Introdução
Neste breve artigo, discorrerei sobre a influência das mídias de telas sobre as pessoas, notoriamente as crianças, discorrendo sobre os malefícios de tais mídias para a criatividade humana. No primeiro tópico, além de definir criatividade e fantasia, escrevo sobre como as brincadeiras e brinquedos antigos que estimulavam a criatividade. No segundo tópico, a partir de perguntas rápidas e objetivas, serão apontados quais os brinquedos e brincadeiras que desenvolvem a criatividade e como os livros podem cooperar para o desenvolvimento da mesma, quais os brinquedos que inibem e mesmo chegam a matar a criatividade e como a escola pode incentivar a criatividade das crianças. Concluo convidando pais e escolas a educarem nossas crianças para tornarem-se adultos criativos
Os aparelhos de comunicação que usam telas e a criatividade
Os aparelhos de comunicação que usam telas, tais como: televisão, computador e jogos eletrônicos, tem tomado cada dia mais, parte da vida das pessoas. Creio ser importante esclarecer que um das influências mais negativas dos mesmos está no fato de prejudicarem a criatividade das pessoas, principalmente das crianças, fase fundamental no desenvolvimento humano.
Para explicar o que é criatividade, iniciarei com a definição de Domenico de Masi, que definiu criatividade como (Fantasia + Concretividade = Criatividade). Fantasia é algo inerente a todas as crianças, principalmente aquelas que não brincam com jogos eletrônicos ou assistem televisão.
A palavra fantasia, vem do grego phantasía, significa concepção da imaginação, criação imaginativa, sonho, devaneio, idéia. Steve Job, Presidente da Aplle, disse para um grupo de formandos: ´´Stay fuggy``, ou seja, permaneçam bobinhos, não sejam adultos rígidos sem alguns aspectos da infâncias e um dos mais importantes aspectos da infância que o ser humano deve levar é a criatividade, pois através dela, ele consegue ter mais maleabilidade, liberdade para pensar e realizar o que precisa no seu dia a dia.
As crianças em nossos dias, tanto no lar como nas escolas, estão sendo castradas em sua fantasia, através de tarefas, brinquedos e brincadeiras que não despertam e nem conduzem para a criatividade . Na verdade, temos que reconhecer que não estamos sabendo educar e ensinar nossas crianças para a criatividade embora, elas há trinta, quarenta anos atrás não possuissem os jogos e brinquedos tecnológicos dos dias atuais, usavam tanto a fantasia como a concretividade, ou seja a criatividade para brincar e assim construir um alicerce para o desenvolvimento de um adulto criativo. As crianças, por exemplo, tinham que pensar e construir pipas, pensar e construir carrinhos de lata de óleo, carrinhos de rolimã ou rolemã, pensar e construir balanços, além de usar a imaginação para que um cabo de vassoura fosse transformado em cavalo do Zorro, prendedores de roupa em soldados, varais em suporte para a construção de tendas, toalhas em capa de Mosqueteiros e etc... E tudo isto, sem que a maioria dos pais e crianças soubessem que estavam cooperando para um desenvolvimento intelectual saudável.
Algumas perguntas
Portanto, como devem ser os brinquedos adequados para as crianças desenvolverem a sua criatividade?
Os brinquedos de crianças devem ser rústicos e robustos.
Por quê?
Porque o brinquedo infantil deve promover imaginação, criatividade, sociabilidade, experimento de percepção sensorial e coordenação motora fina e grossa. Assim, o brinquedo deve ser sempre um incentivo e não um produto acabado. Pense nisto antes de comprar um brinquedo para uma criança.
Qual será uma outra forma de despertar e desenvolver a criatividade na criança?
É importante despertar as crianças para a leitura.
Por que?
Porque a leitura promove a aquisição de inúmeras informações, muito úteis para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, também possibilita um desenvolvimento harmônico dentro das faixas etárias.
Quais tipos de livros devem ser lidos?
Os tipos de livros devem ser aqueles adequados a cada faixa etária. De 0 aos 4-5anos, as histórias devem ser muito simples e ilustrações as mais realistas possíveis, nada daqueles estereótipos terríveis que existem em alguns livros e desenhos animados na televisão.
A partir dos 6-7 anos até os 10-11 anos as crianças devem iniciar a ler fábulas mais longas, aventuras, histórias de heróis e principalmente as leituras da Bíblia relacionadas a História da criação, da queda, do dilúvio, Povo de Israel, os Evangelhos e os Atos dos Apóstolos.
A partir da pré - adolescência todos os livros da Bíblia devem ser lidos , assim como os romances, aventuras mais rebuscadas e contos. E, a partir dos 15-16 anos devem ser lidos livros mais técnicos, filosóficos, de um conteúdo mais abstrato.
Quais são os brinquedos que impedem ou inibem a criatividade?
Brinquedos elétricos, eletrônicos, bonecos (as) de plásticos, todos feitos de materiais sintéticos,sem vida.
O que mata a fantasia e a criatividade das crianças?
Aparelhos com tela ( vídeo-games, televisão, computador). Pois elas não são imagens paradas, como dos quadros de pinturas e ainda quando a tela exibe uma imagem, principalmente com animação, não há possibilidade de imaginar mais nada.
Como a escola deveria incentivar a criatividade?
Primeiramente, é bom esclarecer como a escola não incentiva a imaginação e nem a criatividade, caso honrosas excessões. Isto ela faz quando dar ênfase ao ensino excessivamente abstrato, dirigido apenas para o intelecto. Por exemplo, quando um(a) professor(a) faz a clássica pergunta ´´ O que é uma ilha?``, temos a resposta clássica: ´´É um pedaço de terra, cercado de agua por todos os lados``. Isto não é nada mais que um assassinato do que de fato é uma ilha, é uma resposta pobre, sem imaginação ou criatividade alguma.
Portanto, como a escola deve incentivar a criatividade?
Trabalhando com artes ( esculturas em gesso, esculpir madeira, tricotar, canto coral, pinturas, etc...)
Produção e recitação de Poemas
Despertando a vontade por realizar algo útil (Projetos)
Contação de histórias adequadas a idade;
Teatros e dramatizações;
Canções;
Desenhos livres;
Brincadeiras ao ar livre, com brinquedos rústicos, robustos, que desenvolvam a cooperação e não a competição.
Conclusão
Que todos pais e educadores sensatos, saibam incentivar e possam educar seus filhos e alunos afim de serem pessoas criativas. Mesmo que no início possa existir alguma resistência, isto deve ser esperado vindo das crianças e adolescentes, que já estão acostumadas com tudo pronto e acabado, mas quando elas perceberem a alegria de brincar à maneira ´´antiga`` e mais tarde sentirem os benefícios desta educação, com certeza agradecerão, à´´moda antiga``, pois elas, com o passar dos anos, não serão adultos rígidos e impossibilitados de cooperarem de forma criativa, nova, dinâmica para o meio social onde estarão vivendo!
Abraço
Elias
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