sexta-feira, 2 de março de 2012

Precocidade IV

Continuação...
´´Como nos dias atuais a sociedade tem permitido e construido a precocidade infantil?

2. Através dos ´´brinquedos``


É importante notar que os brinquedos atuais, em vez de valorizar e ajudar as crianças, dentro das faixas etárias,  estão justamente destruindo a infância. Mas por que isto está acontecendo? É porque  brinquedo, para ser brinquedo de verdade,  deve ter duas características básicas, ser rústico e robusto, pois desta maneira  o brinquedo promove dentro das necessidades e  da estrutura bio-social-psicológica de cada faixa  da criança:

  • Imaginação;
  • Criatividade;
  • Sociabilidade;
  • Percepção sensorial;
  • Cordenação motora fina e grossa.
Atualmente, os brinquedos,  ao contrário dos  mais antigos,  são  completamente  feitos com materiais que não permitem nenhuma criatividade por parte das crianças.  Por exemplo, as bonecas sendo feitas  de plástico, algumas  apelam para a sensualidade, o qual não tem nada de infantil. Os jogos eletrônicos, por sua vez inconscientemente, exigem uma capacidade de abstração que as crianças não deveriam  exercer precocemente. Com isto,   em  um  momento tão importante da vida para viverem a infância, na verdade,  elas estão começando a ser adultos de maneira muito precoce e isto através de seus brinquedos.

3.Através da abstração precoce na primeira etapa do ensino fundamental (1o ao 5o ano)

Vendo uma criança ler foneticamente, ou seja, emitindo os sons convencionados às letras, não se deve pensar que ela é capaz de ler fonemicamente, conhecendo e dando sentido as palavras e frases.  Estas são duas ações que pertencem ao mesmo objetivo, mas que são desenvolvidas em períodos diferentes, justamente por uma exigir  maior esforço de abstração do que a outra. É importante frisar, que crianças que aprendem a ler bem cedo, não necessariamente se tornam  bons leitores  na adolescência. O que se tem constatado em pesquisas, é que quem iniciou o processo de alfabetização em tempo apropriado, tem demonstrado ser  leitores  motivados e mais espontâneos. 

As  nossas crianças  ao serem recebidas nas escolas, tem  se sentido  desmotivadas devido aos conteúdos mais abstratos  do ensino  fundamental e de todo ensino médio, e isto tem, de certa forma,  produzido  uma geração de crianças e pré-adolescentes  precoces que  detestam a escola  tradicional, pois um abismo chama o outro. E, quanto mais cedo as  tecnologias digitais adentrarem ao ensino infantil e fundamental, mais abstratas as aulas serão, pois tanto professores quanto alunos não percebem que para acessar os conteúdos dentro dos computadores, estão realizando uma atividade não tangível, o qual resultará em uma maneira de agir e pensar como adultos precoces.  Assim sendo, ao expor as crianças a um ambiente virtual (computadores, vídeo games, lousas digitais, imagens em 3D,etc.), forçando-as a uma linguagem formal ( ao acessar uma tecla, mexer o mouse, movimentar-se  em frente a um captor de imagem do tipo usado nos mais recentes vídeo-games, é escolhido um comando de software que simulará pensamentos formais, pois ele segue rigidamente as instruções de uma linguagem de programação que é totalmente restrita, ou seja, pode ser  descrita por construções matemáticas, o qual forçara as pessoas a exercitarem um pensamento lógico-simbólico, o qual não é necessário e nem aconselhável para as crianças, pois elas irão agir física e mentalmente como adultos. 

4. Através da maneira como elas são apresentadas nos meios de comunicação visuais

Os meios de comunicação  tem colaborado muito na construção de pequenos adultos, como será apresentado:
  • Incentivando-as ao uso de vestuário de adultos (Ex.Sutiã, salto alto, roupas provocantes);
  • Apresentando-as  com responsabilidade de adultos (Ex.Assinando contratos profissional ´´mesmo que simbólicos``);
  • Colocando-as como competentes para realizar tarefas de adultos (Ex. Apresentação de programas de Televisão);
  • Ensinando-as  a terem  desde cedo um forte apelo sexual - erótico (Ex. Expondo-as a danças como Funk, a utilização de maquiagem);
  • Estimulando-as a hábitos que exigem um alto controle (Ex. Consumir alimentos que são prejudiciais à  idade. Comidas de Fast Food; Brinquedos caríssimos, Roupas de Marca, Aparelhos Eletrônicos e até mesmo Carros, Viagens e Casas);
  • Estimulando-as em práticas esportivas e de  exercícios físicos inapropriados à idade infantil (Ex. Prática de musculação );
  • Chamando-as para antecipar  em si mesmas o padrão de beleza que todos ´´admiram`` (Ex. Uso produtos de beleza e idas frequentes a salões de estéticas);
  • Tratando-as como superiores intelectualmente e emocionalmente aos adultos (Ex. Qualquer comercial ou novela onde a criança demonstra ser mais esperta que o adulto).


O grande problema, que  muitos pais e educadores não levam a sério, é que as crianças até os 6 anos de idade não estão psicologicamente preparadas para terem um entendimento coerente e crítico quanto a crenças, desejos e motivos.  O qual não permite às mesmas  a noção exata, da intenção persuasiva e manipulativa  das mensagens públicitárias veiculadas nos meios de comunicação visuais.      

A criança pode até ter entendimento que uma propaganda queira vender um produto, mas ela não tem ainda a capacidade de reconhecer o caráter tendencioso e persuasivo destas mensagens.   Por isto, é necessário que haja um controle maior dos pais e autoridades públicas ao que é, direta e indiretamente, colocado às crianças, pois as tornam adultas muito antes do tempo que Deus estabeleceu para isto!

5. Através do incentivo ao surgimento dos pregadores mirins

No âmbito religioso, infelizmente, a igreja evangélica não tem demonstrado tanta diferença neste aspecto.  Embora, a Bíblia Sagrada, única regra de fé e condulta deste segmento do Cristianismo ensine explicitamente que a educação da criança, como ser humano ainda frágil em todos os seus aspectos, deve ser determinada pelos estágios do desenvolvimento da mesma.  O que temos visto é que cada vez  mais, as crianças se comportam como adultos, tanto na vestimenta como no comportamento, quer cantando ou  pregando. Isto não significa que Deus não pode ou não use crianças.   Antes a questão é,  Deus usa a criança como criança e não como adulto.   Por exemplo, o infante Samuel, não discernia  a voz de Deus, era ainda um menino imaturo para tal discernimento, um adulto ´´Eli`` teve que  ajudar-lo. 

Nesta onda de precocidade, um dos aspectos mais visíveis é justamente onde crianças com 6, 7, 8, 9 anos são  pregadores mirins do momento. Qualquer  análise, por menos profunda que seja, permite perceber que tais pregadores (em sua maioria) na verdade foram forjados dentro de suas casas e de suas igrejas, como perfeitos imitadores dos adultos que viram pregar. Suas mensagens, são cheias de chavões (repetem as mesmas frases de efeito usadas pelos pregadores adultos) e o linguajar é conceitual e abstrato demais, ou seja, elas  não adquiriram este vocabulário de maneira natural e educacionalmente apropriada à idade delas.


A  igreja local precisa realmente parar e ler a Bíblia com mais atenção, pois é através da direção do Espírito Santo  que  as  crianças que estão dentro dela serão valorizadas e preparadas de tal maneira que serão uma mensagem verdadeiramente cristã tanto para os dias atuais como para a sociedade do futuro, que precisará de homens e mulheres que foram educados a seu tempo.

Conclusão

Querer que as crianças sejam adultos em miniaturas, somente trará muitas consequências  prejudiciais aos pais e a sociedade em geral.  Ou será, que o aumento do uso de drogas, como crack, por crianças não tem como uma de suas origens esta precocidade ? Ainda é comprovado, por pesquisas, que há  um aumento do uso de drogas lícitas ( alcool e cigarro)  e  uso de armas de fogo,  por crianças. 

É lógico, que estes últimos exemplos são para impressionar e mostrar como a precocidade infantil é altamente prejudicial (embora sejam verdadeiros). Pois, o problema é mais camuflado do que se possa imaginar, na verdade são poucos os pais que aceitam que seus filhos sejam tão precoces assim.  Geralmente, a precocidade traz junto  a chamada ´´má educação das crianças``,  e quando elas se  mostram exigentes e mandonas  é  visto como  mais uma rabugice comum e normal  da infância  e não  como   manifestação de uma precocidade prejudicial ao desenvolvimento saúdavel da mesma. Assim sendo, o que se tem presenciado é que o ´´anormal`` tem se tornado em ´´normal`` e vice versa. Que a Igreja de Jesus Cristo possa orar e trabalhar  para que as crianças desta geração venham a se tornar  adultos responsáveis e equilibrados tão necessário aos dias atuais e futuros.

FIM

Abraço
Elias


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