terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Jesus e a Comunicação II (O Logos transmite Luz sobre a comunicação)

O Logos Divino é  a essência, a origem da vida  e nele encontra-se  a luz necessária e verdadeira para se caminhar em meio a um mundo em trevas e desta forma discernir entre o que é absoluto ou relativo, certo ou errado.´´Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens``(Jo.1:04)

Portanto, a partir destas palavras introdutórias,  o que pretendo dizer, é que a comunicação do cristão deve ser portadora de luz, ou seja, a mensagem deve ser lúcida, objetiva e não opaca, enegrecida a  ponto  do ouvinte ficar inconsciente, ignorante quanto ao que o mensageiro deseja  transmitir.

Entretanto, antes quero dizer, que ao estudar algumas passagens bíblicas concernente ao propósito daquilo que pretendo trabalhar, encontrei um esclarecimento, uma visão mais abrangente sobre um assunto o qual entendia de maneira  parcial ou mesmo diferente.   A questão é  que, antes compreendia  e   até mesmo  ensinava  que, Jesus usava  Parábolas    para obscurecer  o significado  dos conteúdos de seus ensinos para aqueles que não eram seus discípulos... porém, com um pouco mais de leitura e atenção  pude perceber uma perspectiva diferente  do que antes   pensava  ser   algo  certo e  claro   para mim,   mas que na verdade, não era tão nítido assim. Mas,  com a graça de Deus e a direção do Espírito Santo,  encontrei a luz que  possibilitou-me   enxergar um pouco mais  profundo da inesgotável Palavra de Deus. Vejamos a seguir, como isto me foi possível:

A   pesquisa  fez-me   entender o  texto de Lucas 8:10, quando Jesus disse ´´ A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas,  para que vendo,  não vejam, e ouvindo,  não entendam``, onde parece que Jesus está dando a entender, que Ele usava as parábolas como uma forma de obscurecer a sua mensagem  àqueles   que  não pertenciam ao seu circulo de seguidores  mais  íntimos.  Segundo  Barclay,  as palavras de Jesus não estão dando a entender isto,  este não era o objetivo de seus ensinamentos, mas sim o  resultado, ou seja,  muitos daqueles que ouviam as parábolas de Jesus estavam  com o coração tão duro que  era impossível para eles assimilarem  a Palavra de Deus;  o mesmo Barclay coloca que tais pessoas  eram ´´  tan perezosos mentalmente hablando, tan cegados por los prejuicios,tan indispuestos a ver lo que no querian ver``(Barclay,p.315,2006),  sendo  assim,   elas  é que tinham dentro de si mesmo  uma forma de não compreender o que lhes era dado em forma de Parábolas. O qual  não era  de forma nenhuma,  um novo  meio   de transmissão de conteúdos   religiosos e morais, antes os mestres judaicos já as utilizavam há tempos para transmitir os seus ensinamentos. Em Mateus 13:14,   está registrado algo que ajuda a elucidar esta questão, primeiro  Jesus cita a profecia de Isaias 6:09´´Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis`` e o que vem no versículo seguinte, é algo tremendamente elucidador, pois ele coloca a responsabilidade pela insensibilidade,  surdez e  cegueira espiritual, sobre as próprias pessoas ´´Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure``(Mt.13:15).

Barclay, a fim de entender este aparente paradoxo coloca uma pergunta ´´ ¿Como se puede esplicar a todo esto? De una cosa podemos estar seguros: sea lo que sea lo que quiera decir esta pasaje, no puede querer decir que Jesus comunicó intencionalmente Su mensaje de forma que la gente no pudiera entenderlo. Jesús no vino para ocultarle la verdad al mundo, sino para reverlársela.``(Barclay, p.119,2006)

Prosseguindo em minha busca quanto ao verdadeiro propósito da Jesus  ao comunicar-se com as pessoas ao seu redor, fui em direção a outras passagens e lá vi como os  discípulos,  também não entendiam o sentido de algumas parábolas e  palavras de Jesus (Mc.4: 10, 13 ; Jo.16:17-18).  O  motivo disto,  é   pelo fato de que os mesmos deveriam  aprender a depender não de suas próprias interpretações racionais, mas sim, daquelas que vêm do verdadeiro Mestre. 

A Mensagem Cristã  realmente deve passar  pelo canal, pelo  veículo chamado razão humana, mas ela somente chegará límpida e cristalina, plenamente entendível ao âmago do ser humano através da iluminação e direção do Espírito Santo,  o qual  segundo  Jesus,  é a Pessoa Divina que veio ao mundo para cumprir o Seu  ministério através dos papéis de Consolador, Ensinador, Convencedor, Guia , Anunciador,  entre tantos outros. Enfim, as Parábolas de Jesus que pretendiam tratar de assuntos concernentes a  Fé, não eram  facilmente entendíveis para os  discípulos, muito  menos para judeus , e  isto como foi colocado anteriormente não era devido ao propósito de Jesus,  ser alguém que queria encobrir a sua mensagem, não. Mas, pelo fato dos judeus religiosos estarem com os corações endurecidos e os discípulos necessitarem aprender diretamente com a verdadeira fonte  da sabedoria , por isto é que algumas décadas mais tarde, o apóstolo do amor escreveu:´´Vós tende a unção do Santo e sabeis tudo``(I Jo.2:20), pois se é verdade que existem alguns assuntos técnicos dentro da hermenêutica bíblica, onde é necessário a palavra de um especialista, é mais do que verdade que o entendimento de assuntos concernentes a fé são devidamente entendíveis a todos que buscam em Deus a Fonte da Sabedoria.

Em Mateus 24:14 ,está registrado outra passagem que ajuda a esclarecer  ainda  mais sobre como Jesus ensinou que a mensagem do Evangelho deveria ter um caráter objetivo e claro ´´E este Evangelho do reino será pregado em todo o mundo em testemunho a todas as gentes, e então virá em fim``.Nesta passagem quero destacar a expressão ´´será pregado``, que no grego, é a palavra kerustêsetai, que faz parte da mesma família etmológica da conhecida expressão Kerygma. Esta ação kerygmática, aponta para o fato de que o Evangelho deve ser  pregado de forma compreensível, ou seja, a pregação para Jesus, pressupõe além   da unção  do Espírito  Santo, conteúdo, sistematização e que meios utilizar , que por sua vez determinarão a clareza, a objetividade do conteúdo das Boas Novas. Jesus  veio ao mundo para que as pessoas que vivem em trevas possam realmente  passar a viver no reino da Luz (Cl.1:12-13)

Assim sendo, quando transmitimos, pregamos o Evangelho a partir daquilo que aprendemos, a partir do Logos que é Jesus de forma ungida e objetiva, ele irá :

Levar as pessoas a terem consciência a respeito da realidade espiritual que as dominam e dirigem;

Ampliar a cada dia os horizontes espirituais e intelectuais das pessoas, para que elas nunca pensem que já sabem tudo;

Tirar as pessoas da dominação, inconsciente ,das ideologias e costumes humanos;

Transportar as pessoas para a plena consciência de tudo o que ocorre e é ensinado a elas;

Permitir as pessoas  crescerem espiritual, psicológica e socialmente.

Abraço
Elias

Bibliografia
Barclay, William. Comentario al Nuevo Testamento, Barcelona, Ed. Clie, 2006



Nenhum comentário:

Postar um comentário