terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Precocidade!

Precoce pode ser caracterizado como aquele que é maduro antes do tempo normal, algué que é antecipado antes da idade apropriada.

É importante frisar que,´´A precocidade infantil``, é algo historico, sociológico e por isto mesmo, psicologicamente recente.

Até o final do século dezenove e início do  vinte, ainda existiam alguns bastiões de resistência quanto a infantilidade das crianças.  Por exemplo, nos EUA, no rico e industrializado nordeste, haviam fábricas que utilizavam crianças no trabalho estenuante das grandes máquinas mecânicas e hidraúlicas, que dinamizavam a econômia da região; o mesmo  era comum na Europa. Embora  desde o século dezesseis, já havia se iniciado,primeiro em solo europeu e depois  norte americano, uma cruzada justamente em favor da infância. É o conceito definido por Postman como idéia social, cuja origem se dá com a Renascença; Aries, define como um período de vida muito diferente da idade adulta, e que foi inventada ao longo de toda idade moderna. Portanto, se aceitarmos os pensamentos de Postman e Aries, que a infância teve um início histórico, provavelmente ´´sua existência prolongada não é inevitável``.

Para reforçar a idéia, de que a criança não é somente um ser biológico, mas também psiquico e social, é registrado na História que o imperador germânico Frederick II (1194-1250) concebeu e realizou uma experiência trágica. Segundo Setzer, ´´Querendo testar se o ser humano já nasce com as plenas potencialidades de um adulto, isolou 3 recém-nascidos, que não tiveram nenhum contato social, somente receber comida e talvez higiene pessoal. Nenhum deles aprendeu a andar, falar ou pensar - e todos morreram antes dos 14 anos.``Isto é uma demonstração de  que o ser humano não é um ente puramente biológico, antes é também um ser social e possui um ´´eu`` que precisa ser moldado pelo ambiente no qual vive.

Contudo,  até  a consolidação da idéia de infância como um fato social, as crianças em muitas áreas viviam como adultos, como por exemplo:
  • Nas Vestimentas;
  • Nos Costumes despudorados da época, quanto a sexualidade;
  • Nos ambientes sociais e domésticos;
  • No mundo do trabalho, etc.
Estas poucas áreas citadas, nos dão um pouco do exemplo em como a sociedade de forma geral, nem sempre deu a devida atenção as crianças, como um ser humano com diferenças particulares dentro do seu desenvolvimento global . Certamente, em todas as épocas,existiram pessoas com uma visão mais ampliada e  profunda sobre o ser humano quando criança.  Porém, de forma geral, somente a partir do século dezesseis realmente houve uma preocupação mais generalizada em entender a criança, partindo de sua constituição biológica, psíquica, moral, social e até mesmo religiosa, o qual possibilitou aos estudiosos entenderem que a criança não era o ´´pequeno adulto``, como os mais antigos pensavam.

Postman, em seu livro ´´O desaparecimento da infância``,descreve como a sociedade moderna foi sendo conscientizada e a infância tomando forma socialmente, através:
  • Da imprensa (A infância, com sua fantasia é útil  para o desenvolvimento  saudável do tipo de intelecto necessário ao leitor adulto);
  •      Da reestruturação do ambiente social ( A família a partir da chegada, dentro do lar, de uma ´´interminável torrente de literatura moralizante``, e da necessidade de construir paredes internas separando os ambientes,  foi encarregada de novas funções educacionais  e religiosas);
  •      Da escola e seu material didático (Ao organizar as escolas em séries, ou seja, pela idade cronológica dos alunos, escreverem livros seriados, e  iniciarem a alfabetização em uma determinada época, os educadores foram formatando os estágios da infância e imprimindo uma ordem intelectual hierárquica);
  • Do aparecimento de um rico acervo de segredos  a serem ocultados das crianças (É nesta época que surge a idéia de que alguns assuntos e palavras não podiam ser ditos na presença das crianças);
  • Do surgimento das boas maneiras ( Neste momento as crianças, através de regras básicas de etiqueta´´por favor, com licença e obrigado`` passam a receber a conscientização de uma ordem social hierárquica).
Cito no parágrafo a seguir, alguns  pensadores modernos que mesmo não tendo,muitas vezes, a mesma perspectiva a respeito da infância, , pensaram e lutaram para que as mesmas fossem tratadas conforme o que realmente eram, a partir das descobertas das ciências modernas o qual revelavam  a complexidade do ser humano em todas as fases do seu desenvolvimento global.

Erasmo de Rotterdam (1467-1536), Juan Luis Vives (1492-1540), François Rabelais (1494-1553), Michel de Montaigne (1533-1592), Martin Lutero (1483-1546), João Calvino (1509-1564) e João Amós Comênio (1592-1670), Jean Jacques Rousseau (1712-1778), Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), Friedrich Froebel (1782-1852), Maria Montessori (1870-1952), Celèstin Freinet (1896-1966), Rudolf Steiner (1861-1925), Jean Piaget (1896-1980), Walter Benjamin(1892 -1940), Lev S. Vygotsky (1996-1934).

Todos estes estudiosos e muitos outros colocaram para a humanidade a importância de se tratar as crianças como ´´crianças`` e não como adultos; ajudaram a humanidade  compreender racionalmente e cientificamente que não se deve tratar crianças como se fossem adultos em miniatura. Entretanto, parece que tudo pelo qual foi lutado e construído, a própria sociedade está destruindo.

Como em dias atuais, se tem construido e visto a precocidade infantil?

( Continua...)

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