quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Perguntas para pensar


O meu celular começou a apresentar alguns defeitos, nem o  tal carregador universal  estava conseguindo dar um jeito, para piorar as coisas a tela escureceu de vez. Como vivemos na famosa Tríplice fronteira e minha residência localiza-se a menos de 3 Km da Ponte da Amizade, resolvi dar um ´´pulinho`` no Paraguai, para tentar resolver o probleminha. Quando cheguei na loja foi constatado que o celular não tinha mais conserto, ou melhor, para consertá-lo   tinha  que dispensar  uma quantia que daria para comprar um novo celular, resultado, voltei para o Brasil, afim de providenciar, não no mesmo dia é claro, o dinheiro para a compra de um novo celular... E, no trajeto de volta para casa, comecei  pensar.

Há dez, quinze anos atrás comunicação a distância não tinha a importância que ela tem hoje. Quando somente existiam o telefone fixo nas casas e empresas e os orelhões nas ruas, não me lembro de ficar desesperado e nem de ter tanta preocupação para poder conversar com alguém. O que aconteceu? 

Os celulares mudaram a maneira de compreendermos a noção de urgência,importância, necessidade de comunicar-nos?

Será que a enorme quantidade de celulares no mercado foi o fator mais importante para as mudanças comportamentais, com relação a maneira como nos comunicamos?

Será que conseguiríamos viver novamente sem ter a necessidade de usar tanto o celular para comunicarmos?

Se o celular tem realmente influenciado e por isto mesmo modificado as pessoas com relação a maneira como se comunicam, não será verdade que outros meios de comunicação também estejam influenciando o nosso comportamento e nossa maneira de compreendermos a nossa realidade ? Pense...Mas por favor, pense mesmo.

·         A Televisão ou o aparelho televisor  condiciona os meus instintos e sentidos?
·         O computador afeta-me em alguma área da minha vida?
·         O video - game faz-me pensar e vivenciar, de maneira nova, o que é o brincar?
·         A internet está alterando o conceito ´´privacidade``, ´´intimidade`` entre outros?
·        Os meios de comunicação de massa e digital estão me possibilitando uma reflexão mais profunda?
·    No que diz respeito ao viver e transmitir o Evangelho de Jesus Cristo nos dias atuais, como os meios de comunicação de massa e digital tem me ajudado?

Atenciosamente
Elias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário