quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ideologia e Televisão


O que é ideologia?

A ideologia é uma palavra polissêmica, ou seja, possui inúmeras definições. Segundo Marilena Chaui, o termo moderno foi cunhado por  Destutt de Tracy em 1801, no livro Eléments d`ideologie (Chaui,p.10, 1980), quando o autor ´´pretendia elaborar uma ciência da gênese das idéias``.  A partir daí, ela vai ser historicamente associada a uma perspectiva positivista ou a uma perspectiva  materialista-histórica. 

Vou caracterizar a ideologia como uma sistematização de idéias de grupos hegemônicos, surgidas de necessidades concretas, com o fim de manipular grupos contra-hegemônicos da sociedade, através do encobrir,  do esconder aquilo que é inaceitável e contraditório a existência humana.

Qual é a ideologia hegemônica das classes que dominam a Televisão?

O Consumismo - A lógica dos conglomerados de televisão é a venda. Eles vendem os telespectadores para os seus anunciantes e vendem os produtos dos anunciantes para os seus espectadores. A televisão assim, é a grande alavanca do consumismo na sociedade atual, ela quer que o mesmo apetite voraz dela por vendas, seja transportado para seus telespectadores na forma do consumismo. Para tal, ela transmite propagandas cada vez mais convicentes, procurando atrair a todos, porém principalmente as crianças, que por não terem ainda desenvolvido o senso crítico são presas fáceis para os anúncios das telas.  O Instituto Alana é uma das organizações que mais tem lutado em favor das crianças no combate as propagandas, direcionadas especificamente para esta faixa-etária. A igreja evangélica, também deveria fazer a sua parte na conscientização e esclarecimento dos seus fiéis,  enfim de toda sociedade  quanto a este abuso das emissoras de televisão.

E o que a igreja evangélica tem  a  ver com Ideologia e Consumismo?

É fato que atualmente, a igreja evangélica tem usado cada vez mais a televisão para ´´propagar o evangelho``. Porém, também é fato que ela tem utilizado a televisão como um grande canal de vendas, para ´´poder manter o grande e dispendioso ministério televisivo``. Contudo, será que existe alguma forma pela qual a igreja possa minimizar,  ao menos este caráter comercial, dentro da ´´evangelização televisiva``?.

Algumas sugestões, podem ajudar:

 É lógico, que elas vão totalmente contra o padrão televisivo e desta forma,  as pessoas terão que ser mantidas em  frente da tela, não pelos condicionamentos do meio televisivo, mas pela influência de um conteúdo saudável e pelo agir do Espirito Santo.

1º - Evitar que a programação tenha o caráter de show - Neil Postman, já  alertou muito a repeito desta questão. Mas, nunca é demais reforçar e repetir o que pode ajudar. Paulo já conhecia esta verdade e por isto dizia ´´Não me aborreço  de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós``Fp.3:01.  Por isto, os apresentadores, produtores, diretores de programas evangélicos, devem evitar ao máximo os recursos de show, que os programas seculares usam, pois eles tem uma função de segurar, inconscientemente, as pessoas ao monitor.

2º - A imagem deve permanecer ,o maior tempo possível, parada - Ou seja, tanto o apresentador deve ficar imóvel, como somente uma câmera deve ser utlizada para focalizar o mesmo. E, deve-se evitar ao máximo a inserção de legendas na tela . Porém, alguem pode dizer:  Isto tornará o programa massante,sonolento, inassistível !!
Então digo:  Mas, não estamos fazendo a obra de Deus e não estamos usando a televisão para evangelizar?  Logo, o Espírito Santo irá, apesar do meio, convencer às pessoas do pecado, da justiça e do juízo e elas, com certeza ,se converterão.

3º - Pregar de forma a atingir plenamente as faculdades da alma - A pregação da Palavra de Deus deve ter por finalidade atingir todo o ser humano, não somente uma parte dele. Na televisão, para que os apresentadores, os artistas alcancem a atenção dos telespectadores, eles devem trabalhar somente com as emoções das pessoas. A pregação do evangelho, além de alcançar as emoções, também tem que alcançar o pensar e a vontade, proporcionando às pessoas plena consciência daquilo que estão ouvindo, sentindo e daquilo que devem ou não aceitar. A pregação de Jesus sempre deixou o ser humano decidir, escolher ´´ Se alguém quiser(...)``Mc.9:34, ou seja, Jesus permitia as pessoas usarem suas emoções e razão para que pudessem tomar iniciativa, exercerem a vontade, caso quisessem ou não segui-lo.

A pregação evangélica na televisão deve seguir o padrão de Cristo e dos Apóstolos, anunciando o arrependimento aos pecadores e não satisfazendo somente as emoções  das pessoas.

4º - Fugir de todo aspecto mercantilista - Como fazer isto? Nunca associar venda de um produto religioso a um princípio ético, religioso, missiológico ou evangelístico. A igreja Evangélica deve agir com toda a prudência e transparência possível, quando  está conectada às mídias de massa e internet. Jesus bem ensinou que seus discípulos devem ´´ser prudentes como as serpentes e símplices como as pombas ``Mt.10:16 e isto simultaneamente, para que o caráter humilde e simples da sua igreja, nunca seja manchado ou maculado, neste caso por mercadores da fé. 

E como o(s) programa(s) podem ser mantidos, se não houver entrada de dinheiro, através dos produtos? Caso, o próprio Deus tenha direcionado na utilização deste meio de comunicação, o mesmo tocará o coração das pessoas, para que elas contribuam com o ´´ministério televisivo``, pois  Ele não irá desamparar aqueles que NELE confiam e o obedecem. 

É lógico que estas propostas, fogem do bom senso daqueles que trabalham com televisão. Mas, não custa nada acreditar, afinal a Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem (Hb.11:01).

E caso seja totalmente fora dos padrões televisivos evitar o caráter de show nos programas evangélicos. Se for inviável e inaceitável que a imagem fique a maior parte do tempo imóvel. Se existir pouco tempo para transmitir uma mensagem que atinja o ser humano por completo.  Se  é impossível fugir de todo o aspecto mercantilista contido nos programas, e assim escapar  de toda influência ideológica consumista atrelada ao padrão televisivo... Que a igreja, ao menos, possa saber se a mídia televisiva é o melhor meio para,  realmente, anunciar as Boas Novas de Salvação.

Abraço
Elias

Bibliografia
Chaui, Marilena. O  que é Ideologia. São Paulo; Ed.Melhoramentos,1980


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