quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Arte da Retórica para o Auditório e para o Público multi-sensórial

Caracterização de Retórica:
Partindo do pensamento aristotélico, foi a argumentação persuasiva como  processo ideal em resolver ou superar divergências na polis grega, por isto é caracterizada como o ´´saber encontrar caminhos possíveis para persuadir (convencer)  as pessoas sobre qualquer assunto dado`` . Segundo Chaui , que entende a retórica como uma arte,  ´´ o objeto fundamental da retórica é o mover, comover, promover paixões, usá-las para fins da persuasão, suscitando no ouvinte medo, cólera, ódio, amor, piedade, tristeza, alegria, generosidade, inveja, etc.``

Áreas em que a persuasão retórica é utilizada
Atualmente, as pessoas usam a persuasão retórica em todos os âmbitos da vida humana, não só no político, mas no social (educação, trabalho,etc.), econômico, cultural, científico, religioso e etc.

Esquemas retóricos

1.       O esquema da retórica Aristotélica













O esquema da retórica das Mídias de Massa e Digital














A cor dos esquemas foi proposital

A retórica Aristotélica, baseia-se no esquema triangular:
1º - No caráter do orador, que deve buscar a construção de uma opinião favorável dos seus ouvintes a seu respeito;
2º - Nas paixões dos ouvintes, o qual devem crescer para servir de base para a persuasão;
3º - Na mensagem, ou melhor, na força do argumento empregado que pode ser, ´´pelo exemplo e discurso servido de algumas poucas premissas e pela conclusão, sem que o ouvinte precise pensar sobre o que o orador não apresentou``.

A retórica baseada nas Mídias opera no esquema de um quadrado
A retórica baseada nas Mídias acrescenta mais um elemento, os meios.  Segundo Postman, quando um dado animal é inserido em outro ambiente que não o seu de origem, ele não chega simplesmente para ser acrescentado ao novo ecossistema,  vem para alterar completamente o mesmo. Isto, é apresentado como uma ilustração da inserção dos meios de comunicação em áreas antes não influenciadas por eles, ou seja,  as mídias não são meros elementos adicionados aos ambientes. Mas, são instrumentos da comunicação que intervém e refazem as relações entre os outros elementos da retórica. Tudo se altera substancialmente devido as mídias, tanto o orador quanto a mensagem, e até o público multi-sensório.  Por que público multi-sensório? Porque o tal para apropriar-se da mensagem daqui para frente, e este é um caminho sem retorno, usará não apenas a visão e a audição, mas o olfato e outros sentidos para apropriarem-se das mensagens veiculadas pelas mídias híbridas dos dias atuais, pois os aparelhos de televisão não são e não mais serão instrumentos rígidos de comunicação; atualmente,a maior parte dos fabricados  vem com acesso a internet e softwares que ampliam a interação simultânea entre telespectadores e emissoras, e muito em breve elas virão com programas sofisticados que permitem uma maior paticipação sensória dos mesmos com aquilo que está sendo transmitido pela tela.

As audiências da Arte da retórica
Neste artigo, uso o termo auditório referindo as seguintes caracerísticas:
·         Auditório compartilha com o orador o mesmo espaço físico;
·         Auditório compartilha o mesmo tempo cronológico com o orador;
·         Auditório é composto de pessoas físicas, reais;
·         Auditório significa que a espaço físico e tempo cronológico possuem simultaneidade e unidade;
·         Auditório possui diversidade de pessoas quanto a sexo, idade,condição social;
·         Auditório possui diversidade, quanto ao espaço onde está localizado (sala, praça, teatro, igreja, ao as livre,etc.), quanto ao tempo cronológico em que ele pode ser formado (período matutino, vespertino ou noturno);
·         Auditório tem uma finalidade, carrega em si o aspecto teleológico,  sempre terá como finalidade ao reunir-se, o observar e ou decidir sobre algo.

A retórica utilizada no auditório é a presencial, que permite:
1.       Um desenvolvimento de técnicas de oratória persuasiva por parte do orador, dependendo do tipo de pessoa presente no auditório;
2.       Uma disposíção anímica (Lt.animus=alma) das pessoas para um mesmo tipo de pensamento, pois pelo seu caráter gregário o ser humano procura aceitar o que lhe  permite uma maior integração social;
3.       Um julgamento das intenções e caráter do orador a partir daquilo que é enunciado e visto pelo auditório;
4.       Um  destaque ao discurso e não para a  imagem.

Tendências da retórica utilizada para o público multi-sensório  através da retórica midiatizada daqui para frente :
1.       Um distanciamento tanto físico como cronológico entre o orador e as pessoas, a distância sucederá a proximidade;
2.       Um acréscimo das técnicas comunicacionais para persuadir as pessoas, principalmente aquelas que utilizam recursos como o Power Point, repleto de imagens, filmes, músicas e tc.;
3.       Uma maior exploração da imagem do orador, trabalhada principalmente pela indústria midiática e agentes publicitários;
4.       Uma ampliação da mensagem através dos meios de comunicação de massa e das redes sociais, através dos comentários e respostas;
5.       Uma maior utilização de efeitos sensoriais na transmissão da mensagem;
6.       Uma maior liberdade de reflexão para o público, o que se torna uma espada de dois gumes, pois possibilitará ao mensageiro e ao público maior poder de crítica;
7.       Quanto ao conteúdo, haverá uma maior chance do público não ouvir o que contem a  mensagem, mas sim dar atenção ao que se vê, pois o que os olhos enxergam na tela, poderá ser diferente daquilo que é falado pelo orador, como por exemplo, caso um orador afirmar algo e ao mesmo tempo for mostrado na tela alguém (com a cabeça) meneando contrariamente, negando, possivelmente as pessoas prestarão mais atenção à negação do que a afirmação;
8.       Quanto a relação público x mensageiro, a decisão e o julgamento de quem ouve acabará por incidir mais sobre quem, do que sobre aquilo que se fala. Preste atenção ao que estamos vendo nas mídias, em relação aos tele evangelistas;
9.       A mensagem nas novas mídias carregará consigo múltiplos autores, pelo que  será muito difícil sua credibilidade;
10.   O discurso oral e persuasivo será substituido pelo discurso escrito da informação via sites, blogs e outras redes sociais e pelos vídeos. Por ser uma mídia muito complexa, o mensageiro tomará muito mais cuidado ao pronunciar sua mensagem e a maneira mais segura para isso, será tendo um texto em suas mãos e editando aquilo que produz para ser transmitido via online.
11.   O público midiático já é desatento, e tornar-se-á cada vez menos ao conteúdo da mensagem. Na mensagem midiática são muitos os  fatores  que estão presentes e apelam (ao mesmo tempo) na transmissão por telas, sem cessar à atenção, provocando enorme dispersão.

Implicações
Primeiro com a proliferação da imprensa, segundo dos meios de comunicação em massa e atualmente pelas mídias digitais, quem tiver maior acesso, usar, dominar e continuamente inovar nos meios de comunicação digitais disporá de uma importante e gigantesca vantagem para influenciar as pessoas. Assim sendo, o acesso aos meios de comunicação nos dias atuais e daqui para frente será indispensável a qualquer mensageiro que queira realmente persuadir todos aqueles que terão acesso às suas mensagens, via telas. Entretanto, os meios digitais são, gostando ou não, condição de um exercício retórico verdadeiramente influenciador . Até mesmo hoje em dia, o chamado auditório presencial, o controle  do meios de ampliação sonora, como os microfones é decisivo. Atualmente, se por exemplo for desligado o microfone de um mensageiro, ele ficará sem condições de prosseguir o discurso. E isto é algo muito simples. Mas o acesso aos meios de comunicação tanto de massa como  digitais, fará com que o mensageiro tenha não somente acesso a um público maior, mas também terá a possibilidade de influencia-los de uma maneira muito mais abrangente.

Portanto, sem os meios o orador não se fará ouvir; para isso ele deverá buscar ter acesso  aos mesmos, sendo assim, buscar  novos meios de comunicação é uma das suas tarefas principais. Mas isto envolverá grandes riscos. Primeiro, porque qualquer meio, pela sua própria natureza, irá enquadrar o orador,  não oferecendo autonomia para ser ele mesmo, pois o padrão exigido e determinado pela tela faz com que aquele que é levado pelas ondas de sua imagem adapte-se  às necessidades da transmissão. Segundo, as mídias de tela  impõem uma intervenção nas  estratégias do mensageiro, que terá uma luta com o ambiente ´´poluído`` que cerca as mídias digitais (e-mails, conversas onlines, mensagens que chegam sempre via redes sociais, etc.). Terceiro, a utilização das mídias pelo mensageiro exigirá sempre a  necessidade do mesmo avaliar as condições e os custos em que essa utilização é realizada.

Assim sendo, é importante encerrar afirmando que longe dos meios, tanto de massa como digitais serem um elemento secundário na mensagem retórica, eles são o elemento determinante. Para Aristóteles, o auditório era o elemento chave, hoje são os meios que formam os públicos.

Abraços


·         Chaui, Marilena. Introdução a História da Filosofia, Ed. Brasiliense,São Paulo,1994




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