quinta-feira, 29 de março de 2012

Publicidade comportamental

Você já se perguntou sobre o por quê ou  como alguns anúncios vão parar bem na sua página do facebook? Esta é a tal publicidade comportamental, aquela em que as propagandas parecem ser feitas justamente para o próprio gosto e preferência do usuário da Internet. E, isto em uma época onde as pessoas são altamente resistentes em expor informações para contato, financeiras, nome completo e localização onde moram.

Como aparecem os anúncios comportamentais?
Isto acontece devido ao comportamento online de cada um dos usuários da rede mundial de computadores. Os rastros digitais são deixados por todo ciberespaço, que  são coletados pelos sites e enviados aos navegadores, os famosos cookies ´´dados armazenados na memória do computador, o qual identifica o usuário durante a interação deste, com os sites visitados``.  Porém, o mais importante neste texto é que os cookies armazenam itens como identificadores e preferências do usuário. É importante frisar que há critérios éticos que os Navegadores estabelecem para que não sejam fornecidas, pelos cookies,  informações não configuradas pela empresa.

A grande questão, ou a grande dúvida, é a seguinte:  Como uma empresa capitalista usará critérios éticos muito rígidos para se auto controlar, e ao mesmo tempo não negociar o que os usuários, da grande rede de computadores, pesquisam e como se comportam na mesma?

Na Europa, em abril do ano passado, foi estabelecido um código que impõe a exibição de icones nos sites das empresas para informar que os anúncios são acompanhados de atividades de pesquisa online dos usuários. Os ícones também servem para que o usuário deixe de receber publicidade comportamental e fornece detalhes sobre que tipo de dado comportamental foi recolhido e como os anunciantes utilizarão as informações recolhidas nos sites visitados pelo usuário.

Exercício prático.
Faça uma pesquisa mesmo, não somente em um site, mas em vários sobre um mesmo produto, em um determinado dia e depois espere um ou dois dias e veja na barra lateral de anúncios do seu Facebook, o que irá aparecer.

Conclusão
O adulto não terá muito problema para vigiar e cuidar-se em não ser envolvido com gastos financeiros sem planejamento. Porém, fica a dica para que os pais e professores auxiliem os mais jovens quanto as influências da publicidade comportamental, pois as crianças e pré adolescentes, ainda não tendo  maturidade suficiente para discernir  que os anúncios comportamentais, não estão ali por coincidência, mas estão, na verdade, sendo enviados diretamente para incentivar o consumo daquele que acessa a internet.

Pense nisto.
Elias

sábado, 24 de março de 2012

O ´´Culto``, o imitar e as crianças

As crianças, principalmente, aquelas abaixo dos 5 anos de idade, são abertas e altamente sensíveis pela imitação. Esta abertura e sensibilidade unem-se para reagir ao movimento advindo à criança.

O que é a imitação infantil?
É a reação da criança ao exemplo proveniente do mundo exterior, é a união de impressões que chegam ao próprio mundo da criança.

Questões básicas mais importantes sobre a imitação.
A criança vê ,e sem analisar crítica e conscientemente , repete o que está vendo.
A criança não é capaz de afastar-se do exemplo externo, ela ainda não tem o senso de antipatia totalmente despertado para analisar tudo o que acontece ao seu redor.

Por que a imitação, como procedimento de aprendizagem, é mais desejável do que o falar e o dirigir até aproximadamente os 5 anos?
  • Porque a imitação constitui um trabalho pedagógico e didático natural, espontâneo e não abstrato, ou seja, ele é totalmente oposto a utilização de questões; explicações; instruções fundamentadas no raciocínio lógico-abstrato. Entretanto,  a utilização destas metodologias bombardeiam a criança de tal maneira que elas se tornam aceleradas e precoces tanto verbal quanto comportamental. Assim, ao serem educadas pelo exemplo natural, não forçado,  as crianças através da imitação desenvolverão o hábito de serem pessoas com  iniciativas;
  • Porque a imitação  proporciona a criança seguir espontaneamente a liderança do adulto, sem que ela se sinta coagida, obrigada  para realizar qualquer atividade;
  • Porque a imitação torna-se um hábito e fortalece a atitude de respeito e confiança nas orientações dadas pelo adulto;
  • Porque a imitação conduz para uma aprendizagem de valores.


Níveis da imitação
1.      A criança vê e imita imediamente.
Este é o nível mais básico e elementar da imitação. A criança vê o adulto varrendo, por exemplo, um quintal, então ela pega a vassoura e imediatamente começa a varrer também. Neste nível a criança enxerga uma abundância de atividades ao seu redor e se interessa com entusiasmo por todas elas, assim sendo, quando  a criança não é obrigada a cumprir algo, ela inevitavelmente a imitará.

2.      A criança vê e mais tarde imita.
Neste nível, a criança repete o que viu e não executa na mesma hora, ela vai repetir o exemplo mais tarde. E, como a criança não é rígida, antes  é plástica,  quando ela espera algum tempo para repetir uma atividade  acaba por recriando, reinventando a atividade, vista anteriormente.

3.      A criança vê e gradualmente transforma-se.
Neste nível, presenciamos a forma mais sútil e poderosa da imitação. É quando a criança vai incorporando os exemplos a longo prazo. Ela vai  absorvendo os hábitos, comportamentos, humores dos adultos que acabarão por influencia-la a ser o adulto que  tornar-se-á. Esta imitação é muito sútil, pois é incorporado na criança os valores morais e espirituais da comunidade que ela se encontra. Portanto, o que a criança vê e imita irá metamorfose-á-la, se para o bem ou mal, isto irá depender daqueles que estão ao seu redor.

Considerações finais
1.    Que tipo de exemplo estamos dando para nossas crianças em nossas casas?  O que estamos falando?   Como estamos nos comportando?   Que tipo de sentimento estamos apresentando?   Que limites, quanto ao que elas veem nos aparelhos de telas, estamos colocando a elas?

2.      Como estamos planejando os ´´cultinhos`` de nossas igrejas, quanto ao que as crianças estão vendo? Os Professores e professoras são pessoas mais do que capacitadas academicamente, exemplos vivos de um Cristianismo, verdadeiramente bíblico?

3.      Qual é o nosso critério, quanto ao que as nossas crianças veem, escutam e presenciam em nossos cultos?  Não esqueça, que aquilo que a criança vê, ela imita, e isto a leva adaptar-se ao mundo exterior a partir daquilo que viu e a transformará inconscientemente naquilo que foi incorporado sem juízo de valor e discernimento bíblico.

4.      Como  lidamos com a influência das propagandas, que usam justamente do exemplo não forçado para que as crianças pela imitação se tornem consumidoras ativas? Enquanto profissionais do marketing, da publicidade, da psicologia se aprofundam nos estudos quanto as crianças do ponto de vista financeiro, o que temos feito do ponto de vista espiritual?

Abraço
Elias

quarta-feira, 21 de março de 2012

O ´´culto``, o ritmo e as crianças

Nesta semana quero agradecer, especialmente, aos leitores do Blog Midiaeclesia dos Estados Unidos (USA), pois a cada semana o número de visualizações dos EUA, tem aumentado consideravelmente.

Desta maneira, o texto a seguir será em inglês e português. O qual tem como propósito alcançar mais leitores que falam o inglês, tem interesse e  que se preocupam com os assuntos aqui vinculados.

É muito interessante quando lemos a Bíblia e vemos o cuidado  de Deus com todos os seres humanos. Mas neste breve artigo,  quero destacar a preocupação indireta de Deus com as crianças, a partir da liturgia o qual foi, por Ele preparada  e revelada ao ser humano, na Bíblia Sagrada.

Por que uma preocupação indireta? Porque o argumento sobre o qual  basearei, as formas de ´´cultos``, tanto vetero como neo testamentário, não tem um ensino objetivo e direto que nos permite ensinar, pois foram estruturados por Deus, pensando diretamente nas crianças. Porém, é possível enxergar, sem forçar a interpretação, que as práticas cúlticas foram ordenadas de tal maneira que nelas, encontramos algo de fundamental para a educação das crianças, principalmente aquelas até os 7 anos. E, esta prática é justamente o ritmo que Deus estabeleceu  nas celebrações por Ele ordenadas, principalmente no Antigo Testamento. Por exemplo, quando observamos a prática dos sacrifícios de holocaustos que os judeus realizavam como parte do seu culto a Deus (Lev.1:03-07).

 Nesta passagem, existe um ritmo bem definido:
1º passo -   Deve ser separado um animal macho
2º passo -   Deve escolher um animal sem mancha
3º passo -   Deve ser oferecido à porta da tenda
4º passo -   Deve colocar a mão sobre a cabeça do holocausto
5º passo -   Deve degolar o bezerro perante o Senhor
6º passo -   Os sacerdotes oferecerão  e o sangue será espargido sobre o altar
7º passo -   Os sacerdotes esfolarão o holocausto
8º passo -   Os sacerdotes porão fogo sobre o altar e  a lenha será posta  em ordem
9º passo -   Os sacerdotes colocarão em ordem  as partes dos animais
10º passo-  Os sacerdortes lavarão a fressura e as pernas dos animais e depois queimarão

O que podemos ver nítido nestes sacrifícios?

É justamente, o ritmo ordenado por Deus que deveria ser obedecido a risca pelos ofertantes, o ritmo possui algumas características fundamentais relacionados a aprendizagem e  educação das crianças.

No Novo Testamento, o exemplo a ser destacado  é o ensino do  Apóstolo Paulo à  igreja de Corinto,  de como  deveriam organizar a reunião cúltica deles, ´´Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem lingua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação`` (I Co. 14:6). Nesta passagem, Paulo  coloca que o momento do culto coletivo deveria seguir um ritmo.

Por que o ritmo é importante para as crianças?

1.   Pois, ele reproduz ações idênticas em momentos diferentes, mas equivalentes. Ou seja, o ritmo permite as crianças se adaptarem a diversos momentos da vida, que embora aconteçam em momentos cronológicos e ambientes diferentes, permanecerão idênticos. Isto permite entender que o ritmo, não é algo rígido, inflexivel, antes é  plenamente adaptável. O ´´culto``, por isto mesmo, é algo que  tendo uma estrutura definida, não se fecha em si mesmo, antes por ser controlado pelo Espírito de Deus,  Ele não mudará a essência, os princípios que regem o ´´culto``, ao mesmo tempo não  deixará que o mesmo, caia na monotonia, na rotina rígida.  A criança ao ser colocada em um ambiente onde o ritmo segue um princípio ritmico, aprende sobre a necessidade de reproduzir a essência,  conhecendo os limites da mesma e a ser flexível e coerente quanto a formas históricas e culturais.

2.     Pois  é  o fundamento para a adaptação.  Por não ser exatamente igual, mas por proporcionar um equilíbrio, quanto ao que está envolvido na repetição ritmica, ele  propociona  uma adaptabilidade, uma integração  não forçada ao que acontece, neste caso, o ´´culto``.

3.   Pois ele substitui a força. Quando os encontros coletivos repetitivos acontecem, eles vão demandando um gasto de energia cada vez menor, em relação àqueles que acontecem uma única vez. Eventos para os quais horários, lugares físicos e outras circunstâncias são diferentes daqueles que são habitualmente frequentados pelas pessoas, sempre exigirão um esforço  maior, principalmente  o psicológico. Crianças, precisam ser educadas pelo ritmo do sossego, da repetição de um mesmo ambiente e estrutura pedagógica.

4.    Pois, leva à formação de hábitos. Quando a criança aprende a habituar-se com horários, eventos, atos, ela tem condições de suportar com segurança e eficiência os compromissos da vida cotidiana e assim não se esgotar. O ´´culto`` com um início nítido, uma sequência bem delimitada e um encerramento sempre da mesma forma e tempo, ensinam a criança que os eventos não são realizados de forma aleatória, sem sentido. Antes,  permitirão que não faltem a ela a flexibilidade necessária para a adaptação e a perseverança em continuar participando salutarmente de um ambiente e momento tão importante para ela.

Outro exemplo, que quero colocar sobre ritmo, é em relação às reuniões cúlticas de 30, 40 anos atrás. Que para o padrão hodierno podem até parecer muito ´´religiosas``, ´´rígidas``,  mas algo que não pode deixar de ser constatado é que justamente por elas, terem um início  nítido, um meio bem definido e um  encerramento claro, isto trazia para as crianças um aprendizado claro e certeiro  quanto aos propósitos referentes ao que Paulo chamou de ordem e decência (I Co. 14:40).

Sendo assim, é possível traçar uma linha nítida de que Deus  sempre propôs educar todas as pessoas e neste caso fazemos referência justamente às crianças, que são aquelas que mais precisam aprender pelo ritmo. Hoje, quando ´´os cultos`` não tem quase nenhuma forma ritmica,  como as  crianças, até 7 anos, estarão aprendendo? É lógico, que há exceções a regra, mas fiquemos apenas  com as igrejas que perderam a compreensão de como a estrutura de um ´´culto`` ensina, principalmente, as crianças. Mas, e quando as crianças são deixadas à disposição de ´´tias`` que as enchem  de papéis para fazer pintura, ou raramente   desenharem;  que contam histórias, as vezes, bíblicas sem nenhum preparo pedagógico, que usam televisões e computadores para entreterem as crianças, nos assim chamados ´´cultinhos``? O que se pode constatar é que, não há nenhuma possibilidade  da igreja está ensinando algo útil as crianças.  Além de perder todos os benefícios do ritmo, com o qual o culto de adultos deveria ser organizado, a situação fica  pior, pois nos tais ´´cultinhos``, onde deveria existir um mínimo de didatismo, santa preocupação pedagógica em como a criança aprende,  principalmente aquelas do primeiro setênio. Infelizmente, entregamos  nossas crianças para que elas desaprendam como  cultuar, coletivamente, ao Senhor e como  a ser organizadas em todas as áreas da vida, isto em se tratando somente sobre o ritmo, pois existem outros aspectos que poderiam ser abordados, como a imitação e sua importância na educação das crianças...

Portanto, Deus deseja que aprendamos a imitá-lo e assim pensarmos como estamos organizando nossos ´´cultos`` e ´´cultinhos`` com relação as crianças.

Obs: Existem poucas igrejas em que há um departamento infantil organizado, que realmente tem uma preocupação sincera e divina para com as crianças. Minha oração é que essas igrejas se multipliquem e ensinem outras a trabalhar da mesma forma, caso contrário, será tarde demais, para nossas crianças.

Abraços
Elias

The “service”, the rhythm and the kids

This week I want to thank, especially for the Midiaeclesia readers from United States, as each week the numbers of visitors from USA, has been considerably grown.

Thinking about it, the following text will be in English and Portuguese. This aims to reach more readers that speak English that are interested and concerned about the subjects linked here.

It´s very interesting when we read the Bible and we see the God´s care with the whole humans. But in this article, I want to highlight the indirect God´s concern with the children, from the liturgy which, was prepared by Him and revealed to the human, in the Holy Bible.

Why an indirect concern? Because the argument upon I will base, the way of the “services”, as much “old” as “new”  testament, doesn´t have a direct and objective teaching that allows us to teach, because they were structured by God, thinking directly on the children.

However, it´s possible to see, without force the interpretation, that the services/cult practices were ordered in such way that, we find something fundamental for the kids education, mainly on the 7 years old ones. And, this practice is exactly the rhythm that God established on the celebrations ordered by Him, mainly on the Old Testament. For example, when we observed the practice of the holocaust sacrifices that the Jewish used to do as part of their cult to God (Lev. 1:03-07).

On this passage, there is a rhythm well defined:
1º step – A male animal shall be separate
2º step – The animal shall be without stain
3º step – It shall be offered at the tent door
4º step – It shall put the hands over the holocaust head
5º step – It shall decapitated the calf before God
6º step – The priests will offer and the blood will sprinkled on the Lord´s table/altar
7º step – The priests will excoriate the holocaust
8º step – The priests will put fire on the altar and the firewood will be put in order
9º step – The priests will put in order the parts of the animals
10º step – The priests will wash the pluck and the animals legs and then will fire it

What can we see clear on these sacrifices?

It´s precisely, the pace ordered by God that should be strictly obeyed by the offers, and the pace contains some essential characteristics related to the learning and children´s education.

On the New Testament, the example highlighted is the teaching of the Apostle Paul to the Corinthian church, about how they should organize their service meeting, ´´Now, brothers, if I come to you speaking in tongues, how will I benefit you unless I bring you some revelation or Knowledge or prophecy or teaching? (I Co. 14:06)

Why the rhythm is important to the children?

1.       Because, it reproduce the same actions in different moments, but equivalent. In other words, the pace allows the children to adapt in many different moments of life, that even if it happens in chronological and environments different, it remains identical. This implies to understand that pace, is not a rigid, inflexible, but totally adaptable.  For this reason, the “service”, when has a defined structure, it doesn´t close in itself, before it, can be control by the Spirit of God, He won´t change the essence, the foundation that guides the “service”, at the same time, it won´t let this become monotonous, on a rigid routine. The child when is put in a place where the pace follows a principle rhythmic, learn about the need to reproduce the essence, and get to know the limit of it and becomes flexible about the history and culture ways.

2.       Because it´s the base to adapt.  As it´s not exactly the same, but provide a balance, when involved on the rhythmic repetition, it´s provide adaptability, not a forced integration to what happen, but in this case the “service”.

3.       Because it replace the power. When the repetitions of group meetings happen, it demands a lower energy waste, related to the ones who happen just once. Events that schedule, place and other circumstance are different of the ones usually frequented by the people, always will demand a bigger effort, especially the psychological. Kids need to be educated by the calm pace, of repetition from the same environment and pedagogical structure.

4.       Therefore leads to the habit´s formation. When the child learn to get used with schedule, events, acts, they are able to support the commitments of everyday life with security and efficiency thus they don´t run out. The “service” with a clear beginning, a well-defined sequence, and an ending always on the same way and time, teach the child that the events are not performed at random, with no sense. Before it, will permit the flexibility for suiting and persistence to continuous participating healthily of an environment and such special moment for them.

Another example, I want to mention about rhythm, is about the service meeting of 30, 40 years ago.  That for the  modern standard seems very “religious”, “rigid”, but something that can´t be left out is exactly because it used to have a clear beginning, a well-defined middle and a clear end, and it would bring to the children a right and clear learning about the purpose that Paul called order and decency. (I Co. 14:40).

Therefore, it´s possible to draw a clear line that God always proposed to educate all the people and in this case we do reference on the kids that are the ones who needs more to learn through the rhythm. Today, when “the service” hardly ever has a pace way, how the kids until 7 years old will learn? Of course, there are rule’s exceptions, but let’s be only with the church that lost the comprehension of how the “service” structure teaches, specially, the children. But, what about when the children are left for the aunts disposition, which push a lot of paper for the kids to colour it or rarely draw on it; that tell biblical stories, sometime with no pedagogical prepare, using TV and computer to entertain the kids, called “cultinhos” (little service)? What we can see is that there is no possibility that church is teaching something useful to the children. Besides lose the pace´s benefit, which the service for adults should be organized, the situation get even worse, because on the “cultinhos”, where should exist the minimum of didactism, pedagogical concern on how child learns, especially those on the first years (0-7). Unfortunately, we let our children to unlearn how to collectively worship the Lord and how to be organized in every area of life, and this only treating about rhythm, because it exist other aspects that we could talk about, as imitation and its value on the children´s education…
Therefore, God wants us to learn how to imitate him and thus think about how we are organizing our “service” and “little service” related to children.

PS: There are few churches where there is an organized children´s department that has a divine and sincere concern with the children. My prayer is that these churches multiplies and teach others to work on the same way, otherwise, will be too late for our children.

Teacher Lucimar Pires. Thank you very much for the translation into english 


Elias

segunda-feira, 12 de março de 2012

O Marketing e as Crianças

Este é um texto diferente e introdutório,  é apresentado através de interrogações, afim de que possamos pensar em um assunto que mesmo nos influenciando não imaginamos o quanto  é nocivo. Nele será trabalhado algumas questões que farão refletir sobre o marketing e sua ligação com os Governos,  a Psicologia, a Indústria de bebidas, comidas e brinquedos.

Introdução
Você sabe?
  • Como a publicidade para as crianças é regulamentada no Brasil?
  • Como o consciente e o inconsciente das crianças são afetados pelas propagandas?
  • Por que a persistência é a  alma do negócio no Marketing?
  • Que também na indústria publicitária é melhor serem dois do que um?  E sendo assim. Por que a Psicologia e o Marketing, é um casamento mai$ do que perfeito ?
  • Por que as crianças estão aparecendo, cada vez  mais,  em propagandas direcionadas exclusivamente para adultos, tais como  de carros, computadores, celulares, etc.?
  • Quais as perguntas a serem feitas e como comportar-se para que as crianças também sejam educadas ( tornem-se críticas) quanto ao marketing?
  • Quais são os meios de comunicação mais utilizados para atingir as crianças nas propagandas?
  • Por que geralmente são artistas e atletas famosos que fazem a propaganda para as crianças?


O Marketing voltado para a venda de bebidas e as crianças
Você sabe?
  • Por que é necessário que menores de idade se tornem consumidores de alcool?
  • Quem lucra com a venda do alcool?  A indústria e  o governo?
  • Quanto as indústrias investem com a publicidade, somente de bebidas alcólicas?
  • Por que as companhias precisam  atrair consumidores ainda crianças?
  • Dizer se existe aviso de advertência ou se há exigência do uso da mesma em bebidas alcoólicas? 
  • Qual a porcentagem no Brasil, de  menores de idade,  que já tomam bebida alcoólica?

O Marketing voltado para a venda de produtos alimentícios e as crianças
Você sabe?
  • Por que as imagens de alimentos em outdoors, televisão, revistas, internet são  tão atraentes?  
  • Se eles são verdadeiros?  
  • Se existe  alguma forma de manipulação da imagem dos alimentos?
  • Por que as crianças pedem os alimentos,  depois que  elas  os veem na televisão?


O Marketing embutido nos Blockbusters de Hollywood, em outros filmes e desenhos
Você sabe?
  • Por que os blockbusters de Hollywood são classificados para determinadas faixas etárias (geralmente acima de 12 anos), quando os personagens destes tipos de filme, viram bonecos para crianças de uma faixa etária bem abaixo do indicado pelo mesmo?


O Marketing voltado para a venda de brinquedos e as crianças
Você sabe?
  • Por que as crianças que encenam uma propaganda de brinquedos são sempre mais espertas, mais velhas do que a criança, da faixa etária específica, que a propaganda pretende atingir?
  • Por que os ambientes preparados, para tais propagandas, são super carregados de emoções positivas, apresentando  famílias se divetindo, sorrindo em perfeita harmonia, enquanto usufruem os produtos oferecidos pelo  comercial?
  • Por que os brinquedos, principalmente os  bonecos(as), aparecem em ambientes imposíveis de serem reproduzidos em casa (areia, rochas, abismos, água, árvores, casas, etc.)?
  • Por que existem efeitos sonoros nas propagandas de brinquedos?
  • Por que as propagandas utilizam ângulos e ações surpreendentes nas cenas editadas para as propagandas de carros, navios e aviões de brinquedo?
  • Por que os pais das crianças, nas propagandas, estão sempre felizes ao adquirirem os brinquedos para os filhos?


Pensem! A questão é mais complexa do que possamos imaginar.
Abraço

sexta-feira, 9 de março de 2012

É o fim do livro como conhecemos atualmente?

Estamos vivendo uma época de muitas transformações e com elas :

Muitas oportunidades se apresentarão, mas também;
Haverá a necessidade de repensarmos o processo de aprendizagem para o amanhã;
Será fundamental  conhecermos como Deus, a Bíblia e mesmo a Fé serão assimilados 
pelas pessoas através das novas mídias digitais.


Abraço

Qual deve ser o próximo artigo do Blog?


1. Alfabetização Digital
2. Marketing e Crianças
3. O deus da Televisão

Envie a sua escolha, colocando abaixo nos comentários, o número  que está a frente do artigo de sua preferência.

A próxima postagem será com o artigo mais votado.

Abraço.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Precocidade IV

Continuação...
´´Como nos dias atuais a sociedade tem permitido e construido a precocidade infantil?

2. Através dos ´´brinquedos``


É importante notar que os brinquedos atuais, em vez de valorizar e ajudar as crianças, dentro das faixas etárias,  estão justamente destruindo a infância. Mas por que isto está acontecendo? É porque  brinquedo, para ser brinquedo de verdade,  deve ter duas características básicas, ser rústico e robusto, pois desta maneira  o brinquedo promove dentro das necessidades e  da estrutura bio-social-psicológica de cada faixa  da criança:

  • Imaginação;
  • Criatividade;
  • Sociabilidade;
  • Percepção sensorial;
  • Cordenação motora fina e grossa.
Atualmente, os brinquedos,  ao contrário dos  mais antigos,  são  completamente  feitos com materiais que não permitem nenhuma criatividade por parte das crianças.  Por exemplo, as bonecas sendo feitas  de plástico, algumas  apelam para a sensualidade, o qual não tem nada de infantil. Os jogos eletrônicos, por sua vez inconscientemente, exigem uma capacidade de abstração que as crianças não deveriam  exercer precocemente. Com isto,   em  um  momento tão importante da vida para viverem a infância, na verdade,  elas estão começando a ser adultos de maneira muito precoce e isto através de seus brinquedos.

3.Através da abstração precoce na primeira etapa do ensino fundamental (1o ao 5o ano)

Vendo uma criança ler foneticamente, ou seja, emitindo os sons convencionados às letras, não se deve pensar que ela é capaz de ler fonemicamente, conhecendo e dando sentido as palavras e frases.  Estas são duas ações que pertencem ao mesmo objetivo, mas que são desenvolvidas em períodos diferentes, justamente por uma exigir  maior esforço de abstração do que a outra. É importante frisar, que crianças que aprendem a ler bem cedo, não necessariamente se tornam  bons leitores  na adolescência. O que se tem constatado em pesquisas, é que quem iniciou o processo de alfabetização em tempo apropriado, tem demonstrado ser  leitores  motivados e mais espontâneos. 

As  nossas crianças  ao serem recebidas nas escolas, tem  se sentido  desmotivadas devido aos conteúdos mais abstratos  do ensino  fundamental e de todo ensino médio, e isto tem, de certa forma,  produzido  uma geração de crianças e pré-adolescentes  precoces que  detestam a escola  tradicional, pois um abismo chama o outro. E, quanto mais cedo as  tecnologias digitais adentrarem ao ensino infantil e fundamental, mais abstratas as aulas serão, pois tanto professores quanto alunos não percebem que para acessar os conteúdos dentro dos computadores, estão realizando uma atividade não tangível, o qual resultará em uma maneira de agir e pensar como adultos precoces.  Assim sendo, ao expor as crianças a um ambiente virtual (computadores, vídeo games, lousas digitais, imagens em 3D,etc.), forçando-as a uma linguagem formal ( ao acessar uma tecla, mexer o mouse, movimentar-se  em frente a um captor de imagem do tipo usado nos mais recentes vídeo-games, é escolhido um comando de software que simulará pensamentos formais, pois ele segue rigidamente as instruções de uma linguagem de programação que é totalmente restrita, ou seja, pode ser  descrita por construções matemáticas, o qual forçara as pessoas a exercitarem um pensamento lógico-simbólico, o qual não é necessário e nem aconselhável para as crianças, pois elas irão agir física e mentalmente como adultos. 

4. Através da maneira como elas são apresentadas nos meios de comunicação visuais

Os meios de comunicação  tem colaborado muito na construção de pequenos adultos, como será apresentado:
  • Incentivando-as ao uso de vestuário de adultos (Ex.Sutiã, salto alto, roupas provocantes);
  • Apresentando-as  com responsabilidade de adultos (Ex.Assinando contratos profissional ´´mesmo que simbólicos``);
  • Colocando-as como competentes para realizar tarefas de adultos (Ex. Apresentação de programas de Televisão);
  • Ensinando-as  a terem  desde cedo um forte apelo sexual - erótico (Ex. Expondo-as a danças como Funk, a utilização de maquiagem);
  • Estimulando-as a hábitos que exigem um alto controle (Ex. Consumir alimentos que são prejudiciais à  idade. Comidas de Fast Food; Brinquedos caríssimos, Roupas de Marca, Aparelhos Eletrônicos e até mesmo Carros, Viagens e Casas);
  • Estimulando-as em práticas esportivas e de  exercícios físicos inapropriados à idade infantil (Ex. Prática de musculação );
  • Chamando-as para antecipar  em si mesmas o padrão de beleza que todos ´´admiram`` (Ex. Uso produtos de beleza e idas frequentes a salões de estéticas);
  • Tratando-as como superiores intelectualmente e emocionalmente aos adultos (Ex. Qualquer comercial ou novela onde a criança demonstra ser mais esperta que o adulto).


O grande problema, que  muitos pais e educadores não levam a sério, é que as crianças até os 6 anos de idade não estão psicologicamente preparadas para terem um entendimento coerente e crítico quanto a crenças, desejos e motivos.  O qual não permite às mesmas  a noção exata, da intenção persuasiva e manipulativa  das mensagens públicitárias veiculadas nos meios de comunicação visuais.      

A criança pode até ter entendimento que uma propaganda queira vender um produto, mas ela não tem ainda a capacidade de reconhecer o caráter tendencioso e persuasivo destas mensagens.   Por isto, é necessário que haja um controle maior dos pais e autoridades públicas ao que é, direta e indiretamente, colocado às crianças, pois as tornam adultas muito antes do tempo que Deus estabeleceu para isto!

5. Através do incentivo ao surgimento dos pregadores mirins

No âmbito religioso, infelizmente, a igreja evangélica não tem demonstrado tanta diferença neste aspecto.  Embora, a Bíblia Sagrada, única regra de fé e condulta deste segmento do Cristianismo ensine explicitamente que a educação da criança, como ser humano ainda frágil em todos os seus aspectos, deve ser determinada pelos estágios do desenvolvimento da mesma.  O que temos visto é que cada vez  mais, as crianças se comportam como adultos, tanto na vestimenta como no comportamento, quer cantando ou  pregando. Isto não significa que Deus não pode ou não use crianças.   Antes a questão é,  Deus usa a criança como criança e não como adulto.   Por exemplo, o infante Samuel, não discernia  a voz de Deus, era ainda um menino imaturo para tal discernimento, um adulto ´´Eli`` teve que  ajudar-lo. 

Nesta onda de precocidade, um dos aspectos mais visíveis é justamente onde crianças com 6, 7, 8, 9 anos são  pregadores mirins do momento. Qualquer  análise, por menos profunda que seja, permite perceber que tais pregadores (em sua maioria) na verdade foram forjados dentro de suas casas e de suas igrejas, como perfeitos imitadores dos adultos que viram pregar. Suas mensagens, são cheias de chavões (repetem as mesmas frases de efeito usadas pelos pregadores adultos) e o linguajar é conceitual e abstrato demais, ou seja, elas  não adquiriram este vocabulário de maneira natural e educacionalmente apropriada à idade delas.


A  igreja local precisa realmente parar e ler a Bíblia com mais atenção, pois é através da direção do Espírito Santo  que  as  crianças que estão dentro dela serão valorizadas e preparadas de tal maneira que serão uma mensagem verdadeiramente cristã tanto para os dias atuais como para a sociedade do futuro, que precisará de homens e mulheres que foram educados a seu tempo.

Conclusão

Querer que as crianças sejam adultos em miniaturas, somente trará muitas consequências  prejudiciais aos pais e a sociedade em geral.  Ou será, que o aumento do uso de drogas, como crack, por crianças não tem como uma de suas origens esta precocidade ? Ainda é comprovado, por pesquisas, que há  um aumento do uso de drogas lícitas ( alcool e cigarro)  e  uso de armas de fogo,  por crianças. 

É lógico, que estes últimos exemplos são para impressionar e mostrar como a precocidade infantil é altamente prejudicial (embora sejam verdadeiros). Pois, o problema é mais camuflado do que se possa imaginar, na verdade são poucos os pais que aceitam que seus filhos sejam tão precoces assim.  Geralmente, a precocidade traz junto  a chamada ´´má educação das crianças``,  e quando elas se  mostram exigentes e mandonas  é  visto como  mais uma rabugice comum e normal  da infância  e não  como   manifestação de uma precocidade prejudicial ao desenvolvimento saúdavel da mesma. Assim sendo, o que se tem presenciado é que o ´´anormal`` tem se tornado em ´´normal`` e vice versa. Que a Igreja de Jesus Cristo possa orar e trabalhar  para que as crianças desta geração venham a se tornar  adultos responsáveis e equilibrados tão necessário aos dias atuais e futuros.

FIM

Abraço
Elias


quinta-feira, 1 de março de 2012

Precocidade III

1.4. Maturidade social
É importante que os pais tivessem consciência de que as crianças aos poucos deveriam ser introduzidas em ambientes sociais diferentes da  família nuclear. Primeiro, vem a família propriamente dita do recém nascido, depois os parentes,  amigos (não necessariamente nesta ordem) com o qual a criança tem um contato, principalmente, nos limites de sua casa. Logo surge outras crianças de sua idade, em ambientes sociais externos, onde ela inicia diretamente um processo de socialização. Contudo, entre os 3 e 4 anos, as crianças nestes ambientes externos, agem ainda mais a partir de aspectos fisiológicos e instintivos do que psicológicos e sociais, algo totalmente natural. Porém, é recomendado que os adultos, pais e responsáveis, devem desde muito cedo trabalhar os limites com as crianças, ou seja, é preciso frisar que realmente isto deve ser feito desde muito cedo realmente. É importante que dentro dos limites da residência, existam limites muito claros, e isto pode ser feito, principalmente com a introdução do ritmo na vida do recém nascido. 

Hoje em dia, infelizmente, ao se aproximar dos 3, 4 anos, elas começam a ter mais consciência de si mesmas e dos outrose assim vão adquirindo a capacidade  progressiva de viver de maneira  mais independente em outros ambientes sociais, onde começarão a assumir  responsabilidade  por aquilo que fazem e terão que agir, muitas vezes, sozinhas em situações de pequenos conflitos escolares.  Isto significa que, naturalmente  e educacionalmente a criança somente deveria aprender a harmonizar os interesses proprios em ambientes coletivos muito diversificado cultural, economica e religiosamente, tais como escolas, clubes e igrejas, com o auxílio de adultos que as educam por volta dos 4,5 anos, mas como as necessidades financeiras e sociais, impedem que a criança fique mais tempo dentro do seu lar e nos seus arredores até esta idade, forçosamente se pode esticar a corda e dizer que uma idade permitida para um convívio social, mais intenso,seria ao redor dos 4 anos.  Logicamente, é importante ressaltar que o jardim da infância, onde crianças com 2 e 3 anos já tem acesso e é um ambiente com fortes exigências sociais e psicológicas, ele deveria ser  uma extensão da casa e não uma ante-sala das séries iniciais do ensino fundamental, assim como em outros ambientes sociais onde a criança nesta faixa etária precisar ficar por qualquer necessidade que se apresente.

Para que a autoridade do professor, o qual será em parte construída pela socialização professor-aluno e que é fundamental para a aprendizagem abstrata do ensino fundamental, possa ser  respeitada, os pais e responsáveis  devem estar atentos a mudança quanto a maneira como a criança mais aprende e apreende as coisas até os 5, 6 anos, que é pela imitação, pois progressivamente ela perderá espaço para a observação que a criança faz da palavra do adulto. Este momento, especialmente a partir dos 6 anos, é quando as atividades instintivas (como a imitação),vão dando cada vez mais espaço as atividades psiquicas (como o prestar atenção) e assim , segundo Goebel e Glockler, ´´a vontade da criança se deixa guiar mais e mais pela palavra do adulto``. Por isto,  é nesta faixa etária, que é sugerido para a criança adentrar a escola de ensino fundamental, pois ela estará com melhores condições, dentro do  desenvolvimento, físico,  psicológico e social. 

Continua...