terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Transformai-vos pela renovação de vosso entendimento (Alguns conselhos para termos cuidado com a Comunicação)


Paulo, tinha muitas preocupações concernentes ao povo de Deus, em suas cartas podemos encontrar inúmeras passagens que corroboram esta afirmação. Paulo, preocupava-se com:
A vida moral dos cristãos (I Co.5:01, Gl.5:16-26)
A vida relacional dos cristãos (Rm.12:09-21)
A vida comportamental dos cristãos (Rm.13-15, Ef. 4:17-32))
A vida espiritual dos cristãos (Ef.6:10-18,Cl.3;01-17)
A vida diária, no trabalho dos cristãos (Cl.3:22-25, Cl.4:01)
A vida conjugal dos cristãos (I Co. 7, Ef.5:22-33)
Entre tantas outras preocupações...

Quanto aos irmãos da igreja de Roma, uma de suas preocupações  era a de que eles  cuidassem afim de não serem presas fáceis às influências filosóficas,religiosas, ideológicas que são  base pelo qual o deus deste século e os seus seguidores teem levado as pessoas a andar e a se tornarem  engessadas, segundo o curso deste mundo.

O ´´ curso deste mundo`` na passagem de Romanos 12 , está relacionado com o comportamento e com as formas exteriores, pelas quais as pessoas vivem contra Deus ,fora das diretrizes bíblicas. A palavra que Paulo utiliza para ilustrar o que está dizendo é syssjêmatizesthai, cuja raíz é Sjêma, ou conforme a transliteração ao idioma português, originou a palavra ´´esquema``. Que significa a forma engessada como uma pessoa, tanto no seu aspecto físico, como na maneira  de se comportar acaba por seguir o padrão do mundo e não de Deus. Segundo Karl Barth,  este esquema é muito perigoso, pois ele  é geralmente   atribuído ao ser humano genial, aquele  sedutor, inteligente, carismático , enfim aquele que sabe trabalhar com os instintos mais básicos do ser humano  e  sendo assim,  ensina às pessoas (cristãos) a buscar o prazer, posse , sucesso, saber , poderio, razão  e muito mais, tudo isto como  sendo as coisas mais comuns, normais ou até mesmo bíblicas. O cristão  também é envolvido pelo esquema do mundo, quando ele valoriza mais os costumes religiosos do que os valores eternos, isto está de acordo com o original grego, que segundo Rienecker e Rogers  significa ´´formar ou modelar com algo``  e  ´´a adoção ou imitação de uma pose ou um modo recebido de conduta`` assim sendo,  o mundo com o qual Paulo está preocupado é aquele que pode manifestar-se tanto fora quanto dentro da igreja local,  através de costumes e ensinamentos, meramentes humanos e pior do que isto,  mundanos ! 

Aqueles que pretendem influenciar pessoas a serem conformados ao esquema mundano,  o fazem através da comunicação, isto é algo  que podemos constatar até mesmo através do texto bíblico.  Quando o texto sagrado diz que Lúcifer atraiu uma terça parte dos anjos, é possível  levantar uma hipótese,  que nos permite dizer, que  a possibilidadea dele  ter influenciado  a estes que o seguiram foi devido  ele ser  um excelente comunicador... é bom frisar, que isto não está escrito no texto bíblico citado acima, esta hipótese vem através de outras passagens bíblicas, por exemplo, quando no Éden  o ser humano foi influenciado e assim ´´caiu``  adentrando o pecado na natureza humana.  Através desta passagem,  percebemos que o diabo armou uma ardilosa  estratégia de comunicação, das mais sutis, para seu intento alcançar êxito. 

Primeiro -  ele  elaborou um conteúdo, uma mensagem ( que despertaria dúvida –´´É assim que Deus disse``Gn.3:01;  que mexeria com o que era ainda desconhecido – ´´ vocês serão como Ele``Gn.3:05 ). 

Segundo -  ele pensou  qual  meio  utilizaria para transmitir sua mensagem ( a serpente, algo  totalmente insuspeito, ´´era a serpente  a mais astuta de todas as alimárias do campo``Gn.3:01).

Terceiro -  ele esperou o momento certo de transmitir sua mensagem ( quando a mulher se  encontrou  sozinha  ´´e disse a mulher``Gn.3:3:01,02,04). 

Quarto -   ele não difundiu a mensagem para a mulher e o homem, ao mesmo tempo  ( ´´e vendo a mulher que aquela árvore`` Gn.3:06 , ela´´tomou do seu fruto``Gn.3;06, ´´e deu também  a seu marido``Gn.3:06).

Sendo assim, é possível perceber  que  Lúcifer ou o Tentador é um comunicador excelente, com o qual devemos tomar muito cuidado.  Infelizmente, através dos séculos, muitos tem seguido nesta linha diabólica e  assim levado  outros  à  ruína.

Contudo, Jesus  veio ao mundo e revelou que a comunicação é algo que mesmo  utilizada  pelo Inimigo  e deturpada pelo pecado, ela ainda pode  e deve ser usada para transmitir a mensagem que verdadeiramente  transforma o ser humano. Para tanto, basta observarmos que Jesus, no primeiro capítulo do Evangelho de João, nos mostra que entre tantas outras características, a comunicação cristã:
·         Não compactua com as trevas  - Jo. 1:04-05
·         Cria e transforma – Jo.1:03,13
·         Deve ter uma finalidade santa – Jo. 1:12
·         Deve construir uma  estreita conexão entre o que falamos e o que vivemos – Jo. 8:46
·         Deve priorizar  a  mensagem de Salvação – Jo. 7:37-38, Jo.3:05-07
·         Deve priorizar um discipulado a partir e baseado em Cristo – Jo.1:29,35-37

Paulo  sabia dos  perigos  de uma mensagem com  intenções malignas  que, com certeza,  leva as pessoas a se conformar, esquematizar  com este mundo , como  conhecia  os  benefícios de uma comunicação com as características cristocêntricas, citadas acima. É por isso, que ele  ensinou  aos irmãos de Roma a transformarem-se  pela renovação do entendimento, pois   somente  é ,e  era possível através de uma comunicação, baseada no exemplo de Jesus Cristo.

Segundo o Apóstolo dos gentios, o cristão ao nascer de novo, deve  ter uma metafomorfose continuadamente, uma transformação em sua natureza mais interna,  que o  possibilite fugir do esquema natural , superficial e de aparência do mundo... isto somente é possível quando o nascido de novo  é renovado em seu caráter e em sua natureza mais íntima. Sendo assim,  segundo Paulo,  o cristão é aquele  que conhece a verdadeira diferença entre o  que  age como um ser humano,  dirigido pelo pecado de outro que é, alguem  santificado, guiado pelo Espírito Santo,  que  experimenta  a  mudança, a metamorfose não meramente na forma, mas na  essência do  seu conteúdo, em sua personalidade, pois sua mente foi atingida de forma plena em seus aspectos racionais e morais.

A renovação, a metamorfose  pela qual o cristão deve passar continuadamente , é algo que  acontece através  do  controle  de Jesus Cristo e do Espírito Santo. Mas, como este controle é exercitado na vida do cristão? Ele é exercitado através de uma comunicação teantrópica (Divino-Humana), de caráter vertical, o qual essencialmente se dá através  da oração e da meditação na Palavra de Deus. Contudo,  biblicamente pode se dar também  através de sonhos (Gn. 37:05 ;Mt.2:13  ), revelação ( Lc.2:26 ), visão (At.16:09) e profecias( At.11:27-28, At.21:09-11 ). Entretanto,  é importante frisar que   todas estas formas de comunicação devem ter como parâmetro a Palavra de Deus.

A  renovação da mente do cristão  deve  ser enfatizada pela comunicação de caráter horizontal, o qual deve ter  como  base a comunicação cristocêntrica, ou seja, a pregação, o testemunho e o ensino cristão  precisam basear-se nos princípios revelados nas Sagradas Escrituras, delineados segundo a revelação do Espírito Santo. É importante frisar, que a comunicação se dá tanto pela verbalização (oral e escrita) quanto pelo exemplo. Paulo, ao escrever aos irmãos de Filipos (Fp.4:08-09) de forma resumida, mas profunda nos mostra como a comunicação cristocêntrica  é algo que deve ter como fundamento a forma concreta,  pessoal,    também é colocado que,  o fazer, o agir, sucede o pensar  que ,como já vimos, deve ser um pensar  renovado. Tanto a comunicação de caráter vertical como horizontal tem a finalidade de transmitir ao cristão a renovação da mente, que é consequência da apropriação  de tudo aquilo que é novo,  proporcionado por Jesus.  Pois, Ele sempre tem algo novo  a  conceder ao ser humano,  Ele é a fonte viva e inesgotável para todo  sempre!

Abraço
Elias

Fontes bibliográficas
Barclay, William.Comentario al nuevo testamento. Clie, 2006, Barcelona.
Barth, Karl. Carta aos Romanos. Editora Novo Século, 2005, São Paulo.
Rienecker, Fritz; Rogers, Cleon. Vida Nova, 1985, São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário