quinta-feira, 29 de março de 2012

Publicidade comportamental

Você já se perguntou sobre o por quê ou  como alguns anúncios vão parar bem na sua página do facebook? Esta é a tal publicidade comportamental, aquela em que as propagandas parecem ser feitas justamente para o próprio gosto e preferência do usuário da Internet. E, isto em uma época onde as pessoas são altamente resistentes em expor informações para contato, financeiras, nome completo e localização onde moram.

Como aparecem os anúncios comportamentais?
Isto acontece devido ao comportamento online de cada um dos usuários da rede mundial de computadores. Os rastros digitais são deixados por todo ciberespaço, que  são coletados pelos sites e enviados aos navegadores, os famosos cookies ´´dados armazenados na memória do computador, o qual identifica o usuário durante a interação deste, com os sites visitados``.  Porém, o mais importante neste texto é que os cookies armazenam itens como identificadores e preferências do usuário. É importante frisar que há critérios éticos que os Navegadores estabelecem para que não sejam fornecidas, pelos cookies,  informações não configuradas pela empresa.

A grande questão, ou a grande dúvida, é a seguinte:  Como uma empresa capitalista usará critérios éticos muito rígidos para se auto controlar, e ao mesmo tempo não negociar o que os usuários, da grande rede de computadores, pesquisam e como se comportam na mesma?

Na Europa, em abril do ano passado, foi estabelecido um código que impõe a exibição de icones nos sites das empresas para informar que os anúncios são acompanhados de atividades de pesquisa online dos usuários. Os ícones também servem para que o usuário deixe de receber publicidade comportamental e fornece detalhes sobre que tipo de dado comportamental foi recolhido e como os anunciantes utilizarão as informações recolhidas nos sites visitados pelo usuário.

Exercício prático.
Faça uma pesquisa mesmo, não somente em um site, mas em vários sobre um mesmo produto, em um determinado dia e depois espere um ou dois dias e veja na barra lateral de anúncios do seu Facebook, o que irá aparecer.

Conclusão
O adulto não terá muito problema para vigiar e cuidar-se em não ser envolvido com gastos financeiros sem planejamento. Porém, fica a dica para que os pais e professores auxiliem os mais jovens quanto as influências da publicidade comportamental, pois as crianças e pré adolescentes, ainda não tendo  maturidade suficiente para discernir  que os anúncios comportamentais, não estão ali por coincidência, mas estão, na verdade, sendo enviados diretamente para incentivar o consumo daquele que acessa a internet.

Pense nisto.
Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário