segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Jesus e a Comunicação III - O Logos ensina que a comunicação ´´cria ``

A humanidade já possuiu grandes oradores, tais como:
Catão,
Cícero,
Demóstenes,
Péricles,
Mirabeau,
Napoleão Bonaparte,
Antonio Vieira,
Rui Barbosa,
Martin Luther King.

É lógico, que os citados acima, são aqueles que nós podemos considerar que formam a  ´´Constelação Dourada`` dos grandes oradores do Mundo Ocidental, muitos outros poderiam fazer parte desta constelação, mas estes bastam para o tamanho e propósito deste texto.

Caso você esteja pensando que faltou citar  Jesus Cristo, digo que foi proposital não mencioná-lo, pois Ele,  dentro do meu ponto de vista, não possui concorrente... Ele não tem ninguem  que poderia chegar ao seus pés, como o perfeito orador. Portanto, Jesus foi e continuará sendo único e incomparável, até mesmo como um orador.

Segundo William Barclay, Jesus o Logos encarnado, mais do que ser a Palavra de Conhecimento, Ele é a Palavra de Poder.´´Não veio tanto para nos dizer coisas, mas para fazer coisas por nós``(Barclay,p.133,2009). Aqui está algo importante a ser destacado com relação ao título deste artigo. Jesus ao falar, ensinar, pregar, tinha plena consciência que estava criando, ou seja, em Jesus Cristo a Palavra que criou em Gênesis, continuava a atuar criadora, vivificadora nos dias de seu ministério. É lógico, que Jesus não somente transmitia a Palavra, Ele em seu ministério terreno foi a própria Palavra, em essência e forma. Mais do que qualquer um,  Jesus entendia o poder da comunicação!

Todos os grandes oradores, tanto os que surgiram  quanto os poucos que ainda restam, sabem ou sabiam   que suas palavras embora não tendo  em essência o poder criador do Messias, elas eram e são altamente ´´criadoras``, ou seja, elas  influenciam, moldam  as pessoas, principalmente os receptores que estão predispostos a aceitar a mensagem comunicada, por isto todos os comunicadores, tanto os do passado como os atuais, esmeram-se em não somente ter um conteúdo impactante, mas também uma forma impressionante  para atingir os seus ouvintes. Como exemplo, cito uma frase do famoso discurso de Napoleão Bonaparte aos seus soldados, no Egito, quando o pequeno general corso, mas grande orador disse: ´´ Soldados! Do topo destas pirâmides, 40 séculos vos contemplam!``. Naquele dia, o exército francês obteve uma grande vitória , na terra dos Faraós.

Com isto, quero dizer que precisamos tomar muito cuidado com os tipos de discursos, pregações, explanações que escutamos, pois estão a serviço de alguém e com um propósito  definido, principalmente quando estamos vivendo dias de um evangelho existencialista, antropocêntrico, materialista e etc....Entretanto, isto ainda é pouco  quando  adentramos em um momento onde os meios de comunicação estão se modificando e as mensagens ainda continuam sendo proclamadas, declamadas, pregadas com a finalidade de influenciar e moldar as pessoas.

Por isto, é fundamental que estejamos atentos como cada meio de comunicação trabalha com os conteúdos, por eles transmitidos. Para tal,  é importante destacar duas maneiras simples para entender como cada meio de comunicação trabalha:

1-      Descobrir os padrões por eles utilizados;
2-      Saber a faculdade da Alma que são por eles mais influenciados.

É  claro, que existem outras formas de entendermos como os meios de comunicação trabalham, mas estes dois são básicos e de fácil utilização para aqueles que tem um mínimo de informação sobre o assunto.

Portanto, não negligenciemos o poder de influência daquilo que é transmitido, pois nós quer queiramos ou não,a comunicação´´cria``. E, mais do que isto, que possamos buscar informações fundamentais,afim de sabermos usar e receber através dos novos meios de comunicação, a mensagem que realmente edifica e glorifica a Deus.



Abraço
Elias


Fonte bibliográfica:
Barclay, William. Palavras chaves do Novo Testamento. São Paulo, Ed.Vida Nova, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário