domingo, 13 de março de 2011

``Uma imagem vale mais do que mil palavras´´. Uma imagem de vídeo, na mídia de massa e na digital é ainda muito mais perigosa.

As imagens  podem para o senso comum, comunicar informação da melhor forma possível, muitas vezes superior a uma comunicação escrita ou oral. Será isto verdade mesmo?

A  imagem tem como finalidade  aumentar ou diminuir aquilo que precisa ser visto  - Ela é carregada de segundas intenções, daqueles que a produzem,  os quais conhecem as necessidades das pessoas que  querem atingir.  Assim sendo, a imagem da maneira como é produzida e editada, pode levar a um aumento de sensação de ânimo e fé, e a uma diminuição da desesperança. Contudo, a Fé, biblicamente falando, ´´vem pelo o ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus`` e a diminuição do medo, do pavor, da desesperança vem pela presença de Jesus conosco.

A imagem é pensada, produzida e veiculada para atingir um grupo específico dentro de um determinado momento histórico  -  O problema é que aqueles que propagam tal imagem em um veículo, como a internet não sabem que a mesma irá atingir, não somente o grupo alvo, como se perpetuará na ´´nuvem``, ela tornar-se-á uma imagem ridícula, indecifrável e até mesmo mais terrível ou humorística do que já é, nos dias atuais. 

A imagem  é  passível de interpretação  -  O ser humano é por natureza alguém que processa tudo aquilo que chega até ele, principalmente quando se trata de imagem, quer seja ela, estática ou em movimento. A interpretação surge a partir de diversos aspectos, tais  como:
·         grau de escolaridade;
·         circunstância momentânea de vida;
·         ambiente familiar;
·         cultura regional; 
·         acesso ou não a cultura no seu significado mais amplo possível;
·         tipo de grupo social - econômico e religioso; e muitos outros

Portanto, tudo aquilo que é veiculado na televisão e outras mídias digitais,  e que priorizam a visão serão, logicamente, interpretados conforme o conteúdo acumulado durante todo o tempo de vida da pessoa.

A imagem  transmite a ´´verdade`` -  A verdade do momento,  no contexto  em que  foi  construída e não dentro das pretensas aplicações, que os transmissores pretendiam dar àquela imagem, sejam ´´espirituais, psicológicas, econômicas, medicinais, etc...``.  O que se  assiste na tela é aquilo que está sintonizado a um determinado momento histórico, que  provavelmente já aconteceu, e que  muitas vezes foi até mesmo editado, afim de  que a verdade daquele momento fosse congelada, fossilizada para poder ser aplicada, como se fosse a própria Bíblia, para os mais desavisados.

A imagem  de vídeo  chega pronta, acabada e por isto mesmo não induz a nenhum esforço mental - Ou seja, a velocidade e o bombardeio constante de imagens impedem que o telespectador desenvolva qualquer tipo de raciocínio. A maioria das pessoas,  através dos recursos disponibilizados pelas redes sociais,    principalmente como o ´´You Tube``, deveria ao assistir,  ir dando pause em alguns  vídeos,   pensando, refletindo sobre o que está sendo dito, mas para  elas, isto seria entendiante e desgastante, pois teriam que pensar, raciocionar muito, o que lhes causaria cansaço e  impediria de continuar assistindo os vídeos.

A imagem contêm uma personagem  que  pode ser totalmente uma ´´mentira`` ou impor uma  interpretação ´´limitada`` daquilo que se está vendo -  Mentira, quando a personagem não tem nada a ver com a pessoa que está ali na tela.  Por exemplo, este tipo de personagem na vida real,  às vezes, fisicamente não se parece em nada com aquela retratada na imagem; alguns reis do passado, ao serem retratados por grandes pintores, exigiam que sua aparência fosse alterada, para não impressionar negativamente as pessoas. A personagem de ´´mentira``  é aquela que comportalmente, tambem não tem nada em comum com pessoa que ali está .  Isto acontece muito, com as imagens de vídeo. 

Entretanto, a imagem ainda limita a compreensão que temos em relação a personagem,  pois  ela congela um momento, um gesto, um olhar,  em  que aquela pessoa jamais irá repetir, no seu dia a dia.  Como por exemplo, a mão que Napoleão Bonaparte colocava por dentro da jaqueta, que se perpetuou como  sua marca registrada,  era uma  ação que  ele somente realizava para ser retratado. Quanto a imagem de vídeo,  a limitação se dá através de  alguns comportamentos, que as pessoas agregam ao seu modo de ser, para  construir uma personagem com características  emocionais mais ´´fortes``, para mexer com a alma daqueles que estarão assistindo o vídeo,  ou seja,  tal personagem mistura, agrega  temporariamente comportamentos que ele não tem no seu dia a dia. Alguns vídeos postados na rede mundial de computadores, infelizmente tem (perdoe-me o trocadilho),  sugerido que ´´Não basta ser pastor, tem que ser ator!`` Levando-nos a pensar: A que ponto a utilização das imagens por algumas pessoas e denominações, está chegando???

A imagem nos impressiona, ela não vem mais sozinha  -  Antes, em um quadro ou fotografia, a pessoa tinha acesso  a imagem estática, silenciosa, cujo impacto afetivo embora existisse, não era como nos dias atuais .  Nos dias contemporâneos,  as imagens transmitidas pela mídia digital veem acompanhadas de música, efeitos de luzes, entre outros recursos. Agregado a isto, a habilidade de explorar somente o lado emotivo das pessoas cresce cada vez mais,  e aumenta  a possibilidade de causar impactos mais duradouros nas pessoas. Isto se deve ao fato daqueles que estudam comunicação, nos dias de hoje , não restrigirem seus estudos a questões técnicas, mas principalmente a psicologia, antropologia, neurologia, sociologia, filosofia,  teologia,  como fontes auxiliares, o que se torna  altamente importante para conhecer quem está do outro lado, e assim saber como influenciá-lo, através de uma imagem impactante, que possivelmente irá trabalhar ou condicionar  a emoção e a  vontade do receptor da imagem.

Concluindo, é importante frisar e  nunca esquecer que existem imagens muito belas e enriquecedoras, que nos fazem pensar, imaginar, criticar, chorar, rir, interagir conscientemente com as mesmas,  principalmente aquelas que estão em quadros artisticamente, bem pintados e fotografias que unem  razão e emoção, técnica e paixão . Por isto, toda vez que você assistir principalmente vídeos, veja tudo com  atenção e pense um pouco mais, com o auxílio dos pontos destacados acima, e, com certeza você terá muito mais condições de estar acordado intelectualmente falando,  para discernir o que está a sua disposição, em matéria de imagem estática ou  em vídeo na Internet.

Abraço
Elias



Nenhum comentário:

Postar um comentário