sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Internet muitas redes - muitas faces - Muitas influências

Neste breve artigo, serão apresentadas  algumas influências já perceptiveis, em várias áreas das atividades humanas e as suas consequências, concernentes a Internet.
Atualmente, existem estudos comprovando que, principalmente os adolescentes,  há muito tempo lutam para não irem dormir cedo, estão mais do que nunca dormindo bem tarde. E, pelo menos dois motivos  atrapalham os adolescentes perderem a hora de dormir, são eles:
  • A impressão de que o tempo ´´voa`` diante do computador, segundo o Dr. Cristiano Nabuco do Instituto de Psiquiatria da USP,  está relacionado com o córtex pré-frontal,  a parte do cérebro que controla os impulsos e sede da razão e do conhecimento, mas no adolescente ainda não é totalmente desenvolvidos, com isto fica difícil para o mesmo saber a hora de desconectar e ir para a cama;
  • E, conforme o Dr. Gustavo Moreira do Instituto do Sono, o ser humano foi feito para dormir no escuro, porém a luz do computador e  da televisão também, confundem tudo no cérebro. Pois, a luminosidade age no centro de sono do cérebro, o qual é responsável por organizar o ciclo de descanso e enviar mensagens ao corpo sobre se já  escureceu ou não.
Outra influência que muito breve irá se espalhar  através da internet, está relacionada ao processo ensino-aprendizagem e a vida escolar:
  • O velho e tradicional professor que somente despeja conteúdo está com os dias contados, em algumas décadas ou anos, o professor que não se readequar, se preparar para uma nova forma de ensino, não conseguirá atingir objetivos educacionais e, por conseguinte estará fora das escolas;
  • Estão também com os anos contados, talvez décadas, a maioria dos cursos de graduação e pós-graduação que funcionarão  on-line ou de forma semi-presencial.
Já é percebida  a influência da internet, na diversão ou entretenimento das pessoas:
  • ·         Há alguns anos atrás, as pessoas se divertiam em atividades que  exigiam a presença física de outras, junto com elas, mas com o surgimento da televisão o grupo foi diminuindo... como era impossível a interatividade com as pessoas do outro lado da tela, sempre havia um pequeno grupo, afim de haver, ao menos, uma diversão coletiva.Agora, as coisas estão modificando, os jogos estão cada vez mais sofisticados e além disso, a interatividade é totalmente possível, as pessoas mesmo estando em países diferentes,  podem interagir e brincar em um mesmo jogo online, e com a perspectiva da implantação da tecnologia 4G, até 2014 este setor aumentará tanto em qualidade quanto em quantidade.

Seguindo, é importante lembrar a influência da internet na mídia, aqui em particular na mídia impressa:
  • ·         O tempo em que a comunicação da mídia impressa tinha uma única mão, está com os dias contados. Os jornais preocupados com a influência da internet, já migrou há um bom tempo para a rede mundial de computadores, onde as revistas e jornais, colocam à disposição dos internautas alguns cadernos para a leitura de  artigos e notícias.  Os jornais e as revistas já atuam em redes sociais, como: facebook, orkut, blogs, twitter; buscando tanto a interação como a transmissão em tempo real das informações.

Contudo, as influências da Internet não estão apenas, ao que se pode chamar, de campo secular da sociedade, ela  tem atingido também a área cúltica das religiões.
  • ·         O que é para facilitar e até mais uma maneira de ´´evangelizar``, daqui a algumas décadas tornar-se-á uma forma comum de cultuar. Caso a sua igreja, tenha menos de cinquenta anos de existência, por certo as mudanças litúrgicas do culto não sejam muitas, mas com certeza, já ocorreram, talvez você ainda não percebeu ou nem foi avisado. Se a sua igreja tem cem anos de existência um número considerável de mudanças já ocorreram; na forma como os crentes se vestem para ir ao ´´culto``, onde sentam (homens e mulheres) na hora do ´´culto``, a quantidade de hinos congregacionais cantados com o hinário oficial da denominação no início do ´´culto``; quem pode ou não subir a plataforma durante o ´´culto`... além de outras mudanças, dentro e fora, da área litúrgica. Assim, as influências da internet, na forma como os cristãos cultuam, levarão cada vez mais os mesmos a ´´participarem`` das reuniões cúlticas pela tela do computador, até a colaboração na forma de ofertas e dízimos se darão através de depósitos onlines, e devido aos altos custos da Televisão, a maioria das igrejas irão migrar para Rede Mundial de Computadores.

Dentro do mundo da tecnologia, as influências da internet transformará o mundo das compras:
  • ·         As Redes Sociais entrarão  no crescente mercado de compras e vendas via online. Cada ano, as vendas pela internet estão em uma linha ascendente e sendo assim as Redes Sociais não poderiam ficar de fora deste bilionário mercado, por exemplo, produtos da ASO, French Connection e Best Buy já estão sendo vendidos diretamente pelo Facebook, no Reino Unido. É provável, que as compras  será realizado via online, o que acarretará  uma transformação em muitas áreas do processo de armazenagem, vendas e compras.   A Logística é uma das áreas com grande transformação e que ajudará a impulsionar as transformações, no mundo das compras.

Para que você veja mais pontualmente tudo aquilo que está sendo preparado nos laboratórios das empresas do Vale do Silício, e assim perceber  as influências e  mudanças pelo qual a sociedade está passando, acesse:

Officelabs.com
Fuse.microsoft.com
Sandbox.yahoo.com
Virtualshowfloor.com

Fonte:
Folha de São Paulo – Folhateen, 14 de fevereiro de 2001

Abraços
Elias

2 comentários:

  1. Muito bom esse artigo Elias. E a pura realidade!
    Saudades de voces!!!!
    Grande abraco
    Lele

    ResponderExcluir
  2. Oi LELE...

    Temos muitas saudades de você e não vemos a hora de poder conhecer your husband and son.

    Abraços
    Elias e Cris
    obs: Você não quer divulgar o blog ai no Reino Unido?

    ResponderExcluir