A partir do contato diário com crianças, em idade entre
6 até 8 anos, com o objetivo de
alfabetizá-las, posso dizer que ensinar conteúdos abstratos não é tão difícil assim, também não
é tão fácil, como se pode imaginar. O que realmente é mais difícil , é ajudar as
crianças a desenvolverem naturalmente as diversas potencialidades* existentes nelas.
O que pude perceber no
trabalho educativo, sobre o desenvolvimento natural das crianças em suas diversas potencialidades?
Não saber teórica e simplesmente o que uma criança deve
fazer, mas:
·
Conhecer, de fato, as potencialidades de
cada criança;
·
Conhecer como as novas tecnologias de
comunicação afetam integralmente as crianças;
·
Propocionar uma aprendizagem baseada na
cooperação e nunca na competição;
·
Saber em qual idade a criança individualmente manifesta cada uma de suas potencialidades;
·
Saber quais são as necessidades das crianças e
não a dos adultos;
·
Incentivar a curiosidade;
·
Propocionar um ambiente social amoroso;
·
Propocionar um ambiente para que elas se manifestem de diferentes maneiras;
·
Fazer a criança desenvolver-se através de uma aprendizagem orgânica –social –
emocional;
·
Relacionar a aprendizagem com a vivência ambiental da criança;
·
Despertar a vontade das crianças;
·
Incentivar a descoberta pouco a pouco, não a aprendizagem definitiva ...
Potencialidades*:
Potencial criativo, Potencial artístico, Potencial social, Potencial espiritual,
Potencial cinestésico, Potencial emocional, Potencial volitivo, Potencial
lógico-abstrato, ...
Abraço
Elias
Nenhum comentário:
Postar um comentário