domingo, 2 de janeiro de 2011

Jesus e a Comunicação

Neste artigo, iniciarei um estudo introdutório sobre Jesus e a Comunicação e quais são as implicações desta relação. Vamos ver até onde chegamos nesta aventura.

1.Introdução
Um dos trechos bíblicos que mais tenho estudado anos a fio é´´Quem quiser vir após mim, a si mesmo se negue (Mc.8:34)``, Dietrich Bonhoeffer enquadra esta colocação, convocação ou chamado de Jesus, como uma auto-negação, o qual de forma alguma se encontra dentro daquilo que as pessoas chamam de auto-martírios ou exercícios  ascéticos.  Antes, ´´consiste em conhecer somente a Jesus e não mais a si próprio; em ver somente aquele que segue em frente sem olharmos o caminho que julgamos tão difícil``(Bonhoffer,p.43,1989),  isto tem profundas implicações sobre a vida do discípulo.  Por isto, sempre procuro inserir no início dos conteúdos na disciplina de Discipulado que ensino, mas utilizarei para ser o ponto de partida  neste estudo sobre Jesus e a Comunicação. 

Ao lançar o convite para todos os seres humanos, Jesus deixa bem nítido que aqueles que, conscientemente, o aceitarem  como Salvador e Senhor, passarão a ser  seguidores d`Ele e de mais ninguém, isto mesmo, ninguém. Quem quiser se colocar entre Jesus e o seu discípulo, seja sempre anátema. Seguir a Jesus  é tê-lo como padrão, paradigma,  é reconhecer em Jesus, como  aquele que tem plena condição de ensinar tudo o que o discípulo  precisa  saber  sobre como viver na terra. Ele ensina a lidar com tudo na vida, em todos os campos da existência,  inclusive na comunicação e  com as mídias digitais.

Neste artigo, os tópicos estão organizados da seguinte forma:  No  item 2, comunicação é caracterizada e associada com as mídias digitais e  reforçado que mesmo com as facilitações destas mídias,a mesma ainda é um desafio para o ser humano. No item 3, é caracterizada a  comunicação virtual  e esboçado sobre qual aspecto é  importante refletirmos. No item 4, o mais longo deste artigo,  será trabalhado quais  as implicações do Logos sobre a comunicação.

2. Uma breve palavra sobre comunicação
Sem dúvida,  a comunicação é uma das necessidades fundamentais do ser humano. Definir Comunicação  é algo que neste simples e curto artigo seria impossível alcançar,  visto ser uma categoria transdisciplinar muito rica e estudada em diferentes paradigmas pelos teóricos especializados na área. Portanto,  será caracterizada a partir das escolas processual e semiótica, o qual embora trabalhem áreas diferentes, acabam possibilitando uma visão mais ampla da comunicação, principalmente nesta época digital. 

Assim sendo, Comunicação é caracterizada  como a transmissão de mensagens não verbais ( gestos, sons, mímica, expressão facial, imagens, signos, símbolos) e  verbais (comunicação escrita e a comunicação oral) emitidas por um emissor por  meios naturais e técnicos,  afim  de  produzir um determinado efeito sobre os receptores  e promover a construção, troca e interação das pessoas, através das mensagens . É justamente  por meio dela, quer seja de forma  verbal ou não-verbal, que as pessoas  relacionam-se e se identificam entre si e edificam  a sociedade. Assim como não existem homens sem sociedade, também não existe sociedade sem comunicação, ela é o fio condutor que perpassa pessoas, grupos sociais e instituições... assim  é uma das ferramentas  na construção do que chamamos Cultura.

Dando um salto  e relacionando a comunicação  com as mídias digitais  é inegável como esta junção  facilitou os contatos e os intercâmbios de informações. Contudo, não há nenhuma prova de que  a qualidade da comunicação entre as pessoas melhorou. Isto é algo que  acontece principalmente com a  Internet, o espaço de comunicação para o qual convergiram todas as mídias de massa. Arquitetada e desenvolvida a partir do final da década de  sessenta, com finalidades militares e acadêmicas, a internet como todos os outros meios de comunicação, reforçou e estimulou o intercâmbio de experiências e informações, porém  não substitui  as relações pessoais  nem a vida comunitária.  Então, a  comunicação  apesar de todo  avanço tecnológico, segue como desafio entre os seres humanos.



3. Comunicação virtual

Segundo Pierre Levy, virtual vem do latim medieval virtualis, que deriva   de virtus, força, potência, e completa sua apresentação do termo dizendo que virtual, através da Escolástica, tomou o significado de algo que existe em potência, mas não em ato.

Assim sendo, dentro da minha hipótese, a comunicação virtual é aquela  que trabalha somente com um lado da comunicação, o lado da fantasia, do sonho, da simulação,  daquilo que pode ser, mas  sempre deixará margem a dúvida e assim não tem nenhuma pretensão  em  ser completa, plena de sentido  principalmente  para o receptor da mensagem. 

O problema, ao meu ver,  não é sobre se o virtual é real ou é simulação (ato de simular com a intenção de enganar, uma falsa exibição, uma mera aparência superficial) ou ainda  simulacro (algo que não tem subjetividade, interioridade, é uma mera imagem estática), assunto abordado por Jean Baudrillard em seu livro ´´ Simulacros e Simulação``, mas como o ser humano interage e será influenciado social-comportamental e psiquicamente por aquilo que é virtual. Que na minha hipótese, no que diz respeito a comunicação é algo que foge da realidade completa ( interior e exterior)  com o qual o ser humano necessita relacionar-se para ter um entendimento mais completo da mensagem e do transmissor, pois  a  comunicação virtual, via internet  por exemplo, é muito diferente, da vamos chamar assim, comunicação face a face, que é ao mesmo tempo concreta e subjetiva.

4. Jesus – O Logos
Jesus é o Mestre e nós os seus seguidores. Com Ele temos a oportunidade de acertar sempre, basta que andemos  como Ele andou (I Jo.2:06) e que estejamos atentos ao que Ele ensinou e continua a ensinar pela Sua Palavra, que é viva e eterna. Neste tópico, extrairei  algumas lições a respeito de como o cristão deve lidar com a comunicação a partir dos ensinos extraídos a respeito de Jesus, como o Logos.

Inicialmente, é importante afirmar que Jesus, o Logos, é a fonte segura para nossos argumentos, pois Ele é aquele que :

É desde a Eternidade -  Jesus  é eterno,  sem começo, meio e fim, Ele engloba  tudo e a todos que estão limitados ao tempo. Ele está acima de qualquer dimensão humana. Toda a forma de comunicação humana foi manchada pelo pecado ocorrido dentro do tempo cronológico. Jesus que está acima da cronologia humana tem todo o poder de restaurar aquilo que foi corroído, corrompido pelo pecado.

É Deus - O ser humano é passível de erros, limitações, falhas e etc...,  No entanto, Jesus está acima de qualquer possibilidade de erro, Ele é Deus, somente Ele pode sem hipocrisia e senso de culpa, perguntar: ´´Quem dentre vós, me acusa de pecado? (João 8,46) e além de estar totalmente ´´desconectado`` do pecado e das limitações humanas, Jesus é também Criador, Senhor, Salvador e por isto mesmo Soberano sobre tudo e todos na Terra, onde nem tempo, espaço, matéria ou mesmo qualquer  realidade quer seja visível ou invisível podem  limitá-lo. Pois Ele é Deus, fonte pura e eterna  de tudo e neste estudo em particular, da comunicação.

4.1. O que o Logos nos ensina sobre a Comunicação:

4.1.2. O Logos nos ensina que a comunicação deve produzir e manter a ordem.
O seres humanos em cada período da História, tem através de seus raciocínios e pesquisas descoberto novas facetas sobre como o universo  veio a existir e como os planetas se moviam.  Por exemplo, para os gregos a Terra era o centro do universo e tudo fora girava ao seu redor através de círculos, esta crença durou  aproximadamente 2 mil anos,  até que,   durante o final da Idade  Média  um acontecimento   abalou as convicções e crenças oriundas do pensamento grego e apoiados pela Igreja Católica Romana. A Reforma Protestante, além de ter sido um movimento de fundamento religioso, cooperou para trazer profundas alterações, principalmente na sociedade ocidental, em áreas das mais distintas como economia, política, educação assim como na ciência. Homens como Johannes Kepler ,Galileu Galilei e Isaac Newton, levados pelo espírito de mudanças da época, profundamente influenciados pelo espírito reformador,  principalmente os dois primeiros, puderam  provar   através de seus cálculos matemáticos e observações astronômicas que o planeta Terra não era o centro do universo e assim iniciaram uma nova forma de enxergar não só o movimento da Terra no sistema solar , mas também como o universo funcionava dentro de uma mecânica perfeita, estável. 

Contudo, no século XX,  através das descobertas do astrônomo Edwin Powell Huble, o ser humano  descobriu que o universo estava expandindo, o qual para os cientistas, mudava completamente a visão oriunda de Kepler,  Galilei e Newton  Pois, agora  se chegava a mais uma descoberta científica,  que  permitia  entender que  ainda   existem muitas coisas  que o ser humano  não sabe sobre o próprio universo. Isto é o que resumidamente a visão filosófica e científica tem descoberto sobre  o universo e o nosso planeta, porém é importante entender que Deus está acima de tudo isto e nunca será possível ao Homem esgotar suas hipóteses e Teorias sobre a criação Divina. O que  deve ser aceito é que Deus é o criador de todas as coisas e  está  no controle de tudo e que  não conhecemos  quase nada daquilo que Ele é, criou e continua a criar. 

Voltando aos gregos com sua sabedoria intuitiva e filosófica, vemos  uma frase de Heráclito, que embora não conhecendo a Revelação dada aos hebreus,  já dizia ´´ Todo este cambio y flujo no es casual; está controlado y ordenado siguiendo un esquema continuo todo el tiempo; y lo que controla el esquema es el Logos, la Palabra, la Razón de Dios.``(Barclay,p.377,2006). Enfim, para  Heráclito, O Logos era  O principio que  ordenava  e controlava a existência do Universo. Barclay diz,  que os estóicos também afirmavam ´´ Todas las cosas están bajo el control del Logos de Dios. El Logos es el poder que hace que todo tenga sentido, que hace que el mundo sea un orden en vez de un caos, el poder que puso el mundo en movimiento y que lo mantiene en perfecto orden. ``(Barclay,p.377,2006)

Somente estas considerações já nos bastam para entender que desde os primórdios, mesmo  aqueles, como os gregos, que não tiveram o privilégio de conhecer a Revelação das Sagradas Escrituras dadas aos judeus  eles intuitivamente entendiam que existia  algo que mantinha  a ordem no universo. Mesmo faltando  a compreensão de que este algo, que mantinha a ordem no universo, era um ser pessoal,  o  que foi plenamente revelado no Evangelho de João.

Jesus, o Logos Divino, através dos livros vetero-testamentários, revelou-se de muitas maneiras, Henry Thiessen citando Strong, afirma que as aparições do ´´Anjo do Senhor`` eram a manifestação do Logos pré-encarnado a fim de prenunciar  a vinda do mesmo, em pessoa (Thiessen,p.204,205,1989) Estas manifestações além de propósitos específicos, serviram para manter a ordem dos eternos propósitos divinos em  relação ao seu povo.

Jesus foi, é e continuará sendo aquele que mantém os eternos propósitos de Deus na mais perfeita ordem, mesmo que eles ainda sejam em parte  desconhecidos pelo entendimento humano. Sendo Jesus a própria  essência da verdadeira comunicação, Ele nos leva a entender que a comunicação que realmente produz sabedoria, informação, conhecimento, competência e realização deve produzir e manter ordem e isto através daquilo que Ele estabelece como Verdade e verdadeiro. É por isto que através dos séculos os cientistas foram modificando suas visões sobre como  o universo se movimenta, pois aos poucos através da graça geral ou comum eles vão entendendo pela razão o que o Logos tem estabelecido desde os primórdios, porém   ainda  há muita  coisa a ser descoberta pelo ser humano com relação aquilo que é a Verdade e verdadeiro. Os cientistas conseguiram entender, cada um ao seu tempo, por meio da razão, algum aspecto  da Verdade, em  relação ao universo deixado pelo Logos  e assim prosseguirá, até o ponto que Ele permitir.

Se isto é fato com relação as descobertas científicas, quanto mais em relação aos aspectos que  fundamentam a comunicação. Somente olhando para Jesus, como Logos,  antes  e  depois de sua encarnação, é que conseguiremos construir e manter a ordem através da comunicação. Jesus, nos mostra que para construir e manter tal ordem pela comunicação é necessário saber qual o propósito daquilo que comunicamos. Jesus ao participar do processo criacional bem sabia qual era o propósito de cada uma das realizações da criação divina, quando comunicamos algo é necessário saber qual é a finalidade, o propósito do que comunicando.   É importante  lembrar que muitas pessoas utilizam a Internet através das salas de bate papo e redes sociais  sem se preocupar com o que estão comunicando, repleto de propósito e aqueles que  são receptores de sua(s) mensagem(s) estão consciente ou inconscientemente  absorvendo os propósitos contidos nas mesmas. Portanto, é necessário  conhecermos o conteúdo daquilo que transmitimos e isto somente é possível quando temos plena consciência  e  fazemos parte da elaboração deste conteúdo. 

E mais, é necessário que a comunicação esteja permeada pela sabedoria. No livro de Provérbios, a sabedoria é personificada e concebida como o Agente eterno e colaborador de Deus. 

Na passagem de Provérbios 3:18-20 o sábio descreve a Sabedoria como agente vivificador que transmite felicidade, iluminador e esclarecedor da criação. ´´ É árvore da vida para os que  a alcançam, e felizes são todos os que a retêm. O Senhor com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus. Pelo seu conhecimento os abismos se rompem, e as nuvens destilam orvalho``. Assim sendo, o Logos que é personificado como a Sabedoria, por Salomão, é aquele  que tudo aquilo que Ele comunica é pleno de vida, alegria, iluminação e esclarecimento. 

Então, surge a questão:   A comunicação, principalmente a virtual, ela é um meio que realmente transmite vida?  Para  chegarmos a um  início  nessa  resposta,  é necessário definirmos o que é vida. Neste artigo, não temos espaço para definirmos e aprofundarmos o que é a verdadeira vida  a partir do Texto Sagrado, porém  podemos citar algumas  características essenciais que permitirão  um  entendimento  mais  claro sobre este assunto. 

A Verdadeira vida é:
Uma vida em verdadeira Comunhão (Sl.133:01)
Uma vida em verdadeira Adoração (Jo.4:23)
Uma vida em um novo modo de Viver (IICo.5:22)
Uma vida em Santidade (I Pe. 1:15-17)
Uma vida verdadeiramente Livre (Gl.5:1-13; Cl.2:6-23)

Cada uma destas características da verdadeira vida, é subdividida em outros aspectos, isto nos faz entender que a questão de trabalharmos com a comunicação é muito mais complexa do que  imaginamos,  isto nos revela  que  não são todos que tem estrutura para trabalhar   com o mundo da comunicação, principalmente a virtual que traz uma simulação ou mesmo simulacro da realidade. A minha preocupação é, que muitos  estão usando os veículos de comunicação  e  suas vidas não condizem com as caracteristicas essenciais da verdadeira vida, mas mesmo assim, eles continuam comunicando a Mensagem sobre a Vida Eterna.  Paulo diz que não se importava ao  ver Cristo sendo pregado quer por pretexto ou por verdade, o que importava era o fato de Cristo ser anunciado (Fp.1:12-18). Entretanto, o que desejo destacar é que ´´tudo o que dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito(Rm.15:04), ou seja, em nossos dias  temos  em nossas  mãos a Palavra de Deus, que nos traz luz, consciência sobre nós mesmos, porém  muitos  não estão dando  atenção para o que Deus está ensinando,  mostrando  como devem viver para serem realmente verdadeiros comunicadores do Evangelho. Ao contrário, alguns  ou mesmo muitos estão somente preocupados em transmitir a Mensagem, sem estar vivendo o que ensina a Palavra de Deus, assim sendo, eles se encaixam bem nas palavras paulinas ´´Todavia que importa! Uma vez que Cristo, de qualquer modo seja pregado... (Fp.1:18a)``. O que, no meu modo de entender, é muito triste!  Entendendo segundo o que o próprio texto bíblico nos revela,  é possível que o amor de muitos  se  esfriará, a falta de fé quase que generalizada e o modo de vida como nos dias de Noé e em Sodoma e Gomorra se dará  no período justamente  em que  a comunicação é  a mais rápida, pessoal e interativa que a humanidade experimentou. Com certeza, a comunicação virtual não será a única, mas ela é  um dos principais fatores desta destruição da Verdadeira Vida Cristã.

Por isto, é fundamental ao cristão tanto ter consciência dos propósitos contidos na mensagem que ele transmite, quanto   é importante ele aprender com o Logos a  usar da Sabedoria Divina para comunicar-se, pois ela não é algo apenas  teórico, mas é  algo principalmente,  relacionado com a vida prática.

Abraço
Elias

Bibliografia:
Bíblia Sagrada ERC. Barueri, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988
Barclay, William. Comentario al Nuevo Testamento, Barcelona, Ed. Clie, 2006
Baudrillard, Jean. Simulacros e Simulação, Ed. Relógio d`agua, Lisboa, 1981
Bonhoeffer, Dietrich. Discipulado, São Leopoldo, Ed.Sinodal, 1989
Levy, Pierre. O que é o virtual!, Ed.34, São PAULO, 2007
Thiessen,Henry C.;Palestras introdutórias à Teologia Sistemática; Imprensa batista regular do Brasil-IBR; São Paulo;1989



Nenhum comentário:

Postar um comentário