segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Você sabe quais são as mudanças?

O mundo e por conseguinte, as pessoas estão mudando ou senão readaptando-se conforme às necessidades e ferramentas deste momento histórico. Uma das áreas onde as mudanças ou readaptações estão mais visíveis é a comunicação. Se essas mudanças ou readaptações, são boas ou maléficas,  é uma questão relacionada com a visão de mundo,  que é definida como  uma ´lente intelectual através da qual as pessoas veem a realidade,  em que a cor da lente é um fato fortemente determinante que contribui para o que elas creem acerca do mundo`(Geisler,p.53,2003). Assim sendo, todos  os seres humanos enxergam o mundo através de uma ótica, de uma perspectiva, porém é conforme a ´´cor`` da lente, usada em seus óculos  que ele, o ser humano, interpreta o mundo e vive  segundo esta interpretação.

Para entendermos como tais mudanças estão se inserindo ao nosso redor e em nós, é importante que inicialmente busquemos informações que nos possibilitem chegarmos a um conhecimento mais aprofundado a respeito de tais transformações. Neste breve artigo, irei   trazer algumas informações introdutórias e discorrerei sobre o significado de alguns termos que talvez você ainda não sabe o significado, mas que já fazem parte das mudanças relacionadas ao mundo das novas comunicações digitais e assim mostrar como as redes sociais tem cooperado para estas transformações.

O primeiro termo que quero trazer informações é sobre ´´stalkers``. Stalkers, que vem do verbo inglês stalk, que traduzido é perseguir. Portanto, um stalker é um perseguidor...
Que começa o dia vasculhando as atividades dos amigos no Facebook, no Orkut e no Twitter;
Que entra em contato com pessoas famosas pelas redes sociais e interage, sempre que possível, com elas;
Que sabe levantar, por meio do Google, informações como nome, e-mail, cidade, estado civil, hábitos, hobbies daqueles(as) que estão perseguindo no mundo virtual;
Que cria um ou mais perfis falsos (os ´´fakes``) para facilitar o processo e despistar seus alvos;
Que entra em contato com outros ´stalkers`,para trocar novos métodos de perseguição;
Que conhece mais de uma maneira de passar pelo bloqueio de álbuns de fotos em redes sociais e twitter;
Que vê as fotos novas daquela(e) ex, que você insiste em não esquecer.

O segundo termo é ´´it girl``.
A  it girl é a jovem (geralmente) que tem um blog de moda e procura ditar moda. É geralmente, aquela jovem inexperiente que ao perceber que um rapaz curtiu alguma foto sua no facebook ou mesmo uma mensagem, pensa que ele está apaixonado por ela.

Um terceiro termo, que não sei se já existe plenamente divulgado para este outro comportamento relacionado às redes sociais, mas eu costumo designar de ´´two faced-book`` que é a junção do adjetivo ´´two-faced`` mas o substantivo book, que serve  para qualificar alguém falso, com duas caras e que usa as redes sociais. Esta pessoa aparece com nome verdadeiro, divulga suas próprias fotos  e tudo mais, diferentemente dos ´´fakes``... contudo, o two faced-book  é alguém que gosta de passar uma imagem que não tem nada a ver com a que ela possui no seu dia a dia. Geralmente, tal pessoa enche o facebook de conselhos e palavras de sabedoria, sendo que na vida real, tal pessoa não aceita e nem dá bons conselhos à ninguém, também posta inúmeras passagens de cunho religioso e ético, sendo que na vida do diária nem pensa em viver conforme as mensagens  postadas em Redes Sociais.  As suas fotos são sempre alegres, divertidas e comunitárias, sendo que na vida concreta ela não é feliz, nem divertida e muito menos sociável. Desta forma, o (a) ´´two faced-book``  tenta forjar uma imagem que, na verdade, não é a dele(a), principalmente visando ampliar um número maior de amizades virtuais, que não tenham possibilidade de conhecê-lo(a) fisicamente.

É lógico, que estes são perfis relacionados a um determinado grupo de pessoas, entre tantos outros nas Redes Sociais, pois nunca se deve generalizar o perfil de uma única pessoa com o de todos que fazem parte daquela Rede Social, pois este é o reflexo da sociedade na qual vivemos, onde existem pessoas boas e não tão bondosas assim.

Até aqui temos visto como as redes sociais tem influenciado nas mudanças e readaptações comportamentais das pessoas. A seguir discorrerei sobre como as Redes Sociais tem cooperado para mudar a maneira das pessoas, que estão organizando manifestações em ´´prol`` de  causas sociais e  queda de regimes autoritários.

Isto pode ser exemplificado através das grandes manifestações, que se iniciaram na Tunísia e se estenderam pelo Egito, Jordânia e Iêmen, onde através do Facebook e do Twitter, milhares de mensagens foram trocadas convocando pessoas a participarem das manifestações pelo fim das ditaduras nos países muçulmanos.  Particularmente, ainda é cedo para dizer quem está por trás das mensagens que inflamaram as pessoas destes países, e qual a ideologia política ou religiosa que dinamizou tais manifestações e se não há uma manobra de marketing pesada para ligar estas manifestações com as Redes Sociais e assim as popularizar cada vez mais. Não se pode deixar de mencionar que muitos dos manifestantes  saíam direto das mesquitas para as ruas, o que deixa no ar a possibilidade de uma influência do discurso religioso ter   cooperado para o ânimo disposto e vigoroso das pessoas.

No Brasil, muitos também utilizaram as Redes Sociais para  mobilizar o maior número de pessoas possível  e  para ajudar, principalmente, com doações àqueles que foram vitimados pelas catástrofes da região serrana, no Rio de Janeiro.

É importante frisar, que  há mudanças ocorrendo  no campo político,  a cada  eleição  através das campanhas eleitorais e pela cobrança mais virtual dos mandatos dos políticos estão se modificando. No campo religioso,  os fiéis estão criando maneiras de cultuar e evangelizar virtualmente. No campo trabalhista, as  pessoas estão encontrando a possibilidade de não sair de casa para o local de trabalho e flexibilizando seus horários, executando todas ou a maioria das suas tarefas  em casa ou até  em outros lugares.  No campo da diversão, existem mudanças tremendas, a ênfase é sair do contato corporal e social concreto para o contato online , em rede e virtual, até mesmo óculos de 3D  já estão sendo produzidos para um maior conforto,  uma maior e melhor diversão para as pessoas... e por aí vai,  cada vez mais  as mudanças estarão bem perto de nós. Se é para o melhor ou pior, você mesmo poderá responder... é lógico, que isto dependerá  da sua cosmovisão!

Abraço

Elias


Fontes
Folha de São Paulo, Caderno Folhateen,  dias 24 e 31 de Janeiro de 2011
Folha de São Paulo, Caderno Mercado, 03 de fevereiro de 2011.
Geisler, Norman;Bochino,Peter.Fundamentos Inabaláveis,São Paulo.Ed.Vida,2003.


Um comentário:

  1. já há e muitos não sabem, o three e o four e até mais faced-book; em tantos perfis quanto uma pessoa nesse caso ´insana´ forja de si mesma; a ponto de só ser visto quando está ´online´ ou ´logado´... vivem virtualmente e perambulam quase invisíveis, fisicamente mortos entre a familia e a sociedade.

    ResponderExcluir