quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Os efeitos iconoclastas da internet (Primeira Parte)


 
Não estamos diante de meras novidades tecnológicas: nos encontramos imersos em um novo espaço hermenêutico, ou seja, a vida está sendo interpretada de forma nova, e o ponto chave desta nova hermenêutica é a relação, o  novo encontro entre as pessoas.

Se a relação é a categoria central de nosso tempo, sua concretização mais palpável é a internet. Ela propicia o encontro instântaneo, a baixo custo, sem sair de casa, com qualquer parte do mundo, nela surgem comunidades virtuais, cibernéticas, que dispensam lugares fixos, vizinhança física, igreja ou salões, compromissos, ofertas, dízimos, não conhecem hierarquias e normas disciplinares. O encontro na internet é ao mesmo tempo impessoal e interpessoal e todos que ali dialogam estão usando um espaço altamente democrático, dialogam com direitos iguais crentes, descrentes, ortodoxos, hereges, sérios, levianos, especialistas, picaretas.

Quais são os efeitos iconoclastas que estas relações, estes  encontros na internet acabam por introduzir nas pessoas, ou seja quais os paradigmas comportamentais e de compreensão que são destruidos pela internet. É importante frisar que estes efeitos iconoclastas, não são incorporados de forma imediata, da noite para o dia, não, eles são construidos e incorporados de forma muito lenta, mais constante, por isto, não se pode imaginar que tais efeitos estejam plenamente visíveis e totalmente definidos  agora, nestes dias, não, hoje somente existem pequenas amostras deles, aqui e ali . 

Portanto, como os efeitos iconoclastas da internet interferem ou melhor, interferirão  no meio social no qual vivemos?
  
1-  Relativizando tudo,  destruindo hierarquias: A internet ao possibilitar acesso indiscriminado, livre a todos os seres humanos, não importando a classe social, religião, gênero, cor, nível de escolaridade, etc... está abrindo as portas para uma destruição ou se preferir  uma redefinição do que é hierarquia. A proposta maior da internet é a conecção das pessoas na rede. Esta conecção universal somente será possível, caso todas as pessoas que estão ligadas a ela e por ela, sentirem-se importantes, participantes, colaboradoras, da nova sociedade. Isto coloca fim, a antiga maneira de entendermos  a hierarquia. Ou seja, quando interpretavámos a hierarquia relacionada ao ser ou ao estar  em colocação mais  importante do que a do outro; quando a hierarquia estava relacionada a uma participação maior nas decisões, uma maior participação nos lucros; quando a hierarquia estava relacionada com o grau de influência das pessoas em suas colaborações na sociedade. Coloquei a minha caracterização ou caracterizações de hierarquia com relação ao passado ´´estava``, pois acredito ser estes os últimos tempos desta interpretação concernente a hierarquia.

Assim sendo, a internet aos poucos criará uma sociedade onde a noção de hierarquia será bem diferente daquilo que ainda hoje nós conhecemos.

A Bíblia também possui uma forma diferente de entender a hierarquia, daquela como a sociedade capitalista nos ensinou a conhecer como a verdadeira. A Bíblia entende a hierarquia não como uma forma de Autoritarismo, Manipulação, um superior ao outro, mas antes, como Pedro descreveu em sua 1ª carta, quando escreve assim´´ Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo como EXEMPLO ao rebanho``(I Pe.5:2-3), assim Hierarquia na Bíblia, está relacionada com o ter maior responsabilidade; maior cuidado; maior despreendimento; maior iniciativa;  menos autoritarismo e assim menos manipulação das pessoas.

 A hierarquia da internet, não tem nada a ver com a maneira bíblica de entender hierarquia, ela ao horizontalizar a hierarquia coloca preguiçosos e trabalhadores, mentirosos e verdadeiros, santos e profanos, incrédulos e crentes, ateus e teistas, autoritários e servos, irresponsáveis e responsáveis, todos enfim no mesmo balaio, impossibilitando cada vez mais o discernimento de quem é quem e igualando éticamente quem não deve ser igualado. As consequências disto? Possivelmente, aumentará a anarquia, os desentendimentos, as incompreensões,  as guerras,  pois a natureza humana caída permanecerá a mesma, e ela, não admite em hipótese alguma o respeito pela opinião dos outros, mesmo que venha de um meio ´´virtualmente democrático``. 

2-    Questiona instituições seculares apontando para a destruição do antigo; A Rede sempre aponta para o novo, para a renovação, e isto através da constante reformulação estética dos sites, blogs, redes sociais e da modificação dos aparelhos do mundo digital ( desktops, notebooks, celulares, IPODS, IPADS, etc...),  assim sendo a Rede esta sempre aberta a novos enfoques e novos agrupamentos virtuais.Uma das características dos primeiros hereges que adentraram na igreja primitiva, era a sua ânsia pelo Novo, pelas coisas novas, comportamentos novos, doutrinas novas, milagres novos.(Gnósticos, I Tim.1:03).

A internet, transformará querendo ou não a face visível da igreja, ela chamará a igreja institucional, para as coisas novas, do ponto de vista estético, a igreja terá que ter cores, cenários, que se adequem ao mundo das telas de televisão e computadores, do ponto de vista  estrutural,   ela terá que ter espaços para gravação, edição de material, terá que ter plataformas que lembrem cenários de televisão, de shows, por exemplo, já existem no Japão cantores(as) em 3D(hologramas), o qual estão realizando shows para platéias ao vivo, os quais podem ser vistos através do You tube, e uma coisa surpreendente é que estes hologramas  possuem suas vozes construídas de forma sintética através de programas sofisticados de manipulação de som e voz.

Pensemos  principalmente do ponto de vista da ligação do fiel com a Bíblia, ela formara uma geração de pessoas que verão, assistirão a Bíblia e não a lerão, e por conseguinte, não meditarão nos conteúdos bíblicos,  e principalmente,  cada vez mais, as questões relacionadas as doutrinas bíblicas ortodoxas serão interpretadas como modo de pensar dos antigos, pois o ´´modo de pensar dos antigos`` por ser ligado ao modo de pensar originado na tradição oral e impressa, elaboraram  doutrinas,  dogmas rígidos e por isto mesmo, diferentes da geração ´´net``, que está disposta a uma ´´nova leitura`` da Bíblia.Para encerrar esta primeira parte, quero dizer que estou juntando material sobre a Bíblia GLOW, para assim,  poder tecer algumas considerações sobre esta Bíblia virtual.

Abraço
Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário