segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O professor e o desenvolvimento das potencialidades das crianças em idade escolar (6 – 8 anos)


A partir do contato diário com crianças, em idade entre 6  até 8 anos, com o objetivo de alfabetizá-las,  posso dizer que ensinar  conteúdos  abstratos não é tão difícil assim, também não é tão fácil, como se pode imaginar. O que  realmente é mais difícil , é ajudar as crianças a  desenvolverem  naturalmente as  diversas potencialidades*  existentes nelas.

O que pude perceber  no trabalho educativo, sobre o desenvolvimento natural das crianças em   suas diversas potencialidades?

Não saber teórica e simplesmente o que uma criança deve fazer, mas:
·         Conhecer, de fato, as potencialidades de cada  criança;
·         Conhecer como as novas tecnologias de comunicação afetam integralmente as crianças;
·         Propocionar uma aprendizagem baseada na cooperação e nunca na competição;
·         Saber em qual  idade a criança individualmente  manifesta cada uma de suas potencialidades;
·         Saber quais são as necessidades das crianças e não a dos adultos;
·         Incentivar a curiosidade;
·         Propocionar um ambiente social amoroso;
·         Propocionar um ambiente para que elas  se manifestem de diferentes maneiras;
·         Fazer a criança desenvolver-se  através de uma aprendizagem orgânica –social – emocional;
·         Relacionar a aprendizagem com a vivência  ambiental da criança;
·         Despertar a vontade das crianças;
·         Incentivar a descoberta pouco a pouco, não  a aprendizagem definitiva ...

Potencialidades*: Potencial criativo, Potencial artístico, Potencial social, Potencial espiritual, Potencial cinestésico, Potencial emocional, Potencial volitivo, Potencial lógico-abstrato, ...

Abraço
Elias

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