domingo, 9 de janeiro de 2011

Mais perto do que imaginamos.


De tempos em tempos a humanidade passa por períodos de mudanças de paradigmas: relacionais; comunicacionais; comportamentais;  religiosos;  produtivos;  tecnológicos e etc...

Isto pode ser exemplificado através das mudanças atreladas aos meios de comunicação, no decorrer dos últimos trezentos anos.

Até o século dezoito o ser humano demorava muito para tomar conhecimento de muitos acontecimentos que ocorriam em regiões distantes do planeta. A imprensa escrita era um fato, porém seu poder de transmissão de informações eram muito lentas, enfim, nada de comunicação instantânea e muito menos interativa.

Quando o telégrafo foi inventado  no século XIX, a humanidade começava a acelerar não somente a transmissão de informações, mas a forma como o ser humano se comportava, é lógico que a invenção do telégrafo com fio (1844) pelo inventor norte americano Samuel Morse,  era somente um dos fatores que influenciariam esta transformação no comportamento humano, a eletricidade e o motor a combustão também estiveram na base destas transformações através de meios como rádio, telefone,bondes elétricos, carros e etc...

O mundo que desde os primórdios da Revolução Industrial encontravasse em um período  de transição com relação a este processo de aceleração na produção fabril,  nas transmissões de informações e na forma como o ser humano se comportava, agora no fim do século XIX e início do século XX chegava ao ápice deste processo de transição.

Aquilo que demorou aproximadamente 250 anos para consolidar-se, levou menos de 1 século para encontrar aquilo que seria a antítese da forma de produção, de comunicação e comportamento humano oriundo do mundo moderno, o qual levaria a  humanidade  para uma nova síntese,  o surgimento da realidade digital-virtual, cujo representante de maior destaque  e influência com certeza é a internet.

E é justamente a internet,  principalmente através das suas inúmeras redes sociais que tem  consolidado uma nova Tese(O  ser humano e a sociedade pós modernos), isto tem profundas implicações na forma como o ser humano dos dias atuais entende e interage com a realidade ao seu redor e com as pessoas , e até mesmo como ele produz e comercializa tudo aquilo que ele necessita para viver.

Segundo uma   pesquisa divulgada pela BBC-BRASIL,  ´´90% da população mundial ligada à internet, passa em média mais tempo em redes sociais na rede do que lendo e escrevendo e-mails.``

O artigo ainda cita que , ´´os usuários da América Latina, da China e do Oriente Médio passam em média 5,2 horas por semana em redes sociais, contra apenas 4 horas gastas com e-mails.``

Outra constatação da pesquisa é que as ´´fontes digitais estão tomando o lugar da TV, do rádio e dos jornais como principal fonte de informação para 61% da população online nos países pesquisados``, ou seja os meios que consolidaram os paradigmas modernos, estão perdendo o seu poder de influência sobre as pessoas.

Segundo Matthew Froggatt, citado na reportagem da BBC-BRASIL, diretor de desenvolvimento da TNS, uma empresa trans-nacional inglesa especializada em pesquisas é importante frisar que a internet com certeza representa uma parte enorme na vida das pessoas no século XXI, mas ele ressalta que a influência dela se relaciona principalmente com relação ao lugar onde as pessoas habitam, ou seja, onde houve um maior acesso das pessoas a internet as mudanças são altamente visíveis e palpáveis, e ele ainda frisa ´´ a internet está transformando como eles vivem, se desenvolvem e interagem``.

Enfim,  o mundo dos antigos filmes de ficção científica, das projeções futuristas está ´´mais perto do que imaginamos``, e a forma como vamos lidar e ser influenciado por ele, irá depender  em muito da maneira  como tomamos consciência das  novas  tecnologias de comunicação, principalmente como elas funcionam e influenciam a nós.

Abraço
Elias

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário