domingo, 20 de fevereiro de 2011

Culturas Progressistas e sua ligação com as Novas Tecnologias de Comunicação


Neste  artigo será abordado  um tipo de modelo cultural, dentro  do ambiente  social relacionado  a questões  inovadoras,  e como as  novas tecnologias da comunicação,   estão atreladas a estas questões.

O tipo de modelo  que será   abordado é o dos ´´progressistas``, aqueles que são  mais inovadores .
As culturas  “progressistas”, segundo Lidório caracterizam-se por um comportamento onde  as mudanças de valores e atitudes  são rápidas, e assim  sempre estão em  busca da ´evolução social`.

Algumas características das culturas progressistas:
·         Seus olhos estão  postos no amanhã inovador;
·         A  Autoridade tende  se dispersar horizontalmente, o que encoraja a discordância;
·         A influência de instituições religiosas na vida civil é pequena, o que leva  a uma maior força da heterodoxia e do secularismo;
·         Buscam símbolos novos de status,  posses e bens;
·         São mais abertos ao Sincretismo;
·         Seus meios de comunicações, preferenciais são os visuais.

Geralmente as pessoas não estão conscientes de viverem conforme tais características, e quando começam a tomar consciência  que vivem como ´´progressistas``, procuram negar tal comportamento, pensando que é errado ou até mesmo pecaminoso,  principalmente, se   elas estiverem ligadas a uma religião. O que é algo sem o menor sentido, pois  ser progressista ou tradicional não está relacionado com a natuzeza pecaminosa do ser humano, mas com o fato dele ser formado com um potencial cultural. Porém, é importante distinguir quando os aspectos culturais são neutros, positivos ou negativos.

Olhando para as novas tecnologias e suas influências sobre as pessoas, fica bem nítido que,  antropologicamente, elas estão mais ligadas às culturas progressistas. A internet, por exemplo, não para de oferecer ferramentas virtuais aos seus usuários,  um ´´dia`` foi possível enviar  e-mails,  em outro ´´dia`` os e-mails passaram a transportar fotos, textos, filmes; um dia foi concedido a conversa de forma escrita e simultânea  entre as pessoas ; em outro ´´dia``  foi possível não somente teclar, mas falar e ver ao mesmo tempo  outra pessoa ,em qualquer lugar do planeta;  um dia foi possível ter acesso a textos escritos, noutro ´´dia`` vieram as músicas, os filmes, etc...; um ´´dia`` foi possível ter acesso a informações, outro ´´dia``  começou a ser possível  estudar e mesmo  ter acesso a cursos de graduação  e pós  online... A internet não tem os olhos apenas  para o aqui e agora, mas principalmente para o amanhã.

As novas tecnologias de comunicação também estão transformando a relação hierárquica entre os seres humanos, com a enorme quantidade de dados e informações que a Rede Mundial de Computadores disponibiliza aos internautas,  as pessoas  estarão cada vez mais tendo a sensação e até mesmo  convicção de que  sabem tanto quanto aqueles  que possuem  Autoridade sobre elas. E, como a quantidade de dados e informações são  muito maiores, é claro, que as  discordâncias entre as pessoas   irão aumentar, pois  a  democracia da Internet permite que  qualquer ponto  de vista seja  colocado à disposição  de todos, com isto um  único assunto terá muitos pontos de vistas, que como  consequência trará  a diluição da hierarquia  cada dia mais.

Ao  misturar  todas as áreas do saber humano, tais como: as religiões imagináveis  e  inimagináveis,  os tipos de  mídias, todas  hipóteses, teorias, leis  de todas às áreas científicas e etc,  em  um mesmo ambiente,  a internet acaba diluindo o poder  de  influência de cada um dos conteúdos dessas  áreas, disseminando nas milhões de páginas de seus inúmeros sites, blogs, e-mails e redes sociais.

Isto, por exemplo,  do ponto de vista religioso, é algo como uma faca de dois gumes, pois se de um lado há oportunidade de disseminar, expandir toda uma fé religiosa, do outro existe a possibilidade de encontrar  uma abordagem contrária a esta mesma fé. Com isto, a força de outrora é diminuida e os  pensamentos  tendem a  tornarem-se mais voltados  à   heterodoxia e ao secularismo. Quando  as  pessoas progressistas   mantem um forte apego sentimental às religões institucionalizadas, elas se apegam às doutrinas e práticas religiosas heterodoxas.  Já quando os progressistas são religiosos, porém informais, não praticantes,  ou seja, participam somente de algumas atividades religiosas, mas pela aceitação social do que para demonstrarem uma fé verdadeira, elas passam a viver um modo de vida mais secular na verdade este é o grupo  que  tem se tornado  mais  hegemônico a cada dia, pois  os grupos  religiosos  heterodoxos na verdade também são seculares, pois atualmente usam um tipo de  capa religiosa em cima de práticas puramente seculares (vide teologia da libertação e teologia da prosperidade), que não são  mais do que   sociologias, uma baseada na Escola Marxista e a outra na Escola Capitalista.

Os progressistas a cada dia buscam novos meios de  buscar ou exibir símbolos de status, posses e bens, e não há melhor lugar do que as redes sociais para expor este desejo.  As pessoas, consciente ou inconscientemente, estão  em busca de adquirir como demonstrar  status, posses e bens e assim mostrar que estão por dentro da atualidade, são antenadas com o desenvolvimento cultural, social e tecnológico e por isto  estão mais perto da  prosperidade. Porém, é importante lembrar que as  redes sociais tanto são meios de fortalecer   determinado  tipo de sociedade, como também de denunciá-la.

Quando a cultura progressista, demonstra toda a sua busca por autonomia, liberdade, inovação ela acaba  abrindo  portas para o sincretismo, ou seja,  para a mistura de princípios religiosos diferentes ou opostos, com  aceitação de todos como verdadeiros, em maior ou menor escala, independente se esta  mistura  acontece em nível apenas de influência  ou de  fusão. A partir desta caracterização, é possível entender como a internet contribui fortemente para esta mistura religiosa, pois a quantidade de dados e informações que as pessoas acessam, e isto muitas vezes, sem capacidade de discernir o certo do errado, o verdadeiro do duvidoso,  levam as mesmas a juntar tudo o que absorvem dos sites, blogs, e-mails, redes sociais e formarem uma única mistura heterogênea, que para tais pessoas é certa, mas que na verdade, não passa  de pontos de vistas misturados e opostos entre si, mas devido a falta de capacidade crítica das pessoas são levadas  a acreditar que estão pensando de forma ortodoxa.

Desde os tempos  primitivos, todas as culturas mais progressistas procuram  desenvolver meios de comunicação que trabalhem preferencialmente os aspectos visuais da comunicação, como por exemplo, as culturas progressistas dos sumérios, babilônios, egipcios e gregos, que com seus alfabetos pictóricos ou fonéticos avançaram  no poder de comunicação do ser humano. Os séculos passaram e hoje através da internet, o sentido mais utilizado através das telas dos meios de comunicações digitais            ( computadores, notebooks, IPADS, IPODS, Tablets) é a visão, na verdade a virtualidade acabou  juntando  a escrita,  o som e  a imagem, porém não há  dúvida,  que o sentido mais afetado pelas telas digitais é a visão. O ser humano progressista, definitivamente é alguém que busca através dos olhos,  enxergar mais e mais.

Para não parecer muito unilateral e rígido, encerro colocando que aceito  que nenhum povo tem uma cultura estática, que permanece a mesma sempre, antes aceito que até mesmo os progressistas de hoje, em algum momento histórico já foram até  mesmo tradicionais. São muitos os fatores que contribuem para uma  determinada cultura ser mais tradicional ou progressista, como também sei que em alguns momentos, as pessoas se comportam de maneira mais progressistas e outras vezes mais tradicionais, dependendo do que está sendo colocado em questão. Contudo, aqui não é momento para estas colocações, mais pertinentes a um antropólogo do que a um educador.

FONTE
Lidório,Ronaldo.Ebook Antropologia Missionária. http://ronaldo.lidorio.com.br/download/eBook%20%20Antropologia%20Missionaria%20-%20Ronaldo%20Lidorio.pdf

Abraço
Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário