou melhor, estão cada dia pensando menos em sua totalidade;  trocam a memória  pelos arquivos da ´´memória`` do computador, do pen drive, das redes sociais;  não analisam mentalmente aquilo que é útil ou não para suas atividades, antes  preferem deixar tudo por conta dos sites de busca e  usam apenas o Ctrl+C e Ctrl+V; não procuram ser mais criativos, preferindo   seguir  as regras predeterminadas dos programas de computadores; não usam a criatividade para fazer um cartão de natal, de aniversário, preferem usar os cartões digitais e muito mais.

Tem se tornando cada vez mais antissociável: O computador, o vídeo-game são máquinas deterministas , ou seja, totalmente previsíveis (quando funcionam direito), as pessoas não. Isto tem uma grande implicação na área das relações sociais, que tornam as pessoas mais intransigentes umas com as outras, pois elas esperam que os outros ajam de uma forma, porém como eles não são programados matematicamente, acabam por  agir de outra maneira diferente, o qual resulta em irritação. Isso acontece porque elas não entendem que o ser humano verdadeiro é livre, por isto mesmo imprevisível. Na verdade, quando espero que o outro se comporte da maneira que eu quero, estou sendo egoísta e manipulador. Isto é algo muito interessante, se analisarmos a partir da visão de mundo  atrelada as tecnologias digitais, que estão impregnadas da pós-modernidade, ou seja, uma das características  da sociedade em rede é  a liberdade de opinião, o relativismo, isto é, cada um na sua. Contudo, fenomenologicamente falando, o que acontece quando o ser humano, passa a ter contato com tais máquinas?  Eles se tornam totalmente inflexíveis, manipuladores, isto acontece devido as características inerentes às máquinas, as quais a maioria das pessoas ignoram. E esta inconsciência é uma porta aberta para influências exteriores adentrarem ao ser humano e o transformarem, sem que o mesmo perceba isto.

É Consumista: Outra característica que o ser humano atual tem desenvolvido a partir de sua ligação com às máquinas é o consumismo. É inquestionável que através dos conteúdos transmitido pelas máquinas, aqui me refiro principalmente a televisão e ao computador, o consumismo tem aumentado exponencialmente, é comprovado que tais aparelhos acabam sendo meios de condicionamento das pessoas, justamente para que elas consumam mais,  ver http://midiaeclesia.blogspot.com/2010/12/para-onde-seducao-do-consumismo-nos.html

Aceleração: A partir da Revolução Industrial, o ser humano foi sendo beneficiado com máquinas que diminuiram o tempo que era gasto para realizar determinada tarefa.  Chegamos a um momento histórico, o que antes levavam meses para deslocar por terra ou mar,  agora se faz em poucas horas através do avião, correspondências que demoravam a chegar, hoje apenas com um clique,  a mensagem chega quase que simultaneamente ao outro lado do mundo através do e-mail. Um simples toque no interruptor em questão de centésimos de segundos já temos uma lâmpada acesa, pratos já estão aquecidos ou totalmente preparados através do microondas( se possível, não use esta máquina). Enfim, vivemos uma época chamada a Era do fast-food, onde tudo acontece rápido, isto é muito perigoso...  Quando somos sensatos, até  o corpo humano tem seu ritmo ( ritmo cicardiano) que não atrasa  nem adianta e mesmo a aprendizagem tem seu tempo certo,   porém devido esta aceleração pelo qual o ser humano tem passado, ele acha natural apressar o aprendizado, algo que é totalmente prejudicial, pois tanto o corpo quanto as faculdades psiquicas humanas tem seu tempo certo para aprender. Logo, é totalmente inconcebível que uma criança seja precocemente introduzida na musculação, assim como ser alfabetizada em uma idade inadequada, ou melhor, antes dos seis anos e meio,  pois tanto a musculação como a alfabetização precoce não são adequadas nem para o corpo infantil muito menos para a maturidade psicológica da criança. Entretanto, como a moda é ser precoce, que Deus tenha misericórdia das nossas crianças...  

É fortemente Massificado: Os aparelhos de mídia, que são as máquinas que o ser humano atual mais utiliza e procura, tem sido utilizadas como meio de incultir uma mesma vontade, um mesmo sentir,  um mesmo pensamento, uma mesma ideologia nas pessoas, gerando assim, uma massificação , ou seja uma situação em que  o ser humano perde a  liberdade e sua autonomia é negada, passando a repetir  idéias inertes e vontades que não  são as suas próprias. O problema não é que a massificação torne o ser humano em um consumista  apenas, ela faz com que ele não emita uma opinião própria, aceite passivamente o que a maioria diz sobre o que é certo e não perceba os malefícios das ideologias humanas.   Outra incoerência da sociedade impregnada pelas tecnologias digitais e pela Pós-modernidade, onde a cosmovisão inerente a estes dois lados da mesma moeda  é a ´´sociedade em rede``,  prega que a internet  veio para fortalecer a opinião de cada um e assim  incentivar uma pluralidade de opiniões. Em detrimento à sociedade dirigida pelos meios de comunicação de massa ( Jornais, Revistas, Televisão, Rádio), é interessante lembrar que a cada eleição, a internet é muito utilizada  justamente para que uma única opinião se torne hegemônica, majoritária, porém quando muito, encontram-se duas idéias se confrontando e ao fim somente uma prevalece.  Assim, a massificação continua sutilmente se apoderando das mentes das pessoas.

Limitado: As máquinas, principalmente as digitais, estão limitando ao máximo as ações humanas. Contudo, o pior é que apesar de limitar ou mesmo extinguir determinadas ações, o ser humano não tem aproveitado de forma útil seu tempo livre.  Atualmente, as máquinas  estão limitando a vida social em família, entre amigos, entre colegas de escola, entre fiéis das igrejas, limita o tempo para as pessoas entrarem em contato com a natureza (contemplar o pôr do sol, amanhecer, flores, animais, paisagens encantadoras e muito mais), teem  limitado o simples ato de se levantar preferindo o uso de controles remotos, limitando a arte de cozinhar e você pode  acrescentar esta lista, que a cada dia aumenta mais.

Inconsciente:  A falta de consciência ou a inconsciência sobre o que acontece, na verdade não é uma consequência do uso das tecnologias digitais. Como já mencionei acima, ela é a base em que as máquinas influenciam as pessoas. Certamente,  elas podem aumentar a inconsciência das pessoas, porém quando as influências negativas das tecnologias chegam, não há mais consciência nelas,  pois se houvesse, com certeza, não seriam manipuladas.

Kyrie Eleison remas. (Senhor tem misericórdia nós)

Abraço
Elias

Bibliografia
Buddeimer,Heinz. Jogos eletrônicos e realidade virtual (Desafio ao bo senso na educação), São Paulo; Ed. AD VERBUM; 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário