segunda-feira, 12 de março de 2012

O Marketing e as Crianças

Este é um texto diferente e introdutório,  é apresentado através de interrogações, afim de que possamos pensar em um assunto que mesmo nos influenciando não imaginamos o quanto  é nocivo. Nele será trabalhado algumas questões que farão refletir sobre o marketing e sua ligação com os Governos,  a Psicologia, a Indústria de bebidas, comidas e brinquedos.

Introdução
Você sabe?
  • Como a publicidade para as crianças é regulamentada no Brasil?
  • Como o consciente e o inconsciente das crianças são afetados pelas propagandas?
  • Por que a persistência é a  alma do negócio no Marketing?
  • Que também na indústria publicitária é melhor serem dois do que um?  E sendo assim. Por que a Psicologia e o Marketing, é um casamento mai$ do que perfeito ?
  • Por que as crianças estão aparecendo, cada vez  mais,  em propagandas direcionadas exclusivamente para adultos, tais como  de carros, computadores, celulares, etc.?
  • Quais as perguntas a serem feitas e como comportar-se para que as crianças também sejam educadas ( tornem-se críticas) quanto ao marketing?
  • Quais são os meios de comunicação mais utilizados para atingir as crianças nas propagandas?
  • Por que geralmente são artistas e atletas famosos que fazem a propaganda para as crianças?


O Marketing voltado para a venda de bebidas e as crianças
Você sabe?
  • Por que é necessário que menores de idade se tornem consumidores de alcool?
  • Quem lucra com a venda do alcool?  A indústria e  o governo?
  • Quanto as indústrias investem com a publicidade, somente de bebidas alcólicas?
  • Por que as companhias precisam  atrair consumidores ainda crianças?
  • Dizer se existe aviso de advertência ou se há exigência do uso da mesma em bebidas alcoólicas? 
  • Qual a porcentagem no Brasil, de  menores de idade,  que já tomam bebida alcoólica?

O Marketing voltado para a venda de produtos alimentícios e as crianças
Você sabe?
  • Por que as imagens de alimentos em outdoors, televisão, revistas, internet são  tão atraentes?  
  • Se eles são verdadeiros?  
  • Se existe  alguma forma de manipulação da imagem dos alimentos?
  • Por que as crianças pedem os alimentos,  depois que  elas  os veem na televisão?


O Marketing embutido nos Blockbusters de Hollywood, em outros filmes e desenhos
Você sabe?
  • Por que os blockbusters de Hollywood são classificados para determinadas faixas etárias (geralmente acima de 12 anos), quando os personagens destes tipos de filme, viram bonecos para crianças de uma faixa etária bem abaixo do indicado pelo mesmo?


O Marketing voltado para a venda de brinquedos e as crianças
Você sabe?
  • Por que as crianças que encenam uma propaganda de brinquedos são sempre mais espertas, mais velhas do que a criança, da faixa etária específica, que a propaganda pretende atingir?
  • Por que os ambientes preparados, para tais propagandas, são super carregados de emoções positivas, apresentando  famílias se divetindo, sorrindo em perfeita harmonia, enquanto usufruem os produtos oferecidos pelo  comercial?
  • Por que os brinquedos, principalmente os  bonecos(as), aparecem em ambientes imposíveis de serem reproduzidos em casa (areia, rochas, abismos, água, árvores, casas, etc.)?
  • Por que existem efeitos sonoros nas propagandas de brinquedos?
  • Por que as propagandas utilizam ângulos e ações surpreendentes nas cenas editadas para as propagandas de carros, navios e aviões de brinquedo?
  • Por que os pais das crianças, nas propagandas, estão sempre felizes ao adquirirem os brinquedos para os filhos?


Pensem! A questão é mais complexa do que possamos imaginar.
Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário