sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ideologia e Internet . Os pensamentos e comportamentos que são influenciados por ambas

É bom esclarecer nesta introdução,  que nem tudo o que vem das midias digitais é pernicioso e maligno. Isto seria um raciocínio muito infantil e sem conhecimento de como funciona todas as mídias relacionadas com o avanço digital, nas últimas décadas. Contudo, não se pode deixar de expor aquilo que a maioria das pessoas não conseguem perceber e assim entender  como funcionam e quais são as influências das mesmas sobre as pessoas. 

Neste artigo, será trabalhado a questão concernente o modo que a internet serve como ferramenta   apropriada para a disseminação de ideologias e valores que estão associados ao aspecto de funcionamento da mesma, ou seja, a internet, como meio de comunicação, fornece as condições adequadas de transmissão para ideologias e valores que muitas vezes não estão de acordo com  a Palavra  de Deus. Isto não significa, friso,  que a internet não possa ser usada como um meio de comunicação para transmitir coisas boas, certas e verdadeiras, porém  infelizmente, ela também  tem outras capacidades, por exemplo:

·         Abrir as portas para uma destruição, ou se preferir,  uma redefinição do que é hierarquia;
·         Questionar  instituições seculares, apontando para a eliminação do antigo;
·         Esfacelar a reflexão e o discernimento (devido a enxurrada de informações);
·         Fragmentar valores (morais, éticos, religiosos);
·         Aumentar o empobrecimento da realidade, através de sua representação em forma e processamento de dados;
·         Aumentar a velocidade das reações que os usuários são obrigados a exercer;
·         Diminuir o auto-controle das pessoas;
·         Forçar uma estagnação da vida humana e cristã;
·         Tornar o Testemunho cada vez  menos importante na pregação do evangelho (Mt. 24:14).

Assim sendo, é necessário vigiar para que a intenet não torne as pesssoas prisioneiras de ideologias que destoam com a Palavra de Deus.

No primeiro momento, caracterizarei o que é ideologia, para entender como ela funciona, em relação ao propósito deste artigo.

No artigo ´´Ideologia e Televisão``, ideologia foi introduzida e caracterizada,  da seguinte maneira: ´´A ideologia é uma palavra polissêmica, ou seja, possui inúmeras definições. Segundo Marilena Chaui, o termo moderno foi cunhado por  Destutt de Tracy em 1801, no livro ´Eléments d`ideologie` (Chaui,p.10, 1980), quando o autor ´´pretendia elaborar uma ciência da gênese das idéias``.  A partir daí, historicamente, ela é associada a uma perspectiva positivista ou a uma perspectiva  materialista-histórica. 

Vou caracterizar a ideologia, como uma sistematização de idéias de grupos hegemônicos, surgidas de necessidades concretas, com o fim de manipular grupos contra-hegemônicos da sociedade, através do encobrir,  esconder aquilo que é inaceitável e contraditório à existência humana do outro grupo.``

Assim sendo, a ideologia serve a propósitos de grupos que procuram persuadir outros grupos que pensam diferente de si, afim de que estes passem a mudar  sua forma de pensar e se comportar. É  importante frisar, que a ideologia está situada no campo da ´´cosmovisão`` ou ´´visão de mundo``.  Desta maneira, procura alterar não somente um comportamento individual e localizado geográfica-histórica e culturalmente, mas sim  toda uma realidade macro, em pról de outra.

A internet, por sua vez faz parte de uma estrutura muito recente no campo das novas tecnologias de comunicação, o qual é comprovado que  influencia o ser humano, principalmente no que diz respeito ao modo como o mesmo pensa e se comporta. No artigo, ´Os efeitos iconoclastas da internet II` é citado, que segundo Neil Postman: ´´As novas tecnologias alteram a estrutura de nossos interesses: as coisas sobre as quais pensamos. E alteram o caráter de nossos simbolos: as coisas com que pensamos.E alteram a natureza da comunidade: a arena na qual os pensamentos se desenvolvem´´. A família, a escola, a Igreja continuam a infuenciar, cada uma a seu modo, mas não devemos  ignorar os efeitos da informática, que exercerá influências comportamental, social, psiquica e religiosa nas pessoas.
 
Portanto, a ideologia diz respeito tanto ao conteúdo, como a forma de algo que precisa ser alterado, já a internet, diz respeito ao meio, ao caminho como determinado grupo alcançará o seu objetivo.

Ignorar a forma  simples, porem tão fundamental  como as coisas acontecem, é perder a chance de tomar consciência do modo que pessoas estão sendo manipuladas, condicionadas. E, que infelizmente não percebem, como estão aceitando e se conformando a questões e comportamentos que anteriormente, elas nunca imaginariam aceitar ou viver.

Uma ideologia muito difundida, principalmente a partir do início do século passado, e acentuada nos últimos quarenta anos, é a ideologia do ´´Relativismo``. A internet entra como um meio totalmente apropriado para a proliferação das idéias e comportamentos sugeridos pelo ´´Relativismo``. Como isto pode acontecer?

O Relativismo  por ser uma doutrina filosófica que nega o caráter absoluto das coisas e valores, acaba  negando ´´sem perceber``para muitos cristãos desavisados, a realidade absoluta de Deus. Na internet,  a verdade e a mentira  tem vários lados  e todos tem razão... o certo é certo, segundo o que eu acho e penso,  e o errado é errado, segundo o que eu acho e penso e deve ser respeitado; isto é o que é chamado, por alguns de ´´espírito democrático da Rede``. Desta forma, com a internet,  desaparece a base absoluta do que é a  Verdade  e do que é a mentira  e surge a verdade relativa de cada grupo de ser humano, que deve ser mais do que respeitada, antes, deve ser aos poucos assumidas.

A rede, como já foi dito, é super democrática e por isto mesmo toda sorte de idéias, pensamentos, valores podem ser divulgados nela. O problema não são os maus valores, pensamentos e as más idéias  serem transmitidos pela internet, ou seja, as ideologias serem  propagadas por ela. O grande problema é que a maioria das pessoas que acessam e usam a intenet são adolescentes e jovens, que infelizmente não possuem o senso crítico em  alerta, ou mesmo aqueles que estão na idade adulta e usam a internet parecem não refletir sobre o que acessam e acabam inconscientemente assimilando princípios e valores contrários a Palavra de Deus. Como o ´´Relativismo``, que transforma vários temas condenados pela Bíblia, em plenamente aceitáveis e até mesmo amparado pela própria Bíblia, porque mudando a ´´cosmovisão`` que está ligada  com a Ideologia, muda-se o instrumental pelo qual ´´compreende-se as Escrituras e assim muda aquilo o que o instrumental da velha cosmovisão entendia como correto. Por exemplo, na Cosmovisão Bíblica, a hermenêutica associada,  diz que: ´´Há somente um caminho para a salvação, este é Jesus``, na Cosmovisão Pós- Moderna, a sua hermenêutica diz que: ´´Há uma Pluralidade de caminhos para a Salvação``. E, por incrível que pareça, os seguidores de tal cosmovisão, irão encontrar na Bíblia apoio para sua forma de crer.

Uma outra forma de Ideologia, que pouco preocupa a maioria das pessoas, é a ´´Inconsciência``, que pode ser caracterizada como uma situação psicológica onde o ser humano não possui consciência ativa daquilo que está assimilando e realizando. Desta forma, a inconsciência  pode  sobrevir ao ser humano através do condicionamento, sem a possibilidade do uso do pensar consciente, o qual acontece quando não há tempo para refletir sobre o que se está lendo ou assistindo, ou mesmo  para  imaginar, conceituar, perguntar, analisar, ente outras funções do pensar.

A ´´Inconsciência`` é portanto, uma das Ideologias mais perigosas que há, pois ela é a base para conduzir as pessoas para as mais diferentes formas de pensamento e comportamento sem que as mesmas percebam que estão agindo dentro de uma realidade determinada. Um exemplo de pensamento e ação inconsciente é o ´´Consumismo``, que é a forma de pensar e viver a vida somente voltada para o mundo das compras. Existem atualmente,  inúmeras maneiras de pensar e agir que a sociedade tem  procurado viver de forma inconsciente, e muitas  estão atreladas às mídias digitais, que quando mal utilizadas são ferramentas especializadas em levar pessoas para a ´´Inconsciência``.

Em meu modo de entender, o pior não são apenas as práticas inconscientes, mas  os pensamentos inconscientes, aqueles que somos levados a transformar em ação e que nos levam aos poucos a aceitar comportamentos e idéias totalmente anti-bíblicas.

A internet é um meio que em sua essência, não é rápida em influênciar as pessoas para a inconciência, ou seja, os verdadeiros intelectuais orgânicos que estão por trás dos conteúdos e programas da internet, não tem pressa em transformar as pessoas, pois eles sabem muito bem, que o tempo é o maior amigo das mudanças consistentes, e  eles não pretendem mudar costumes de um mero grupo ou instituição,  querem mudar a maneira de pensar e comportar de toda uma civilização, de toda uma sociedade e assim conduzir por vários séculos, se possível, o pensamento e comportamento das pessoas. Um exemplo muito prático e fácil de perceber como tal trabalho de inconscientização é feito lentamente, é a maneira como as empresas que vendem serviços pela internet estão, aos poucos, cobrando por tais serviços, e por certo, em alguns anos, ninguém mais se lembrará que baixar livros, músicas, filmes, assistir televisão, ouvir rádio era tudo gratuito pela internet, mas todos estes serviços, aos poucos estão sendo cobrados de forma bem sutil, a preços bem módicos e por fim, os serviços da internet serão transformados em serviços pagos, sem que a grande maioria entenda como chegou-se a  tal realidade. A inconsciência é como colocar a rã na agua fria e aos poucos ir aumentando a temperatura da água até que a rã morra e nem ´´sinta`` a dor da morte.

Muitos comportamentos e pensamentos estão, como ainda, na fase fria ou morna e por isto mesmo não nos atentamos para o trabalho de inconscientização que os meios de comunicações tem nos condicionados, por isto é importante, estarmos atentos, para não sermos colocados na panela e assim ficarmos inertes e inconscientes a qualquer tipo de influência moral, ética e espiritual  ´´imposta´´ a nós, pelos meios de comunicões.

Abraço
Elias


Bibliografia
Chaui, Marilena. O  que é Ideologia. São Paulo; Ed.Melhoramentos,1980



Nenhum comentário:

Postar um comentário