quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Precocidade II

Continuação...
Como em dias atuais, se tem construido e visto a precocidade infantil?

  1. Através da aceleração escolar.
Oito em cada dez pais, desejam que seus filhos sejam matriculados no ensino fundamental, com idade inferior a 7 anos; de preferência, entre os 4 e  6 anos. Pois eles entendem, que ficar um ano ou 2 a mais no ensino infantil  é um desperdício de tempo. Este é um pensamento que precisa ser respeitado, porém é equivocado.

Um ditado africando diz´´A grama não cresce mais rápido se é puxada``. Este ditado, embora popular, contém a sabedoria de princípios que foram sendo cientificamente comprovados, a partir do século dezoito. Portanto a aceleração escolar é um pensamento equivocado, pois   não está baseado no conhecimento do desenvolvimento da criança.  

É constatado que o momento ideal para a criança adentrar no ensino fundamental e  iniciar o processo de alfabetização, quando for observado:

1.1. A mudança da silhueta da criança
Do ponto de vista fisiológico, Lievegoed diz que  próximo da idade adequada para adentrar a escola fundamental a criança passa por  ´´ um processo de desaceleração no crescimento da cabeça,ainda a linha horizontal à altura das pupilas sobe, de modo que a testa vem a ser menos dominante. Os olhos ficam proporcionalmente menores no rosto todo (...), agora  o lábio superior deixou de ultrapassar o inferior.Toda a boca parece mais fina, fechada e severa. De maneira geral, os membros se destacam mais (os braços e pernas alongaram-se) e a motricidade elástica  é ampliada neste momento, e uma certa autonomia  pode ser  manifesta nos movimentos. ``É possível, com as pontas de seus dedos da mão esquerda, passando o braço por cima da cabeça, conseguir tocar a orelha direita.  

É importante também ressaltar, que a partir da tese que afirma que ´´cada coisa a seu tempo`` a criança somente tem a maturidade apropriada para adentrar na escola de ensino fundamental, quando por seu corpo ela inicia os passos em direção à sua autonomia. Isto refere-se, mais a questões sociais do que intelectuais, pois quando as crianças por sua compleção física ainda não alcançaram a silhueta dos demais, elas infelizmente não conseguem acompanhar seus colegas e acabam por sofrer zombarias e ficam assim infelizes.

1.2. Início da troca dos dentes
Segundo Goebel e Glockler, o ´´aparecimento do primeiro molar permanente ou a troca de um dos incisivos indica que a formação do esmalte desses dentes – a substância mais dura do organismo – está completa, e que a atividade de formação dos dentes do organismo está chegando ao fim``. Os estudiosos dizem que em verdade, poucos consideram esta questão na pedagogia atual. Eles e outros porém, prestam atenção a isto, pois entendem que a força física que trabalha em pról da liberação do esmalte dos dentes, agora está totalmente disponível para ajudar a criança em seu esforço físico e mental.

1.3. O pensar complexo da criança em idade escolar
Algo importante para ser enfatizado, antes de qualquer esclarecimento é o fato de que reconhecer números e letras não tem nada haver com a aprendizagem de operações matemáticas ou compreensão da leitura. Atualmente, algumas crianças aos 2 anos de idade já conhecem números e letras, mas isto não significa que elas estão aprendendo os cálculos e fórmulas da mátemática e nem  interpretando o que leêm. Enfim, a aprendizagem do nome dos números e das letras é somente o primeiro passo na conquista da compreensão matemática e da leitura.
Mas, para que isto  aconteça,  é necessário que a criança passe por vários estágios de desenvolvimento bio-psicológico. Alguns pedagogos desenvolveram conceitos sobre estes estágios, o importante é que por olhares diferentes eles entenderam empirica e cientificamente que não é possível uma criança aos 2 ou  3 anos ter as mesmas capacidades cognitivas e físicas de um criança de 6 ou 7 anos. Como exemplo, podemos citar a compreensão dos algarismos dentro dos níveis que eles estão inseridos:
Níveis dos Algarismos
Exemplo dentro das idades
(aproximadamente)
Nominal
2-3  anos (Quando o algarismo é usado somente para nomear; como  quando usado em camisas de jogadores de futebol)
Ordinal
4-5 anos (Quando as crianças já conseguem ordenar ,por exemplo, uma fileira de blocos ou bastões de diferentes tamanhos, do menor para o maior)
Intervalo
6-7 anos (Quando as crianças conseguem classificar as coisas conforme sua igualdade e alinhá-las  de acordo coma  diferenciação; aqui inicia-se o processo  de abstração)

É importante frisar, que da mesma forma, que há uma hierarquia na assimilação dos algarismos, existe na aprendizagem da leitura. Alguns teóricos e professores,  inclusive, dizem que a leitura e compreensão do que se lê  é muito mais complexo do que a aprendizagem dos cálculos; para Elkind ´´ ela exige tanto uma capacidade de diferenciação no enxergar e no ouvir, quanto também na compreensão cognitiva`` .

Assim sendo, os adultos que exigem uma orientação acadêmica abstrata das crianças, demonstram  não conhecer  que matemática e leitura são matérias altamente complexas e abstratas que devem ser adquiridas passo a passo nas diferentes faixas etárias.

Continua...

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